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Estado de Minas RESENHA

Nostalgia: AC Cobra virou lenda nas pistas com motor V8 da Ford

Livro relata transformação de um pacato modelo inglês num campeão das pistas com motor Ford V8


postado em 27/11/2015 14:40 / atualizado em 30/11/2015 09:11

Modelo AC Cobra de 1966 durante corrida na Colômbia(foto: AFP PHOTO/Luis ROBAYO)
Modelo AC Cobra de 1966 durante corrida na Colômbia (foto: AFP PHOTO/Luis ROBAYO)

As linhas delgadas desse clássico roadster até hoje chama atenção, num dos mais famosos carros de corrida. O AC Cobra virou lenda já em 1965, quando conquistou o Campeonato Mundial de Carros Esporte, derrotando a Ferrari. Desde então, o modelo virou referência entre os fãs de antigos, como um dos mais cobiçados esportivos do mundo. O carro é tema do livro AC Cobra - A verdadeira história por trás da lenda, de Rinsey Mills, com tradução de Luiz M. Leitão da Cunha.

O AC Cobra surgiu em 1962 graças ao piloto texano Carrol Shelby, numa parceria com a fabricante inglesa AC Cars. Shelby ganhou carta branca da marca para adaptar o Ace, projetado pelo engenheiro John Trojeiro, para criar um carro competitivo nas pistas. O objetivo do piloto era aplicar um poderoso motor americano no veículo.

Shelby procurou primeiro a Chevrolet, que vetou o projeto com receio que o novo carro ofuscasse o Corvette. O piloto buscou então a Ford e encontrou num novo motor V8 de bloco pequeno o casamento perfeito para seus planos. Saiu o bloco Ace 2.0 e entrou um 4.2 V8. O motor foi encaminhado ao Reino Unido para testes de adaptação.

Em fevereiro de 1962, o protótipo com chassi CSX2000 chegou aos Estados Unidos. A vontade de testar o carro foi tanta, que menos de oito horas o carro já estava pronto e fez deu as primeiras voltas em Los Angeles, Califórnia.

(foto: Simon Clay/Divulgação)
(foto: Simon Clay/Divulgação)


Um ano depois, com apenas cinquenta carros produzidos, Carroll Shelby começou a participar de competições, vencendo, logo no início, três campeonatos nos Estados Unidos. Em 1965, o Cobra conseguiu derrotar inclusive a escuderia italiana Ferrari, com a vitória no Campeonato Mundial de Carros Esporte, desta vez com um motor Ford V8 4.7..

“De vez em quando, as forças do destino produzem resultados inesperados. Episódios e coincidências aparentemente isolados muita vezes se misturam, ora sem nenhuma consequência, ora promovendo mudanças profundas. O Cobra e os personagens desta história surgiram de uma dessas sérias de eventos. A única coisa em comum entre eles era a paixão por carros”, comenta Mills.

Apesar do sucesso em vendas e nas pistas, o AC Cobra permaneceu apenas cinco anos em produção apenas cinco, de 62 a 1967. Pouco mais de mil unidades foram fabricadas, mas o design cativante e as vitórias de Shelby marcaram para sempre o carro. No livro de Rinsey Mills todas as unidades são identificadas pelos chassis. Infelizmente, nenhuma está no Brasil, mas réplicas perfeitas são vistas em encontros de antigos pelo país.

Com 160 páginas ilustradas com fotografias de época e imagens produzidas em estúdio, a obra apresenta em detalhes a transformação do carro. Editado pela Alaúde, o livro já pode ser encontrado em livrarias com preço sugerido de R$ 80.

Piloto Sebastian Vettel dirige um AC Cobra antes dos treinos para o GP dos EUA em 2014 (foto: AFP PHOTO/Mark RALSTON )
Piloto Sebastian Vettel dirige um AC Cobra antes dos treinos para o GP dos EUA em 2014 (foto: AFP PHOTO/Mark RALSTON )


E POR FALAR EM COBRA, VEJA ESSE TEST DRIVE EM DUBAI:

 

The beautiful AC Cobra 427 proves that "50 is the perfect age". #ACCobra #Goodwood #ArtOfMovement

Uma foto publicada por Michelin (@michelin) em

Denim goes with everything %uD83D%uDE1C%uD83C%uDDFA%uD83C%uDDF8 #accobra #theblues #427

Uma foto publicada por Jay Leno's Garage (@jaylenosgarage) em

%uD83D%uDE97Vrouuum. #accobra #voiture #Bordeaux #picoftheday #voiture #car

Uma foto publicada por Alizé Verret (@az_alize) em

Inside view of an #accobra #fuckitup #carporn #accobra427 #shelby #vintagecar #nofilter #drivefast

Uma foto publicada por Holeshot (@holeshot30) em

Power

Uma foto publicada por Drew Diskin (@drewdiskin) em

 

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