Publicidade

Estado de Minas ESPECIALISTA ORIENTA

Seminovo ou zero km: qual o melhor?

As vantagens de investir em um carro 0km podem ser maior do que comprar um seminovo. Confira


postado em 09/06/2018 10:00 / atualizado em 11/06/2018 14:09

Seguro mais em conta e garantia da montadora são os principais atrativos para uma compra de um carro novo (foto: Amanda Oliveira/Esp.DP)
Seguro mais em conta e garantia da montadora são os principais atrativos para uma compra de um carro novo (foto: Amanda Oliveira/Esp.DP)
 
A compra de um carro é o sonho de muitos, mas quando pesam na balança o preço e a qualidade do veículo, é preciso, primeiro, ficar atento ao comprometimento na renda. O automóvel ideal daqueles que sonham com o veículo próprio é que ele seja completo, novo e que o preço caiba no bolso. Para isso, é preciso pesquisar.
Nas concessionárias, que vendem tanto novos quanto usados, a procura ainda é maior para um segmento só. “Os 0km são os mais pesquisados, em comparação aos seminovos, aqui na loja”, aponta o gerente de vendas da América Ford, Flávio Duarte.

Os gastos com um veículo seminovo podem superar o valor da diferença, caso o comprador opte por um 0km. “Existe a depreciação quando o veículo sai da concessionária, mas é um valor utópico, uma vez que a loja responsável pela revenda precisa agregar em cima do valor para a venda ser rentável”, esclarece o gerente.
Comprar um carro que esteja saindo do mercado pode gerar condições mais em conta (foto: Thalyta Tavares/Esp.DP)
Comprar um carro que esteja saindo do mercado pode gerar condições mais em conta (foto: Thalyta Tavares/Esp.DP)

Antes de tomar qualquer decisão em relação ao modelo, não precisa nem ser especialista para saber, é preciso estudar as finanças para saber se esse é o momento certo para investir. Além de, claro, pesquisar nas concessionárias os modelos mais em conta. Uma dica para comprar um carro 0 km é procurar por aquele modelo que esteja saindo do mercado. A baixa no preço por esses carros acontece porque fica cada vez mais difícil vendê-los, já que as peças de reposição ficam cada vez mais raras de se encontrar.

Comprar um automóvel novo tem o ponto positivo de saber que o carro não foi utilizado anteriormente. “A principal vantagem entre um seminovo e um 0km é saber a procedência do veículo”, revela Flávio. Dessa forma, qualquer problema que apareça, existe a garantia de fábrica, que também é outro atrativo dos veículos novos.

Umas das principais vantagens de comprar o carro 0km é o pós-venda, já que as fabricantes dispõem de garantias que variam entre um e seis anos. Mas é importante destacar que, para ter direito a esse privilégio, o veículo precisa fazer os reparos exclusivamente na concessionária.
É imprescindível testar imediatamente o veículo após a compra (foto: Gabriel Melo / Esp. DP)
É imprescindível testar imediatamente o veículo após a compra (foto: Gabriel Melo / Esp. DP)

Testar o veículo pelo qual se interessou também é primordial para ajudar na decisão. Essa avaliação é comum quando se procura um veículo usado, mas, para os novos isso também é importante. Uma dica valiosa é, em vez de testar o veículo novo, alugar um do mesmo modelo, porém o mais velho disponível. Dessa forma é possível observar os efeitos do tempo.

O seguro de um carro zero também pode ser um atrativo na hora de fechar negócio. “O valor pago pela segurança de um veículo novo é sempre mais barato do que o do seminovo, porque o risco da seguradora de perder o carro também é menor, graças às garantias de fábrica”, conclui Flávio.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade