Publicidade

Estado de Minas ESTUDO

Pesquisa revela que abastecer em horários mais quentes acarretam em perca de combustível

Combustível em temperatura elevada mantém o volume mas diminui peso


postado em 08/02/2018 14:50 / atualizado em 08/02/2018 16:36

Na gasolina a perca de quase 400ml a cada 50 litros de gasolina. Já no caso do álcool, a perda é menor, sendo 250ml a cada 50 litros. (foto: Peu Ricardo/Esp.DP)
Na gasolina a perca de quase 400ml a cada 50 litros de gasolina. Já no caso do álcool, a perda é menor, sendo 250ml a cada 50 litros. (foto: Peu Ricardo/Esp.DP)
 
Pesquisa realizada por estudantes da IUniversidade Federal de Campina Grande (UFCG) revela que o horário em que o veículo é abastecido influencia na quantidade de combustível que sai da bomba e entra no tanque. O estudo mostra que quem abastece em horários mais quentes do dia perde quantidade real de combustível em função da temperatura.
O estudo foi realizado pelo curso de Engenharia Mecânica da UFCG, que é responsável pelos testes de qualidade dos combustíveis vendidos na região de Campina Grande e Sertão da Paraíba. A descoberta  realizada no laboratório experimental do curso foi  que a  temperatura interfere no peso do combustível.
A pesquisa consistiu em testar amostras de gasolina e álcool colhidas em postos de combustíveis em horários diferentes, sendo a coleta feita entre 12h e 14h e outra após às 19h. A partir de então, foi revelado que os veículos abaastecidos em horários mais quentes tiveram uma perda de quase 400ml a cada 50 litros de gasolina. Já no caso do álcool, a perda é menor, sendo 250ml a cada 50 litros do combustível.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade