Publicidade

Estado de Minas FAMÍLIA FREESTYLE

Novo Ford Ka 1.0 FreeStyle tem estilo aventureiro e preço nas alturas

Linha 2020 do Ford Ka 1.0 ganha a versão FreeStyle, que traz os mesmos recursos visuais e adereços do 1.5, mas com preço bem salgado: R$ 56.690


postado em 29/05/2019 12:02 / atualizado em 29/05/2019 12:02

Agora equipada com motor 1.0, a versão FreeStyle do Ka tem os já conhecidos adereços que identificam os aventureiros(foto: Ford/Divulgação)
Agora equipada com motor 1.0, a versão FreeStyle do Ka tem os já conhecidos adereços que identificam os aventureiros (foto: Ford/Divulgação)
 

A família FreeStyle da Ford já é conhecida por oferecer atributos que sugerem o estilo aventureiro, para aquele consumidor que não quer (ou não pode) investir tão alto em um veículo off-road de verdade e se contenta com os adereços e a suspensão elevada. Para ampliar a família, a montadora passa a disponibilizar a versão também no Ka 1.0, já que o compacto tem em sua linha o FreeStyle 1.5. O problema é que o pequeno hatch chega com preço salgado: R$ 56.690, bem acima da concorrência.


Neste segmento de veículos aventureiros nada se cria, tudo se copia. A fórmula é a mesma de sempre: molduras de plástico nas caixas de rodas, alguns adesivos, rack de teto e, em alguns casos, suspensão elevada e pneu de uso misto. E essa tendência chegou pra ficar também nos modelos de entrada, equipados com motor 1.0. A Fiat já tem o Uno Way 1.0 (R$ 48.690), e a Renault lançou recentemente o Kwid Outsider 1.0 (R$ 43.990), que se destaca como a opção mais barata desse segmento. Se é que pode se chamar isso de “barato”. E para não ficar pra trás e aumentar seu leque de opções, a Ford traz agora o Ka FreeStyle 1.0, porém, com o preço bem acima da concorrência. Será que vale tudo isso?

O hatch compacto tem a suspensão elevada e rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 185/60 R15(foto: Ford/Divulgação)
O hatch compacto tem a suspensão elevada e rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 185/60 R15 (foto: Ford/Divulgação)

No visual, o Ka FreeStyle 1.0 tem o mesmo estilo da versão FreeStyle 1.5. O hatch compacto tem a grade dianteira cinza do tipo colmeia, faróis com máscara negra, aplique inferior em prata nos para-choques e moldura em preto fosco no contorno da carroceria. O rack de teto suporta até 50kg e permite transportar bicicleta, prancha ou até um caiaque. As rodas são de liga leve de 15 polegadas com pintura cinza perolizada. As cores disponíveis são: preto Ebony, branco Ártico, cinza Moscou, cinza Copenhagen, marrom Trancoso e prata Dublin.

O rack de teto na cor cinza é um dos diferenciais da versão(foto: Ford/Divulgação)
O rack de teto na cor cinza é um dos diferenciais da versão (foto: Ford/Divulgação)

Por dentro, o Ka FreeStyle 1.0 tem teto preto e painel marrom escuro. Os bancos são revestidos em couro e tecido, com duas faixas em tom mais claro no centro e costura da mesma cor. Outro chamariz da versão é a central multimídia SYNC 2.5 com tela de sete polegadas, uma entrada USB iluminada e bandeja para celular no console. A versão FreeStyle é identificada também pela inscrição do nome nas soleiras das portas. Os tapetes de borracha em formato de bandeja são práticos e facilitam a limpeza.

O interior tem acabamento em duas cores e central multimídia Sync 2.5(foto: Ford/Divulgação)
O interior tem acabamento em duas cores e central multimídia Sync 2.5 (foto: Ford/Divulgação)

O motor que equipa o Ford Ka FreeStyle é o 1.0 flex de três cilindros, com potências de 80cv (gasolina) e 85cv (etanol) a 6.500rpm. Os torques são de 10,2kgfm (g) a 3.500rpm e 10,7kgfm (e) a 4.500rpm. O câmbio é manual de cinco marchas, a direção conta com assistência elétrica e a suspensão recebeu calibração especial. O modelo traz ainda controle de estabilidade e tração, além de assistente de partida em rampa. O Ka FreeStyle 1.0 faz 13km/l com gasolina e 9,1km/l com etanol na cidade. Na estrada são 15,1km/l (g) e 10,4km/l (e). Números que garantiram a classificação A e Selo de Eficiência Energética do Conpet.


O Ka FreeStyle 1.0 também tem a altura livre do solo aumentada para 188mm, bitola 30mm maior e barra estabilizadora e eixo traseiro reforçados. Os pneus são maiores, na medida 185/60 R15, e a suspensão traz amortecedores e molas recalibrados, e os coxins do motor contam com amortecimento hidráulico. O controle eletrônico de estabilidade e tração é complementado por um sistema de proteção anticapotamento, que aciona os freios e reduz a potência do motor em caso de rolagem excessiva da carroceria, para garantir a segurança.

Espaço no banco traseiro é limitado, mas há sistema Isofix de fixação de cadeira infantil(foto: Ford/Divulgação)
Espaço no banco traseiro é limitado, mas há sistema Isofix de fixação de cadeira infantil (foto: Ford/Divulgação)

A Ford destaca que as três revisões anuais do Ka FreeStyle 1.0 somam R$1.380, com preço fixo. Existe ainda a opção de contratar um dos planos de manutenção Ford Protect, que permitem pré-adquirir as revisões e incluir o seu valor no financiamento. A linha continua a oferecer também o Ka FreeStyle 1.5, somente com transmissão automática, por R$ 67.840.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade