Duas Rodas

Revisão da alta cilindrada é mais que importante

Saiba quais os principais itens que precisam de uma verificação mais cuidadosa na manutenção de motos de alto desempenho

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postado em 07/07/2018 08:00 / atualizado em 06/07/2018 12:45 Thays Martins /Diario de Pernambuco


Pneus de motos de alta cilindrada sofrem mais desgastes e precisam de cuidados  - Paulo Paiva / DP Pneus de motos de alta cilindrada sofrem mais desgastes e precisam de cuidados
 
Motocicletas de alta e média performance são procuradas por motociclistas que desejam um veículo mais potente para a prática de esportes  ou para pegar a estrada em viagens. Com uma potência maior, sempre que possível, os donos dessas motocicletas estão acelerando. Com isso, é importante ficar atento a componentes essenciais como freios, corrente, pneus, filtro de ar e sistema eletrônico, pois uma pequena falha coloca em risco diretamente a vida do condutor.
 
Tendo em vista a segurança do piloto, é primordial seguir a recomendação de acordo com a quilometragem encontrada no manual, pois cada modelo pode recomendar uma quilometragem ou situação específica para revisão. Na oficina, o mecânico irá avaliar os principais componentes que se degradam  na moto de alta e média potência, como Honda CB 650F, Kawasaki Z650 e Suzuki Hayabusa 1300.
 
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As motos com mais potência costumam ter especificações mais distintas, em relação as 125 cc e 150 cc, por isso cada marca possui uma tabela de cada modelo detalhando tempo de troca de diversos componentes, como por exemplo as velas, que variam de acordo com a quilometragem e modelo.

FREIOS
 
São itens imprescindíveis em qualquer motocicleta, tendo a de média e alto desempenho um fator decisivo, pois com o freio danificado, a moto terá um tempo e espaço de frenagem maior, podendo causar acidente. O veículo com freios a disco (mais comum em altas cilindradas) costuma se desgastar mais rápido do que o freio a tambor (mais comum entre motocicletas de baixa potência). Se, ao pilotar, o condutor escutar som de ferro com ferro ao freiar, é primordial que procure um mecânico para a checagem do componente. Já problemas com o sistema ABS e CBS podem ser detectados por vibrações no guidão na hora da frenagem.

CORRENTE
 
Mantenha a corrente sempre limpa e lubrificada, ela é responsável por transmitir a força do motor à roda traseira. Uma corrente folgada ou apertada demais pode se romper em movimento, causando um acidente.

PNEUS
 
Por serem motos mais pesadas e com mais potência, o desgaste do pneu é diferenciado e deve ser observada a aparição de bolhas ou seu desgaste excessivo, pois são sinais para a troca do pneu. Esse tempo varia de acordo como o piloto conduz a motocicleta.

 
FILTRO DE AR
 
Essa peça capta as impurezas para conseguir um melhor ar para câmara de combustão, realizando uma queima de qualidade. O filtro de ar garante a integridade das peças internas do motor.
 
Robson Bezerra é mecânico da Sombra 46 Motos e afirma em uma boa manutenção, mesmo que não tenha item para ser trocado, a moto passa por uma lubrificação e verificação padrão. “Cada modelo de moto tem um tempo de troca de peças específico, indicado pela marca. Então, a manutenção é personalizada para cada moto”, destaca Robson. Outro ponto importante, é não tentar improvisar peças, como por exemplo, substituir uma bateria de motocicleta por um nobreak, pois, de acordo com Robson, pode causar uma explosão da moto.

Tags: vrum Estado de Minas veículos destruídos em incêndio na fábrica em Browns Lane produção de nove unidades do XKSS 1957 divisão de modelos clássicos da Jaguar Jaguar Classic Jaguar XKSS Réplica original

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