Publicidade

Estado de Minas PORTAS ABERTAS

O Salão do Automóvel começa hoje para o público e os conceitos são destaques

O São Paulo Expo Center abre as portas hoje para os visitantes do 30º Salão Internacional do Automóvel e conceitos como a VW Tarok e Fiat Fastback roubam a cena


postado em 08/11/2018 14:02 / atualizado em 08/11/2018 15:06

A Volkswagen apresentou a picape Tarok como conceito, mas admitiu que o modelo será produzido em série(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
A Volkswagen apresentou a picape Tarok como conceito, mas admitiu que o modelo será produzido em série (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
 

De São Paulo - Justamente por darem sinais claros de produtos que serão lançados em breve, são dois os veículos conceito que mais chamam a atenção na edição de 2018 do Salão do Automóvel de São Paulo, que abre as portas ao público de hoje ao dia 18. A Volkswagen Tarok é uma picape de dimensões intermediárias, entre as compactas e as médias, prometida "para um futuro próximo".


Apesar de ser um conceito, a marca já antecipou que o modelo de produção não será muito diferente disso aí, o que nos leva a crer que uma de suas missões é ser uma espécie de anti-Toro, a picape intermediária da Fiat. Inclusive, a Volkswagen já afirmou que quer ampliar sua participação no segmento.

A Tarok tem dimensões intermediárias e estilo moderno, com lanterna que atravessa toda a traseira(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
A Tarok tem dimensões intermediárias e estilo moderno, com lanterna que atravessa toda a traseira (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

O interior lembra o do SUV T-Cross – que já foi apresentado e chega ao mercado no início de 2019 –, com direito ao painel de instrumentos digital e sistema multimídia com tela de oito polegadas. O conceito traz uma solução inusitada (talvez pouco prática) para ganhar espaço na caçamba. Basta rebater o banco traseiro e abrir a divisória móvel que separa o habitáculo do compartimento de carga. A Volkswagen afirmou que o modelo terá capacidade para carregar até uma tonelada, além de tração 4x4, indicando a possibilidade de existir uma opção de motor a diesel, além do 1.4 TSI, com 150cv e 25,5kgfm de torque.
Nova solução para ampliar o espaço da caçamba é um dos atrativos da Volkswagen Tarok(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Nova solução para ampliar o espaço da caçamba é um dos atrativos da Volkswagen Tarok (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

SUV A Fiat destacou o conceito Fastback. Apesar das linhas de cupê, com o teto arqueado e vincos pronunciados, seu porte avantajado entrega que ali está o que podemos definir como o SUV derivado da Toro. O conjunto óptico afilado também revela que a reestilização da picape vai se inspirar no conceito, já que o SUV não chega ao mercado antes de 2020.

O conceito Fiat Fastback revela como será o SUV derivado da picape Toro(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
O conceito Fiat Fastback revela como será o SUV derivado da picape Toro (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

A traseira do Fiat Fastback tem linhas bem ousadas, que lembram um cupê(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
A traseira do Fiat Fastback tem linhas bem ousadas, que lembram um cupê (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
 

A chegada de um SUV é fundamental para a estratégia da marca italiana, que atualmente não tem um representante no segmento mais importante do nosso mercado. Outra opção mais rápida seria importar o 500X, SUV compacto que tomou emprestado as linhas charmosas do compacto italiano. O modelo está exposto no estande da marca para avaliar a receptividade junto ao público, mas trazê-lo para cá dependeria da estabilização do câmbio e uma cotação mais favorável.

O conceito Hyundai Saga EV pode não ser exatamente o novo HB20, mas dá indicativos de como será a nova geração do compacto(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
O conceito Hyundai Saga EV pode não ser exatamente o novo HB20, mas dá indicativos de como será a nova geração do compacto (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

HB20 Um terceiro conceito que dá pistas de um futuro modelo de produção é o Hyundai Saga EV. Será inspirado nesse modelo que a marca coreana vai reestilizar o HB20, talvez ainda em 2019. Após seis anos do lançamento, tendo ganhado reestilização em 2015 e um tapinha em março, tudo o que esperávamos para o ano que vem era uma nova geração. Mas parece que não vai ser bem assim.

O Hyundai Saga EV tem formas volumosas, com muitos vincos e conjunto óptico ousado (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
O Hyundai Saga EV tem formas volumosas, com muitos vincos e conjunto óptico ousado (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

Tudo indica que a única mudança no conjunto mecânico será a adoção do motor 1.0 turbo com injeção direta de combustível. A plataforma do compacto continuará a mesma, mas suas linhas passarão por reestilização profunda. Olhando para o Saga EV, espere por um HB20 um pouco mais encorpado, vincos mais marcados e conjunto óptico ousado.


(*) Jornalista viajou a convite da Anfavea

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade