Publicidade

Estado de Minas COPA DO MUNDO

Renault Clio é o que a França e a Croácia tem de mais em comum, além da final da Copa do Mundo

As seleções que disputarão a final do Mundial de futebol amanhã tem em comum o Clio, que é o mais vendido nos dois países


postado em 17/07/2018 15:55 / atualizado em 17/07/2018 16:17

Surpresa e história. Essas palavras, sem dúvida, marcam a Copa do Mundo da Fifa, antes mesmo dela chegar ao fim neste domingo . Até aqui, mais de 60 jogos, mais de 160 gols, 8 grupos e 32 seleções singularizaram a 21ª edição do Mundial na Rússia. Todos os continentes mandaram representantes. Mas a partida final só vai dar Europa. O confronto é entre França e Croácia. O resultado? Não sabemos. Mas o que os dois países têm em comum, adiantamos: o Renault Clio. Coincidência ou não, o automóvel é o mais vendido nos dois países, pelo menos entre janeiro e junho de 2018. O compacto na Europa possui tração, motor 4 cilindros à gasolina e/ou 4 cilindros bicombustível.

 

(foto: Renault / Divulgação)
(foto: Renault / Divulgação)
 


No quesito automobilístico, os franceses se assemelham aos pernambucanos quando o assunto é bairrismo. Por lá, o pódio é composto só por montadoras do próprio país: Renault, Peugeot e Citroën. Elas encabeçam o top 10 dos veículos mais vendidos, numa disputa acirradíssima. Na terra do ponta Kylian Mbappé, houve mais de 32,4 mil emplacamentos do Clio só nos 3 primeiros meses de 2018. Na sua cola, está o Peugeot 208, com pouco mais de 28 mil unidades comercializadas no mesmo período.


Essa projeção vem desde o ano passado, quando a colocação ficou assim: Clio em 1º lugar com 117,4 mil emplacamentos; Peugeout 208 na segunda colocação com 97,6 mil unidades vendidas e o Peugeot 3008 no 3º lugar com 74,2 mil exemplares emplacados.

 

(foto: Renault / Divulgação)
(foto: Renault / Divulgação)
 

 

Pelas bandas do meia Luka Modri, o Renault Clio corresponde a pouco mais de 8% das vendas de automóveis neste ano na Croácia (29,6 mil). Por lá, existem as versões GT Line, Limited, Zen e ainda a R.S Trophy com 220 cv e câmbio de dupla embreagem. Pode-se compará-lo por aqui com seu irmão Renault Sandero, já que na terra do “menino Ney”, o Clio saiu de linha após 20 anos em 2017. Na época, custava algo em torno de R$ 34.985.
O pódio croata, por enquanto, é composto ainda pelo Opel Corsa e o Skoda Octavia, que não são vendidos por aqui. Este último, no entanto, foi o campeão no ano passado com 2,4 mil unidades. Ao seu lado esteve o Clio (2,28 mil) e o Volkswagen Golf (2,26 mil).

Volks ou Ford em terceiro?
A disputa pelo 3º lugar geral da Copa do Mundo acontece neste sábado. Bélgica e Inglaterra disputam a vaga do pódio. No país do meia Kevin De Bruyne - autor do segundo gol na partida que eliminou o Brasil nas quartas de final -, o carro mais comprado pelos belgas no ano passado foi o Volkswagen Golf. Além das versões 1.0, 1.4 e o 2.0 GTI, eles contam com modelo híbrido, elétrico e performance. Por aqui, há expectativa de lançamento dos dois primeiros, mas sem data confirmada.


Já no país de Harry Kane e da Rainha Elizabeth, quem reinou no pódio de 2017 foi o Ford Fiesta. Na Europa, o Fiesta conta com diversas versões. Para se ter uma ideia, só na Grã Bretanha, são 17 opções. Entre eles, a aventureira Active e o esportivo ST. Este possui motor 1.5, turbo, de 200 cv de potência. Por aqui, perdeu espaço para seu irmão Ford Ka.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade