Cada uma das unidades produzidas do carro de corrida serão contruídas através de um processo totalmente artesanal, desenvolvido pela divisão Jaguar Land Rover Classic Works, em Warwickshire.
A intenção da montadora com a fabricação dos clássicos vem da ambição original da Jaguar que, em 1955, planejou a produção de 100 unidades, mas só conseguiu concluir 75 unidades. Por isso apenas 25 modelos produzidos a partir de agora, mais de seis décadas depois.
O D-type foi responsável pelo pódio mais alto três vezes em uma das mais famosas corridas de todos os tempos, a 24 horas de Le Mans. As novas unidades têm debaixo do capô está um motor XK de seis cilindros e serão produzidas em acordo com as especificações autênticas e originais vigentes na jaguar naquela época.
O clássico é o terceiro veículo de continuação da divisão da Jaguar, complementando os seis E-types Lightweight, finalizados em 2014 e 2015, e nove XKSSs construídos em 2017 e 2018.
Para os interessados existe a possibilidade de escolher o tipo de carroceria entra a de nariz curto, feita em 1955, e de nariz alongado, feita em 1956. A primeira unidade já está sendo exibida no Salão Retromobile, em Paris, e é um protótipo de carroceria com nariz alongado.