Publicidade

Estado de Minas LANÇAMENTO

Modelo 2020 do Mitsubishi Pajero Sport HPE chega ao mercado por R$ 265.990

SUV de porte avantajado e capacidade para sete ocupantes, o Mitsubishi Pajero Sport traz na linha 2020 o sistema Off-Road Mode e novo multimídia com Apple CarPlay e Android Auto


postado em 30/04/2019 12:30 / atualizado em 30/04/2019 12:33

O SUV de dimensões avantajadas ganhou linhas semelhantes às do Eclipse Cross e do Outlander(foto: Mitsubishi/Divulgação)
O SUV de dimensões avantajadas ganhou linhas semelhantes às do Eclipse Cross e do Outlander (foto: Mitsubishi/Divulgação)
 

Quem procura um carro com amplo espaço interno e não se incomoda com as dimensões exageradas do modelo pode ter entre as opções de escolha o novo Mitsubishi Pajero Sport. A linha 2020 do SUV grande será vendida em versão única, com sete lugares, teto solar e sistema 4x4 com o Super Select II. O modelo é equipado com o já conhecido motor MIVEC 2.4 litros, turbodiesel, que atua em conjunto com a transmissão automática de oito velocidades e o Off-Road Mode, que permite a escolha do tipo de piso. Entre os itens de série, multimídia com Apple Car Play e Android Auto, piloto automático inteligente (ACC) e outros sistemas de auxílio à condução.


A Mitsubishi tem em sua linha um amplo leque de SUVs, de dimensões, conjunto mecânico e preços diferentes. O Pajero é vendido em três versões, que se diferenciam também pela carroceria: Full, Full 3D e Sport HPE. No ano passado, foram emplacadas 1.527 unidades de Pajero, que ficou na 36ª posição do ranking dos SUVs. Bem atrás de outros modelos da marca, o ASX (5.379) e Outlander (2.293).

Pajero Sport tem estribos laterais, rack de teto e rodas de liga leve diamantadas de 18 polegadas(foto: Mitsubishi/Divulgação)
Pajero Sport tem estribos laterais, rack de teto e rodas de liga leve diamantadas de 18 polegadas (foto: Mitsubishi/Divulgação)

DIMENSÕES Com 4,78m de comprimento, 1,81m de largura, 1,80m de altura e 2,80m de distância entre-eixos, o Mitsubishi Pajero Sport 2020 é aquele tipo de veículo que não cabe em qualquer vaga de garagem e exige paciência em manobras de estacionamento. Com a configuração de sete lugares, o modelo preserva as características habituais desse segmento, com segunda fileira de banco ajustável e a terceira escamoteável no porta-malas. São bancos que geralmente não proporcionam o devido conforto, já que têm assentos curtos que não apoiam bem as pernas. A terceira fileira, como sempre, só serve mesmo para levar crianças, que inicialmente curtem a brincadeira de ir no fundão, mas depois passam a se sentir no castigo devido ao desconforto.


Com a terceira fileira de bancos montada, o porta-malas tem capacidade de 255 litros, com direito a uma bandeja de plástico embutida no assoalho com pequenos compartimentos para ferramentas e objetos menores. Já com os dois últimos bancos rebatidos, a Mitsubishi declara o volume do porta-malas de 971 litros, mas considerando até o teto. Se for até a altura do encosto do banco da segunda fileira são 571 litros.

As lanternas traseiras têm desenho vertical, chegando até o para-choque, e usam LED(foto: Mitsubishi/Divulgação)
As lanternas traseiras têm desenho vertical, chegando até o para-choque, e usam LED (foto: Mitsubishi/Divulgação)

DESENHO A quarta geração do Mitsubishi Pajero Sport tem design expressivo, com linhas semelhantes às do Eclipse Cross e Outlander. A frente é marcada por elemento cromado que sai do para-choque e sobe, servindo de base para os faróis e emoldurando a grade. Os retrovisores externos elétricos são rebatidos automaticamente quando o veículo é trancado e trazem luzes indicadoras em LED. Os faróis também são em LED e contam com regulagem automática de altura, lavador, DRL em LED e auxiliares de neblina integrados.


O modelo traz ainda rack de teto na cor prata, maçanetas cromadas e rodas de liga leve diamantadas de 18 polegadas, calçadas com pneus 265/60. Os estribos laterais são providenciais para auxiliar no embarque e desembarque, já que o veículo tem 21,8cm de altura em relação ao solo. Na traseira, destaque para as lanternas verticais em LED, para-barro e aerofólio.

