Publicidade

Estado de Minas VIRALIZOU

Tá valendo a brincadeira: confira o que rolou no desafio automotivo dos 10 anos

Para entrar na onda que invadiu as redes sociais nas últimas semanas, preparamos o antes e depois de alguns modelos vendidos por aqui. Será que evoluíram?


postado em 21/01/2019 14:36

(foto: Ilustração / Marcelo Lelis)
(foto: Ilustração / Marcelo Lelis)
 

Durante esta semana, o desafio dos 10 anos se tornou popular nas redes sociais com a publicação de fotografias de 2009 ao lado de outras de 2019, a fim de comparar a evolução (ou envelhecimento) das pessoas. Claro que a coisa extrapolou esse âmbito e gerou diversos memes no estilo antes/depois, um mais maldoso que o outro. Trazendo essa brincadeira para nosso assunto, carros, é legal ver como os modelos evoluíram (ou não) ao longo desse tempo.


CHEVROLET TRACKER A Tracker de 2009 nada mais era que o Suzuki Gran Vitara com a gravatinha da Chevrolet. Porém, em 2003, a marca japonesa deixou o mercado brasileiro. Como a GM tem participação no projeto do Vitara, aproveitou a ausência da Suzuki para vender o modelo sob a sua bandeira. Enquanto jipinho, o modelo era muito mais desejado que a fase atual, lançada em 2012, um SUV urbano. Mas, fazendo justiça, o mercado daquela época não trazia tantos concorrentes como hoje.
Chevrolet Tracker em 2009(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Chevrolet Tracker em 2009 (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

Chevrolet Tracker em 2019(foto: Chevrolet/Divulgação)
Chevrolet Tracker em 2019 (foto: Chevrolet/Divulgação)

 

FIAT UNO Em 2009, o Uno ainda trazia o estilo que ficou conhecido como “botinha ortopédica”, repleto de linhas retas, apesar de toda a evolução desde seu lançamento, em 1984. O Uno “quadrado” ainda foi produzido até 2013, quando foi lançada a edição de despedida Grazie Mille. Já agora quem ostenta esse nome de peso é o Novo Uno, que já nem usa mais esse prenome, projeto que ficou conhecido como “quadrado redondo”, uma releitura do modelo original (by Giugiaro) feita com tanto cuidado que não ficou datado.

Fiat Uno Mille em 2009(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Fiat Uno Mille em 2009 (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

Fiat Uno em 2019(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Fiat Uno em 2019 (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)


HYUNDAI TUCSON O Hyundai Tucson participou da primeira onda de SUVs compactos no Brasil, tendo chegado por aqui em 2005, quando o mercado ainda era dominado pelo Ford EcoSport. Em 2009, o modelo ainda era importado. O SUV ainda é vendido no Brasil, com pequenas mudanças, junto com sua segunda geração, ix35, e a terceira, All New Tucson.

Hyndai Tucson em 2009(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Hyndai Tucson em 2009 (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

Hyundai Tucson em 2019(foto: Hyundai/Divulgação)
Hyundai Tucson em 2019 (foto: Hyundai/Divulgação)


CHEVROLET S10 O porte da Chevrolet S10, assim como as picapes médias da época, era bem menor que a de hoje. Na verdade, as picapes classificadas como intermediárias atualmente têm dimensões aproximadas às de 2009. O modelo ganhou nova geração em 2012, que além de ter crescido para todos só lados, agregou padrão de acabamento melhor, além da melhor oferta de itens de conforto. O design também ficou bem mais robusto.

Chevrolet S10 em 2009(foto: Chevrolet/Divulgação)
Chevrolet S10 em 2009 (foto: Chevrolet/Divulgação)

Chevrolet S10 em 2019(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Chevrolet S10 em 2019 (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


VOLKSWAGEN GOLF Sempre falamos por aqui que o Volkswagen Golf é aquele carro que muda sem mudar. Porém, no Brasil, o modelo pulou direto da quarta para a sétima geração. Por esse motivo, temos uma diferença significativa entre o veículo vendido em 2009, da geração chamada 4,5, e o de 2013, que veio para o Brasil importado da Alemanha (hoje o modelo é fabricado no Brasil).

VW Golf em 2009(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
VW Golf em 2009 (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

VW Golf em 2019(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
VW Golf em 2019 (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


FIESTA FIESTA
Um modelo que mudou (e muito) a sua ideia inicial foi o Ford Fiesta. O compacto deixou de ser um hatch quase franciscano para ganhar o status de premium, com linhas bastante agressivas. Em 2009, o modelo estava na quinta geração, justamente a que fez essa transição, uma fase de casulo, considerada a mais esquisita. Atualmente, o modelo está nos acréscimos da sexta geração, que já ganhou duas reestilizações.

Ford Fiesta em 2009(foto: Ford/Divulgação)
Ford Fiesta em 2009 (foto: Ford/Divulgação)

Ford Fiesta em 2019(foto: Ford/Divulgação)
Ford Fiesta em 2019 (foto: Ford/Divulgação)
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade