Publicidade

Estado de Minas SEGURANÇA

Conheça os freios das motocicletas

ABS, CBS e freio à tambor são as principais opções nas motocicletas


postado em 17/07/2018 16:28

Freio ABS é o mais seguro. Foto: KMT / Divulgação
Freio ABS é o mais seguro. Foto: KMT / Divulgação
O sistema de freios é um item imprescindível para a segurança em qualquer veículo. A manutenção correta deve ser aplicada periodicamente para não pôr em risco a vida do piloto e seu garupa. Os sistemas mais comuns são o ABS, CBS e freios à tambor.

Cada tipo de sistema, assim como modelo e quilometragem da moto, possui um determinado tempo de troca de pastilhas de freio, fluido, entre outros componentes. Quando se trata das pastilhas, é importante ficar atento ao pós-troca delas, pois há um período de adaptação nos discos, para que haja, necessariamente, um total contato. Porém, quando o proprietário da moto demora para realizar a troca das pastilhas, o disco pode ser comprometido, sendo necessário trocá-lo, trazendo um gasto a mais ao proprietário.

O sistema de freios ABS é o mais tecnológico entre os três tipos, pois consegue detectar uma desaceleração brusca na motocicleta e ajuda na frenagem automaticamente, sem o travamento das rodas. Este sistema evita de maneira drástica o número de acidentes, tendo em vista que boa parte são causados pela conhecida “freada de pânico”, que é quando o condutor freia bruscamente travando as rodas.

Por ser acionado com mais frequência como medida preventiva de segurança da motocicleta, os freios ABS são os que se desgastam com mais facilidade entre o CBS e os freios à tambor.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade