Elétrico

Liberação de recarga da Aneel levanta dúvidas

Regulamentação tem como finalidade expandir o setor no Brasil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/06/2018 18:17


Modelos elétricos terão mais opções de locais de recarga. Foto: BMW / Divulgação - Modelos elétricos terão mais opções de locais de recarga. Foto: BMW / Divulgação
O Brasil, atualmente, possui 119 postos de recarga. Aqui em Pernambuco o número é ainda menor. É difícil encontrar um local que disponha do equipamento necessário.
 
Pensando em aumentar a participação desse setor no mercado automotivo brasilieiro, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou uma regulamentação para os veículos elétricos no Brasil.
 
Desta forma, distribuidoras, postos de combustíveis, shopping, estacionamentos, postos rodoviários e diversos outros estabelecimentos poderão optar por disponibilizar o serviço de recarga e, se irão cobrar por isso.
 
A Aneel não colocou muitos empecilhos na regulamentação. Desta forma, para o órgão, é possível evitar interferência da atividade nos processos tarifários dos consumidores de energia elétrica, uma vez que o serviço é prestado por uma distribuidora.
 
Falta de fiscalização pode gerar cartéis. Foto: Peu Ricardo / DP - Falta de fiscalização pode gerar cartéis. Foto: Peu Ricardo / DP
A Agência explicou ainda que um dos desdobramentos esperados da regulamentação é a atividade livre, sem tarifa comercial nem residencial fixadas, diferente do que acontece com os postos de combustível tradicional, que são controlados pela Petrobras.
 
Outro ponto abordado é que as concessionárias locais também poderão disponibilizar o serviço, desde que a empresa não tenha como atividade-fim a distribuição.
 
Diversos pontos foram levantados em relação à regulamentação, entre eles o valor que seria cobrado por esse serviço. Sem um parâmetro, nem nenhum tipo de fiscalização mais presente é possível que existam disparidades grandes em relação ao valor cobrado por cada estabelecimento
 
Isso pode até abrir espaço para irregularidades como a formação de cartel, com valores de recarga que beneficiam somente os empresários.
 
Encontre seu veículo

Veículos

Últimas notícias

ver todas
17 de julho de 2018