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Estado de Minas

Emplacamentos 2018: confira as melhores brigas do ano por categoria

VW Virtus ou Fiat Cronos? Ambos foram lançados no ano passado, mas qual se deu bem? Como estes, são vários os modelos tidos como rivais no mercado automotivo brasileiro, veja os principais combates


postado em 10/01/2019 16:32 / atualizado em 10/01/2019 17:12

(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press; Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press; Paulo Filgueiras/EM/D.A Press. Colagem feita no site www.montagemfotos.com.br )
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press; Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press; Paulo Filgueiras/EM/D.A Press. Colagem feita no site www.montagemfotos.com.br )

O universo automotivo é repleto de rivalidades, com brigas acirradas entre determinados modelos. Com o fechamento dos registros de 2018, divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), já é possível ver “quem” se deu bem em cada uma dessas disputas. Um bom exemplo são Hyundai HB20 e Ford Ka, que brigaram pela segunda colocação geral (já que o campeão Onix vendeu mais que os dois juntos), tendo o compacto coreano se dado melhor por 2.221 unidades. Vamos ver de perto outras brigas boas?



HR-V X CRETA
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press. Colagem feita no site www.montagemfotos.com.br)
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press. Colagem feita no site www.montagemfotos.com.br)


O segmento dos SUVs compactos está a cada dia mais disputado, mas até hoje a supremacia do Honda HR-V (com 47.959 emplacamentos) era inquestionável. Era! O modelo da Honda passou por uma reestilização em novembro, e, neste hiato, o Hyundai Creta (48.976) passou na frente por 1.017 unidades. Se dormisse mais um pouco, aí é que o cachimbo do HR-V cairia mesmo, já que o Nissan Kicks (com 46.812 emplacamentos) e Jeep Renegade (46.344) chegaram bem perto.

MUSTANG X CAMARO
(foto: Chevrolet/Divulgação; Edésio Ferreira/EM/D.A Press. Colagem feita no site www.montagemfotos.com.br)
(foto: Chevrolet/Divulgação; Edésio Ferreira/EM/D.A Press. Colagem feita no site www.montagemfotos.com.br)


Dá gosto saber que em 2018 nada menos que 988 Ford Mustang ganharam as ruas brasileiras, um megaconstraste em relação ao Chevrolet Camaro, que somou apenas 93 unidades durante o ano. Mas (quase) tudo tem explicação. No caso do Mustang, o entusiasmo de um “namoro” que demorou a se concretizar, enquanto o Camaro passou o ano todo à espera de uma reestilização. Vamos aguardar o resultado de 2019.

COROLLA X CIVIC
(foto: Toyota/Divulgação; Honda/Divulgação. Edésio Ferreira/EM/D.A Press. Colagem feita no site www.montagemfotos.com.br)
(foto: Toyota/Divulgação; Honda/Divulgação. Edésio Ferreira/EM/D.A Press. Colagem feita no site www.montagemfotos.com.br)


A rivalidade entre o Toyota Corolla e o Honda Civic é histórica, apesar do “vovô” (o primeiro) levar a melhor há vários anos. Para se ter ideia da superioridade, ao longo do ano foram vendidas 59.062 unidades do Corolla, contra 25.942 do Civic, marca que o sedã da Toyota já tinha ultrapassado em junho.

HATCHES MÉDIOS X MORTE
(foto: pixabay.com/Reprodução; Chevrolet/Divulgação; Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press; Volkswagen/Divulgação. Colagem feita no site www.montagemfotos.com.br)
(foto: pixabay.com/Reprodução; Chevrolet/Divulgação; Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press; Volkswagen/Divulgação. Colagem feita no site www.montagemfotos.com.br)
Segmento em vias de desaparecer, o de hatches médios foi liderado pelo Chevrolet Cruze Sport6, que soma deprimentes 5.535 emplacamentos. O VW Golf vem atrás, com lamentáveis 3.070 unidades. O Focus ficou em terceiro, com tétricos 2.933 emplacamentos, além do anúncio feito pela Ford de que o modelo deixa de ser produzido na Argentina, de onde vem para o Brasil. Mas algumas coisas têm explicação. O preço inicial desses modelos varia entre R$ 78.100 (Focus) e R$ 97.790 (o Cruze).

KWID X MOBI
(foto: Renault/Divulgaçãop; Edésio Ferreira/EM/D.A Press. Colagem feita no site www.montagemfotos.com.br)
(foto: Renault/Divulgaçãop; Edésio Ferreira/EM/D.A Press. Colagem feita no site www.montagemfotos.com.br)


Tirando os carros chineses, no Brasil temos dois modelos de entrada: Renault Kwid (a partir de R$ 32.490) e Fiat Mobi (R$ 32.590). Sim, são caros e pouco equipados, mas é o que temos. Nesse embate, o Kwid levou por 67.320 a 49.491 emplacamentos do Mobi. O VW up! é que resolveu jogar a toalha, ao deixar de oferecer sua versão de entrada, sendo vendido agora a partir de R$ 52.860, vendendo apenas 20.563 unidades. Apesar da qualidade superior em relação aos demais, será difícil continuar com o modelo assim.

VIRTUS X CRONOS
(foto: Volkswagen/Divulgação; Fiat/Divulgação. Colagem feita no site www.montagemfotos.com.br)
(foto: Volkswagen/Divulgação; Fiat/Divulgação. Colagem feita no site www.montagemfotos.com.br)


Ambos lançados no início de 2018, foi o VW Virtus que levou a melhor, com 41.634 emplacamentos, contra 29.307 do Cronos. Mesmo com uma diferença de dois meses entre os lançamentos, Virtus em janeiro e Cronos em março, a diferença dá vantagem ao modelo da Volkswagen. O terceiro lugar entre os compactos premium ficou com o Chevrolet Cobalt, com 21.488 unidades vendidas. Quem ainda se destacou foi o Toyota Yaris sedã, que, mesmo lançado em junho, conseguiu 13.674 emplacamentos, encostado no Honda City, que, mesmo reestilizado, alcançou 14.900 unidades vendidas.

POLO X ARGO
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press. Colagem feita no site www.montagemfotos.com.br)
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press. Colagem feita no site www.montagemfotos.com.br)


Na briga entre VW Polo e Fiat Argo, deu o hatch alemão: 69.584 contra 63.011 unidades. O segmento dos compactos premium ganhou em junho o Toyota Yaris, que somou 18.584 emplacamentos, mais que o Ford Fiesta, que, mesmo disputando o ano inteiro, conseguiu apenas 14.505 unidades.

TORO X OROCH
(foto: Rodolfo Buhrer/Renault/Divulgação; Fiat/Divulgação. Colagem feita no site www.montagemfotos.com.br)
(foto: Rodolfo Buhrer/Renault/Divulgação; Fiat/Divulgação. Colagem feita no site www.montagemfotos.com.br)


No segmentos das picapes intermediárias, a Fiat Toro continua espancando a Renault Oroch: 58.477 a 18.766 emplacamentos. E olha que a diferença entre as versões de entrada dos dois modelos é de R$ 20 mil, R$ 92.990 da Toro e R$ 72.890 da Oroch.

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