Retrospectiva 2018

Relembre como foi o Salão do Automóvel de SP e resultados de teste de impacto

Modelos elétricos e outros reestilizados. Teve de tudo no evento automobilístico mais importante do país. Confira também os bombados no crash test

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/12/2018 12:19 / atualizado em 24/12/2018 16:01 Enio Greco /Estado de Minas , Pedro Cerqueira /Estado de Minas


O elétrico Nissan Leaf - Pedro Cerqueira/Em/DA Press O elétrico Nissan Leaf

Este foi ano de Salão do Automóvel de São Paulo, realizado em novembro, que teve como destaque a chegada de nada menos que três modelos elétricos de volume – Chevrolet Bolt, Nissan Leaf e Renault Zoe –, com preços que variam entre R$ 149 mil e R$ 178.400. Outros destaques foram a apresentação do conceito VW Tarok, uma picape de porte intermediário que vai duelar com a Fiat Toro. Já o estudo Fiat Fastback revela o SUV derivado da Toro.

Chevrolet Bolt - Pedro Cerqueira/EM/D.A Press Chevrolet Bolt

Renault Zoe - Pedro Cerqueira/EM/D.A Press Renault Zoe
 

Volkswagen Tarok - Pedro Cerqueira/EM/D.A Press Volkswagen Tarok

Fiat Fastback - Pedro Cerqueira/EM/D.A Press Fiat Fastback

CLÁSSICOS Neste ano, vários clássicos nacionais fizeram aniversário “redondo”. Ford Corcel e Chevrolet Opala ficaram cinquentões. Já o Maverick é um pouco mais jovem, 45 anos. Jovem clássico, o Ford Escort completou 35 anos de história no Brasil.
Ford Corcel - Ford/Divulgação Ford Corcel

Chevrolet Opala - Chevrolet/Divulgação Chevrolet Opala

DIARIAMENTE Entre os carros do dia a dia, a Ford lançou em julho o compacto Ka reestilizado, linhas antecipadas na apresentação da versão aventureira FreeStyle no início do ano. Outro modelo que foi reestilizado foi o Chevrolet Spin, com versões de cinco e sete lugares, mas com o antigo motor 1.8. As versões aventureiras Activ e Activ7 não trazem mais o estepe pendurado na tampa traseira. A Toyota Hilux passou por renovação discreta, mantendo o mesmo conjunto mecânico. A Citroën quis “empurrar” que lançou uma nova geração do C4 Lounge, mas, na verdade, não passou de uma reestilização.


A Volkswagen lançou em outubro a sétima geração do Jetta, maior por dentro e por fora, em três versões, todas equipadas com motor 1.4 turbo de 150cv. A Honda trouxe a 10ª geração do Accord, com visual mais ousado, que substituiu com vantagens o antigo V6 por um novo 2.0 turbo de 256cv. No apagar das luzes, a Volvo lançou a perua V60, com motor 2.0 turbo de 245cv e porta-malas de 529 litros.
Ford Ka - Jair Amaral/EM/D.A Press Ford Ka

Chevrolet Spin - Chevrolet/Divulgação Chevrolet Spin

Volkswagen Jetta - Volkswagen/Divulgação Volkswagen Jetta

Honda Accord - Honda/Divulgação Honda Accord

Volvo V60 - Volvo/Divulgação Volvo V60

SEGURANÇA
Chevrolet Onix tem nota aumentada no teste de impacto - LatinNCAP/Divulgação Chevrolet Onix tem nota aumentada no teste de impacto

No início do ano, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) divulgou lista classificando 90% dos veículos novos vendidos no Brasil quanto à disponibilidade de itens de segurança. Chamou a atenção a diferença dessa classificação em relação aos testes de impacto do LatinNCAP: enquanto (até então) o Chevrolet Onix tinha nota zero no LatinNCAP, no Cesvi ele tinha duas; já o VW Polo TSI recebeu três estrelas no Cesvi, enquanto no LatinNCAP ele teve nota máxima; o Renault Sandero ganhou três estrelas no Cesvi e apenas uma no LatinNCAP.
Renault tira nota baixa no teste do LatinNCAP - LatinNCAP/Divulgação Renault tira nota baixa no teste do LatinNCAP

Ao longo do ano, o Latin NCAP divulgou várias avaliações de veículos vendidos no Brasil. O Chevrolet Onix recebeu reforços estruturais que elevaram sua classificação de zero para três estrelas em proteção para adultos. O teste foi patrocinado pela própria Chevrolet. A Fiat Toro ganhou quatro estrelas para adultos e crianças no teste de impacto. Os Renault Sandero e Logan foram mal e recebem uma estrela para proteção a adultos e três para crianças. Com os novos parâmetros aplicados pelo LatinNCAP, a classificação do Nissan March foi rebaixada para uma estrela para adultos e duas para crianças. Antes, o modelo tinha três estrelas para adultos e uma para crianças. O Ford Ka ganhou três estrelas para adultos e quatro para crianças no teste de impacto do LatinNCAP.

Tags: salão do automóvel de são paulo teste de impacto carro elétrico carros veículos vrum lançamentos reestilização

Encontre seu veículo

Veículos

Últimas notícias

ver todas
17 de janeiro de 2019
16 de janeiro de 2019