O acabamento interno é de boa qualidade e no console central o motorista tem à mão vários comandos(foto: Mitsubishi/Divulgação)
O acabamento interno é de boa qualidade e no console central o motorista tem à mão vários comandos (foto: Mitsubishi/Divulgação)

Por dentro, o Mitsubirhi Pajero Sport tem acabamento de boa qualidade, com bancos revestidos em couro e materiais agradáveis ao toque no painel. O console central mais alto tem acabamento em black piano, com detalhes cromados e comandos à mão do motorista, como seletor de tração, botões para escolha do piso e o freio de estacionamento eletrônico. Passageiros da segunda e terceira fileiras de bancos contam com saídas de ar-condicionado, mas sem o controle individual de temperatura.


O sistema multimídia tem tela tátil de sete polegadas, com conectividade por meio do Android Auto e Apple Car Play, além de áudio streaming e conexão WiFi, permitindo o acesso a aplicativos como Waze e Spotify. O banco do motorista tem ajuste elétrico e os traseiros podem ser rebatidos, deixando o piso totalmente plano, aumentando o espaço para bagagem. O volante é multifuncional, trazendo comandos de áudio, voz e telefone, ACC, computador de bordo e Speed Limiter. Para trocas de marchas manuais, os paddles shifters atrás do volante proporcionam uma condução mais esportiva.
O painel de instrumentos é colorido e traz display de multi-informação. No off-road, ele mostra a atuação de cada roda em tempo real. O modelo conta ainda com uma entrada USB na parte dianteira e duas para os passageiros de trás.

Os bancos podem ser revestidos em couro bege ou preto, sendo o do motorista com comandos elétricos(foto: Mitsubishi/Divulgação)
Os bancos podem ser revestidos em couro bege ou preto, sendo o do motorista com comandos elétricos (foto: Mitsubishi/Divulgação)

CONJUNTO MECÂNICO O motor que equipa o Mitsubishi Pajero Sport é o 2.4 turbodiesel, que despeja 190cv e 43,9kgfm de torque. O propulsor tem 16 válvulas, turbocompressor e injeção direta de combustível, e atua em conjunto com a transmissão automática de oito velocidades. A velocidade máxima é de 190km/h e a aceleração até 100km/h é feita em 10,5 segundos. Os números de consumo são 9,8km/l na cidade e 11km/l na estrada.


Mas o ponto forte do Pajero Sport é o seu sistema de tração 4x4. O Super Select 4WD-IIconta com quatro modos de operação, incluindo a reduzida. Por meio do seletor no console central, o motorista escolhe entre 2H (para uso urbano e estradas, privilegia a economia de combustível); 4H (para estradas e pisos irregulares, serras e chuva), 4HLc (para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência) e 4LLc (para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama). Para tornar o sistema ainda mais eficiente, o modelo traz o Off-Road Mode, que melhora o desempenho no off-road. Ele traz os modos gravel, mud/snow, sand e rock, que otimizam a tração em diferentes tipos de piso, ajustando automaticamente a potência do motor, a transmissão, o sistema de freios, e os controles de tração e estabilidade.

O espaço na terceira fileira de bancos é limitado, ideal para crianças(foto: Mitsubishi/Divulgação)
O espaço na terceira fileira de bancos é limitado, ideal para crianças (foto: Mitsubishi/Divulgação)

Para completar, o SUV tem o bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock. Ele é útil naquelas situações em que uma das rodas fica suspensa, como em valetas ou terrenos com erosões, e com um simples toque em um botão faz o bloqueio do diferencial traseiro. Outra característica marcante do Pajero Sport são os bons ângulos, que favorecem a boa performance no fora de estrada: são 45 graus de inclinação lateral, 30 graus de ângulo de entrada, 24,2 graus de ângulo de saída e 23,1 graus de ângulo de subida.

ELETRÔNICA O Super Select II 4WD conta ainda com controle de descida de montanha (HDC), Hill Start Assist (HSA) e um modo off-road para cascalho, lama, areia ou rocha. Mas o modelo traz outros recursos, como controle de tração (ATC) e estabilidade (ASC), sensores para acendimento dos faróis e limpador de para-brisa, piloto automático adaptativo (ACC) com frenagem autônoma, sistema de mitigação de colisão (FCM), aviso de ponto cego (BSW), ar-condicionado automático Dual-Zone, câmera de ré, sensor de estacionamento e 11 airbags, inclusive para a terceira fileira de bancos.

Com o auxílio da eletrônica e sistema 4x4, o Pajero Sport enfrenta o off road com muita facilidade(foto: Mitsubishi/Divulgação)
Com o auxílio da eletrônica e sistema 4x4, o Pajero Sport enfrenta o off road com muita facilidade (foto: Mitsubishi/Divulgação)

Com três anos de garantia, o novo Mitsubishi Pajero Sport está disponível em seis cores externas: marrom deep metálico, azul deep metálico, cinza titanium metálico, prata sterling metálico, branco pearl perolizado e preto mica perolizado, com acabamento interno em preto ou bege. O preço sugerido é de R$ 265.990.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade