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Estado de Minas

Já rodamos com o novo Hyundai HB20, que chega ao Brasil no último trimestre do ano

Novo Hyundai HB20 tem o visual modificado, tanto no hatch quanto no sedã, e chegará com duas opções de motores 1.0, um aspirado e outro turbo com injeção direta de combustível


postado em 04/06/2019 12:25 / atualizado em 04/06/2019 13:05

Conceito Saga foi apresentado durante o último Salão do Automóvel de São Paulo(foto: Hyundai/Divulgação)
Conceito Saga foi apresentado durante o último Salão do Automóvel de São Paulo (foto: Hyundai/Divulgação)

De Seul (Coreia do Sul)* -
Lançado no Brasil em 2012, o Hyundai HB20 não demorou para conquistar o público. Foi amor à primeira vista, na maioria das vezes justificado pelo visual mais ousado, bem diferente dos modelos compactos tradicionais vendidos no mercado brasileiro. O sucesso foi tão grande que o HB20 hatch logo assumiu posição de destaque, e há um bom tempo ocupa a segunda posição no ranking dos mais emplacados, ficando atrás somente do Chevrolet Onix. E para tentar melhorar ainda mais o desempenho do compacto no mercado, a Hyundai desenvolveu na Coreia do Sul o que está chamando de “novo HB20”, que chegará ao Brasil provavelmente em outubro, trazendo uma série de alterações. O VRUM foi até o país asiático para conferir de perto as mudanças do hatch e do sedã.


De acordo com a engenharia da marca, o BR2, como o projeto é conhecido internamente, usa a mesma plataforma do HB20 atual, mas com algumas modificações importantes que trouxeram benefícios ao modelo. A principal delas foi o aumento da distância entre-eixos, que subiu de 2,50m para 2,53m. Com isso, alguns pontos de fixação da carroceria foram alterados e a utilização de aços de alta resistência subiu de 19% para 30%, deixando o carro mais leve e seguro. De acordo com os engenheiros, a resistência geral da carroceria teve um ganho de 19%, e o espaço interno foi ampliado em 47mm.

O hatch cresceu 20mm no comprimento(3,94m) e na largura (1,70m), mantendo a mesma altura (1,47m). Já o sedã cresceu 30mm no comprimento (4,26m), tendo as demais medidas iguais às do hatch. No quesito porta-malas, o hatch manteve os 300 litros do modelo atual, mas o sedã subiu de 450 para 475 litros.

Veículo de exposição adiantava os principais elementos do HB20 reestilizado(foto: Hyundai/Divulgação)
Veículo de exposição adiantava os principais elementos do HB20 reestilizado (foto: Hyundai/Divulgação)

A Hyundai levou um grupo de jornalistas especializados para conhecer o novo HB20 na Coreia, mas não permitiu que fossem feitas imagens do carro sem camuflagem. Tivemos a oportunidade de ver o resultado final e pôde-se dizer que o foram usados muitos elementos do conceito Saga, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado. Tanto o hatch quanto o sedã ganharam uma frente mais imponente, com grade ampla, para-choque com desenho mais rebuscado e faróis com apenas um facho e luz diurna de LED. Os auxiliares de neblina ganharam novo nicho, em plástico preto. Vincos no capô e nas laterais deixam o hatch mais robusto, e rebaixamento na parte central do teto tem função aerodinâmica, reforçada pelo defletor de ar traseiro. As lanternas têm novo formato e invadem as laterais e a tampa do porta-malas. As rodas da versão básica do hatch serão de liga leve de 15 polegadas.

Conceito Hyundai Saga(foto: Hyundai/Divulgação)
Conceito Hyundai Saga (foto: Hyundai/Divulgação)

Já o sedã traz a grade dianteira com detalhes cromados, assim como as maçanetas. Mas o que chama a atenção no modelo são suas linhas, com uma acentuada descaída na traseira, deixando o sedã mais parecido com um cupê. O balanço traseiro cresceu 350mm, o que contribuiu muito para o aumento na área de bagagem.

A Hyundai mostrou também a versão aventureira do modelo, o HB20X, que traz diferenças na grade, nos para-choques, que ganharam skis em cinza e as tradicionais molduras pretas nas caixas de rodas e base das portas. Essa versão terá rodas de liga leve de 16 polegadas e 20,5cm de altura em relação ao solo.

HB20 ganhou reestilização profunda(foto: Hyundai/Divulgação)
HB20 ganhou reestilização profunda (foto: Hyundai/Divulgação)

Por dentro, destaque para o novo painel, mais compacto, mas que continua sendo feito com plástico duro, mas de boa aparência. A versão de entrada terá dois instrumentos analógicos e um pequeno visor central digital. Já a versão topo de linha terá um instrumento analógico e uma tela digital maior, além de multimídia de oito polegadas. O ar-condicionado terá visor digital e o volante de três raios será multifuncional. Os bancos têm desenho esportivo, com abas nas laterais e com linhas horizontalizadas e costura aparente. No console central, botão para partida no motor, entrada USB e tomada 12V.

Apesar do nosso contato direto com o produto, fotos de divulgação trazem o veículo camuflado(foto: Hyundai/Divulgação)
Apesar do nosso contato direto com o produto, fotos de divulgação trazem o veículo camuflado (foto: Hyundai/Divulgação)

MOTORES O novo Hyundai HB20 será comercializado no Brasil inicialmente com duas opções de motor três-cilindros 1.0. Uma aspirada de 80cv de potência máxima e 10,2kgfm de torque a 6.200rpm, conjugada com câmbio manual de cinco marchas. A outra opção é o 1.0 TGDI, turbo, de 120cv e 17,5kgfm de torque a 1.500rpm, com câmbio automático de seis marchas.

E foi essa versão que a Hyundai disponibilizou para uma volta rápida na pista de teste em Seul. O novo motor flex turbo agora tem injeção direta de combustível. Na prática, ficou um pouco mais esperto. As suspensões também foram recalibradas,deixando o hatch mais seguro e gostoso de dirigir. O câmbio automático faz as trocas na hora certa e sem trancos. A Hyundai garante que os números de consumo vão surpreender. A versão equipada com motor 1.6 deverá chegar ao mercado depois.

Rodamos com o novo HB20 na Coreia do Sul(foto: Hyundai/Divulgação)
Rodamos com o novo HB20 na Coreia do Sul (foto: Hyundai/Divulgação)

O novo HB20 vai trazer quatro airbags de série, além de sistemas de segurança como alerta de colisão dianteira com atuação nos freios, aviso de mudança de faixa, limitador de velocidade, start/stop, controles de estabilidade e tração, controle de pressão dos pneus, câmera de ré, direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura e aletas para trocas de marchas.

O modelo tem tudo para agradar a legião de fãs e conquistar novos. Quando chegar ao mercado, terá concorrência dos novos Chevrolet Onix e Renault Sandero, que também trarão visual modificado ainda este ano. Resta saber qual a política de preços que a Hyundai vai adotar para aumentar as vendas do hatch e do sedã. É esperar para ver.

(*) Jornalista viajou a convite da Hyundai

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