Publicidade

Estado de Minas

Fiat dá pistas de modelos que devem chegar ao mercado brasileiro até 2023

Lançamentos fazem parte de um plano de investimentos do Grupo FCA para cinco anos, como a versão aventureira do Argo, a picape média RAM 1500 e outra compacta que chegará para substituir a Strada


postado em 18/02/2019 09:40 / atualizado em 18/02/2019 10:08

Conceito Fiat Fastback, o SUV da Toro, vai chegar em 2021(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Conceito Fiat Fastback, o SUV da Toro, vai chegar em 2021 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

A FCA atualizou seu plano de investimento na América Latina, iniciado em 2018, que envolve a quantia de R$ 14 bilhões até o ano de 2023. Ao longo desses cinco anos, serão 25 ações de produto, que começaram com a reestilização do Jeep Renegade, no fim do ano passado.


De acordo com Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina, as novidades da Fiat em 2019 se resumem a versões e séries especiais de produtos que já existem, como o Argo aventureiro. Ao menos o grupo vai nos brindar com o lançamento da RAM 1500, picape de porte médio, que chegará no segundo semestre.

RAM 1500 já foi confirmada, e deve chegar ainda no segundo semestre(foto: RAM/Divulgação)
RAM 1500 já foi confirmada, e deve chegar ainda no segundo semestre (foto: RAM/Divulgação)

Já em 2020, será a vez do campeão Jeep Compass passar por reestilização, que deverá ser discreta. Outro modelo aguardado para o próximo ano é uma picape compacta para substituir a Fiat Strada. Um modelo que aguarda por um câmbio ($) mais favorável é o Fiat 500X, charmoso “suvinho” inspirado no pequeno Cinquecento. Outro modelo que já foi “ventilado” para o Brasil é o Jeep Gladiator, picape baseada no Wrangler.

500X, o SUV do pequeno Cinquecento, pode ser vendido aqui se o câmbio for favorável(foto: Fiat/Divulgação)
500X, o SUV do pequeno Cinquecento, pode ser vendido aqui se o câmbio for favorável (foto: Fiat/Divulgação)

Certo mesmo é o lançamento do SUV da Toro, em 2021, o quarto produto fabricado em Pernambuco, cujo veículo-conceito Fastback foi exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, uma importante aposta da marca. Mais para o final desse ciclo de investimentos, Filosa ainda anunciou uma picape média para ocupar o hiato entre a Toro e a RAM 1500.

Jeep Gladiator, a picape do Wrangler, não foi descartada(foto: Jeep/Divulgação)
Jeep Gladiator, a picape do Wrangler, não foi descartada (foto: Jeep/Divulgação)

O presidente da FCA confirmou que o complexo de Betim está na disputa para sediar uma nova fábrica de motores voltados tanto para o mercado nacional quanto para importação. Segundo Filosa, um desses propulsores é absolutamente novo. Dois trazem projeto mais “comum” e outros dois já existem, possivelmente os motores 1.0 e 1.3 da família Firefly com tecnologia turbo. Porém, motores elétricos e a diesel foram praticamente descartados. Caso esta fábrica realmente venha para o Brasil, não deverá produzir transmissões.

Conceito Fiat Fastback, o SUV da Toro, vai chegar em 2021(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Conceito Fiat Fastback, o SUV da Toro, vai chegar em 2021 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Conceito Fiat Fastback, o SUV da Toro, vai chegar em 2021(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Conceito Fiat Fastback, o SUV da Toro, vai chegar em 2021 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade