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Estado de Minas TESTE DE IMPACTO

Novo Ford Ka recebe três estrelas em proteção para adultos e quatro para crianças

Depois de tirar nota zero no teste realizado pelo LatinNCAP no ano passado, o Ford Ka é reavaliado e comprova que reforços estruturais do modelo 2019 foram eficientes


postado em 20/09/2018 17:55

No teste de impacto lateral, o Ford Ka demonstrou boa proteção para a cabeça e abdome(foto: LatinNCAP/Divulgação)
No teste de impacto lateral, o Ford Ka demonstrou boa proteção para a cabeça e abdome (foto: LatinNCAP/Divulgação)
 

Para quem acha que as mudanças feitas no Ford Ka 2019 foram muito tímidas, saiba que tal afirmativa procede se o assunto for estilo. Mas no que diz respeito à estrutura do compacto, as alterações foram significativas e acabam de ser comprovadas pelo teste de segurança realizado pelo LatinNCAP. No ano passado, o modelo anterior foi submetido à mesma avaliação e recebeu nota zero na proteção para adultos e três estrelas para crianças. Agora, depois de receber reforços estruturais no modelo 2019, o Ford Ka subiu para três estrelas para adultos e quatro para crianças.


O modelo produzido em Camaçari, na Bahia, é o terceiro mais vendido no país, e vinha amargando com a péssima imagem deixada pela nota zero no crash test. Porém, a Ford reformulou a linha 2019 do Ka, que passou por um facelift e ganhou novidades mecânicas e estruturais. As principais mudanças incluem reforços na carroceria, com uso de chapas mais grossas e a aplicação de aços especiais de alta resistência em áreas críticas, como pilares, portas e teto, para aumentar a rigidez torsional e a resistência em colisões.

 

 

DE ENTRADA O LatinNCAP avaliou a versão de entrada SE, com dois airbags, freios ABS e ganchos Isofix para fixação de cadeiras infantis. No teste de impacto frontal, a entidade constatou que a cabeça do motorista apresentou proteção adequada, pois atingiu o airbag completamente. A proteção da cabeça do passageiro foi avaliada como boa. A proteção para o pescoço do motorista e do passageiro foi considerada boa. Já a proteção do tórax do motorista foi considerada adequada, enquanto os sistemas de retenção garantiram boa proteção ao tórax do passageiro da frente. Apenas o cinto de segurança do motorista contava com pretensores.

No impacto frontal, a proteção dos joelhos do motorista e passageiro foi considerada marginal(foto: LatinNCAP/Divulgação)
No impacto frontal, a proteção dos joelhos do motorista e passageiro foi considerada marginal (foto: LatinNCAP/Divulgação)

A proteção aos joelhos do motorista e do passageiro foi avaliada como marginal, pois foram observadas estruturas perigosas na área do painel contra as quais poderiam ter impactado. As tíbias do motorista apresentaram boa proteção, enquanto as do passageiro, adequada para boa. A proteção dos pés do motorista é adequada. A área dos pés foi considerada instável e a estrutura do habitáculo, estável.


No impacto lateral, o Ford Ka 2019 demonstrou boa proteção para a cabeça e o abdome, proteção adequada para a pélvis e fraca para o tórax. Fato grave foi a que a porta traseira se abriu após o impacto lateral. O veículo não estava equipado com o controle de estabilidade (ESC) e airbags laterais e de cabeça, oferecidos somente nas versões Titanium e FreeStyle. Desde o ano passado, o LatinNCAP introduziu critérios mais rigorosos na avaliação dos veículos e a entidade reconheceu a evolução do Ford Ka em relação aos testes realizados em 2017. O modelo só não ganhou nota máxima (cinco estrelas) para proteção às crianças porque o LatinNCAP considerou deficiente a sinaliação da posição dos ganchos Isofix, e pelo fato de não ter cintos de segurança retráteis para todos os ocupantes do banco traseiro.

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