De Curvelo (MG) – O Jeep Renegade é o SUV mais vendido no Brasil e o quarto modelo mais emplacado no país, considerando automóveis e comerciais leves. Mas desde que foi lançado em 2015, sempre enfrentou fortes críticas por oferecer um motor 1.8 flex fraco e beberrão ou o 2.0 turbodiesel, eficiente, porém, caro. A Jeep agora resolve o problema equipando todas as versões do modelo com o motor turbo T270, de 185cv e 27,5kgfm de torque, o mesmo que está presente no Compass e no Commander. O novo Renegade será lançado na segunda quinzena de fevereiro de 2022.
O VRUM foi até o Circuito dos Cristais, pista de desenvolvimento e teste de produtos do grupo Stellantis, em Curvelo (MG), para ter um contato rápido com o novo Jeep Renegade, modelo 2022. Chegamos lá e fomos surpreendidos pelo SUV compacto ainda com disfarce, tipo camuflagem, escondendo as discretas mudanças de estilo que o modelo trará. O “jipinho” tem no visual um de seus pontos fortes e certamente manterá os faróis redondos e a grade frontal de sete fendas.
As versões 4x2 AT6 serão equipadas com o Jeep Traction Control+, que transfere o torque para a roda dianteira que estiver em contato com o solo em condições de pisos escorregadios. Já as versões de topo, com tração 4x4 e câmbio AT9, terão as mesmas funções off road do Renegade 2.0 turbodiesel, com as mesmas capacidades de tração e submersão e distância do solo.
Todas as versões vão trazer de série seis airbags e frenagem autônoma de emergência, entre outros sistemas de auxílio à condução. As suspensões e direção foram recalibradas para se readequarem ao novo conjunto mecânico, proporcionando boa dirigibilidade e segurança.
MOTOR O propulsor T270 chega ao Renegade principalmente para substituir o pouco eficiente 1.8 E.torQ, de 139cv de potência máxima e torque de 19,2kgfm, com números de consumo desanimadores. O 2.0 turbodiesel de 170cv e 35,7kgfm de torque continuará sendo oferecido no Compass e no Commander.
DIRIGINDO A experiência ao volante do Jeep Renegade com motor T270 no Circuito dos Cristais ocorreu em uma versão Trailhawk 4x4 AT9. Fomos direto para a pista off road, repleta de obstáculos, trechos alagados, rampas íngremes e pisos escorregadios, além de trilhas com pisos bem irregulares. A conclusão que se chega é que o motor 1.3 turbo consegue dar ao Renegade desempenho no fora de estrada bem semelhante ao proporcionado pelo propulsor turbodiesel. Claro que existe uma diferença significativa de torque entre ambos, mas o T270 disponibiliza a força já em baixas rotações, favorecendo a performance do SUV compacto em situações complicadas. No asfalto, o motor turbo demonstrou ter um discreto delay na arrancada, demorando um pouquinho a reagir. Mas, depois que o turbo entra em ação e o motor enche, os 185cv chegam rapidamente e garantem uma condução divertida.
O sistema de tração mantém o movimento controlado em qualquer tipo de terreno. As suspensões foram ajustadas de modo a manter o Renegade equilibrado mesmo estando com uma roda suspensa. E os bons ângulos de entrada, saída e transposição ajudam o jipinho a vencer quase todos os obstáculos. O novo Renegade será equipado com controles de tração e estabilidade e pneus All Terrain ATR. Terá também o Terrain Selector, com os modos de condução Auto, Snow, Sand, Mud e Rock.
Com esse motor, o Renegade passa a ser o mais potente entre os SUVs compactos. Atualmente, o modelo tem preços que vão de R$ 96.990 (com tração 4x2 e motor 1.8 flex) a R$ 180.990 (4x4 e 2.0 turbodiesel). Com as novas combinações de motor e câmbios, a Jeep certamente reposicionará os preços do novo Renegade, para mantê-lo competitivo no segmento.
(*) Jornalista viajou a convite da Jeep
FICHA TÉCNICA – NOVO JEEP RENEGADE TRAILHAWK T270 FLEX 4x4 AT9
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³, flex, turbo, que desenvolve 180cv (gasolina)/185cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 27,5kgfm a 1.750rpm
TRANSMISSÃO
Tração 4x4 e câmbio automático de nove marchas
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD
SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora; traseira, tipo McPherson com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora/liga de alumínio 6,5” x 17”/215/60 R17
DIREÇÃO
Com pinhão e cremalheira e assistência elétrica, diâmetro mínimo de curva: 10,8m
PESO
1.643kg
CAPACIDADES
Do tanque, 55 litros; porta-malas, 320 litros; de carga (passageiros mais bagagem) 400kg
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento, 4,26m; largura, 1,80m; altura, 1,71m; distância entre-eixos, 2,57m; altura mínima do solo, 21,6cm
ÂNGULOS
De entrada: 30 graus
De saída: 32 graus
De rampa: 22 graus
DESEMPENHO
Velocidade máxima: 200km/h (g)/202km/h (e)
Aceleração até 100km/h: 9,9 s (g)/ 9,7 s (e)