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Novo Volvo XC40 chega completo, em três versões e com preços a partir de R$ 169.950

SUV compacto premium Volvo XC40 desembarca no Brasil equipado com motor 2.0 turbo, com duas opções de potência, além de sistema de condução semiautônoma e tração integral


postado em 13/04/2018 18:01

O modelo preserva as linhas robustas da marca e traz faróis full LED com o
O modelo preserva as linhas robustas da marca e traz faróis full LED com o "martelo de Thor" com luz diurna (foto: Volvo/Divulgação)
 

De Florianópolis (SC) - O segmento de SUVs compactos acaba de ganhar um integrante de peso, que certamente será indigesto para boa parte da concorrência. Trata-se do Volvo XC40, modelo construído sobre a plataforma CMA da marca sueca, que traz como principal destaque o sistema de condução semiautônoma. O modelo é equipado com motor 2.0 turbo a gasolina, com potências de 193cv ou 255cv, e será vendido em três versões de acabamento, com preços que vão de R$ 169.950 a R$ 214.950.


A Volvo está de olho no segmento dos SUVs, principalmente no dos compactos, que representa 31% de participação. A marca já atua no Brasil com o médio XC60 – que foi o campeão de vendas da sueca no ano passado, com 2.349 unidades vendidas – e o grande XC90. Agora, com uma proposta mais agressiva, a Volvo traz para o mercado brasileiro o SUV compacto premium XC40, do qual já vendeu mil unidades antes mesmo do lançamento.

A versão T5 R-Design tem a opção do teto pintado em preto(foto: Volvo/Divulgação)
A versão T5 R-Design tem a opção do teto pintado em preto (foto: Volvo/Divulgação)

O Volvo XC40 é o primeiro produto da marca construído sobre a plataforma modular CMA e já nasceu preparado para a eletrificação. Seguindo os padrões de segurança da montadora sueca, o SUV compacto tem carroceria com zonas de deformação programada, com partes em alumínio e aço de ultrarresistência na célula de sobrevivência. Com 2,70m de distância entre-eixos, 4,42m de comprimento, 1,86m de largura e 1,65m de altura, o XC40 tem dimensões mais generosas do que seus principais concorrentes, o Audi Q3, Mercedes-Benz GLA e BMW X1.

 

 

ESTILO As linhas do modelo seguem exatamente o estilo dos irmãos mais velhos, o XC60 e o XC90, com formas robustas, vincos marcantes no capô e nas laterais, e a tradicional grade com elementos paralelos e a logo ao centro. Os faróis são full LED com nivelamento automático e trazem o “martelo de Thor” com luzes diurnas (DRL) integradas. O modelo conta ainda com o sistema Active High Beam, que evita o ofuscamento da visão quando se usa o farol alto. Na traseira, as inconfundíveis lanternas verticais com LEDs entregam que o XC40 é realmente um autêntico Volvo. O conjunto óptico é o mesmo para todas as versões.


Entre os mimos de conforto, o SUV compacto traz abertura e fechamento do porta-malas com gesto (passando o pé sob o para-choque traseiro) ou por meio de botão localizado na tampa. Dentro do compartimento de bagagem, que tem capacidade de 460 litros, ganchos servem para prender sacolas. O encosto do banco traseiro é rebatível e permite ampliar o espaço para bagagem, criando uma área plana. Por dentro, o XC40 tem acabamento de boa qualidade e o painel de instrumentos conta com tela digital de 12,3 polegadas. Já o display central tem tela tátil vertical de nove polegadas que lembra um tablet.

A traseira tem as tradicionais lanternas verticais, semelhantes às dos irmãos mais velhos XC60 e XC90(foto: Volvo/Divulgação)
A traseira tem as tradicionais lanternas verticais, semelhantes às dos irmãos mais velhos XC60 e XC90 (foto: Volvo/Divulgação)

O modelo traz na lista de equipamentos de série o sistema de som Premium, multimídia compatível com Androide Auto e Apple CarPlay, com mídias de música e sistema de navegação. A versão topo de linha, a R-Design, traz como opcional o sistema de som Harman Kardan de 600 wats de potência, 12 alto-falantes e um subwoofer. Entre os sistemas de segurança disponíveis, destaque para o Volvo on call, que faz o rastreamento e bloqueio do veículo em caso de roubo, barateando o seguro. A Volvo disponibiliza o sistema gratuitamente nos dois primeiros anos e cobra R$ 800 na renovação anual.

O interior tem acabamento sofisticado e painel com tela digital de 12,3 polegadas e display central com tela tátil(foto: Volvo/Divulgação)
O interior tem acabamento sofisticado e painel com tela digital de 12,3 polegadas e display central com tela tátil (foto: Volvo/Divulgação)

SEMIAUTÔNOMO O XC40 traz sistemas de condução semiautônoma, incluindo o City Safety, sistema que auxilia o motorista com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte à frente do carro. Conta também com a mitigação de pista oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. O sistema é ativado entre 65km/h e 140km/h. Na lista constam ainda sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou freia o veículo, e direção semiautônoma de até 130km/h.

A versão mais cara pode ter acabamento interno com revestimento em couro vermelho(foto: Volvo/Divulgação)
A versão mais cara pode ter acabamento interno com revestimento em couro vermelho (foto: Volvo/Divulgação)

O motor que equipa o XC40 é um quatro-cilindros 2.0 turbo, que na versão T4 tem 193cv e 30,6kgfm de torque. Já nas versões T5 o propulsor despeja 255cv e 35,7kgfm, todas acopladas ao câmbio automático de oito velocidades. O modelo tem tração integral sob demanda e pode transferir até 50% da força para o eixo traseiro. As suspensões são McPherson na dianteira e Multi-link na traseira. O motorista pode optar por cinco modos de condução: Eco, que privilegia a economia de combustível; Comfort, que porporciona um rodar mais macio; Off road, para trafegar em estradas de terra; Dynamic, mais esportivo; e Individual, que possibilita diferentes configurações.

O porta-malas pode ter a capacidade aumentada com o rebatimento do encosto do banco traseiro(foto: Volvo/Divulgação)
O porta-malas pode ter a capacidade aumentada com o rebatimento do encosto do banco traseiro (foto: Volvo/Divulgação)

A versão T4, que só chegará ao mercado em julho, vem equipada com rodas de 18 polegadas, barras no teto e interior preto, tem preço de R$ 169.950. Já a versão T5 Momentum traz rodas de 19 polegadas, barras de alumínio no teto e grade preta, por R$ 194.950. A topo de linha, T5 R-Design, tem rodas de 20 polegadas, teto preto com barras e interior com opções nas cores preto, cinza, caramelo e vermelho, por R$ 214.950. A Volvo oferece preços especiais para portadores de necessidades especiais.


Dirigindo o Volvo XC40 T5, chama a atenção a agilidade do SUV compacto. Com arrancadas e retomadas de velocidade espertas, o modelo apresenta desempenho impecável em diferentes situações. Sobra força e potência. O controle de tração e estabilidade ajuda a mantê-lo na trajetória, sem inclinação acentuada da carroceria em curvas. Um carro bem-equipado, ágil e espaçoso. Vai incomodar a concorrência.

(*) Jornalista viajou a convite da Volvo

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