Publicidade

Estado de Minas SERVIÇO

Carros possuem identificação diferenciada

É possível saber a finalidade dos veículos através da cor de sua placa


postado em 01/09/2018 11:00 / atualizado em 03/09/2018 14:54

(foto: Rosalia Vasconcelos / DP / D.A. Press)
(foto: Rosalia Vasconcelos / DP / D.A. Press)
Não é difícil encontrar placas de veículos com colorações diferentes. Essas distinções são necessárias para discriminar a finalidade de cada carro. Por exemplo, um carro particular, o mais comum de ser visto, é cinza com letras pretas. Para ajudar você, que está na dúvida à respeito do assunto, o DP Auto explica as diferenças entre as cores das placas.

Cinza - A principal delas: é a placa de carros particulares, com o fundo cinza e as letras pretas, comumente aplicadas aos veículos dos cidadãos brasileiros aptos a rodar nas vias.

Vermelha - Depois dela, a mais encontrada pelas ruas é a de carros de aluguel, vermelha com letras brancas. Utilizada nos carros destinados a transporte público ou de aluguel, são mais comuns em táxis, caminhões, ônibus e qualquer outro meio de transporte que não seja particular e que esteja prestando um serviço pago.

Verde - Os veículos que ainda não chegaram às concessionárias, mas que já estão em fase de teste, também possuem uma placa específica. Com o fundo verde e as letras brancas, essas identificações são vistas frequentemente aqui no DP Auto e outros meios de imprensa automotivos. São vistas nos modelos flagrados, geralmente camuflado, rodando nas rodovias. É uma modalidade destinada exclusivamente para montadoras e oficinas que desejam circular com um veículo que ainda está em teste e que, por vezes, ainda não foram regularizados e sua versão final ainda não foi lançada.

Branca - Os veículos de auto-escolas também possuem uma cor própria para as suas identificações. Se você vir alguma placa branca com letras vermelhas circulando pelas ruas, saiba que o condutor ainda está aprendendo. Isso vale não só para carros e motos, mas ônibus e caminhões também. A placa tem a finalidade de ser uma indicação no trânsito, em relação às circunstâncias especiais pelas quais aquele veículo foi submetido.

Preta colecionador - Veículos de coleção possuem uma placa preta com letras cinzas. Quem frequenta exposição de carros antigos já deve ter se deparado com alguns exemplos. Os clássicos originais, quando conservados por mais de 30 anos com suas peças de fábrica, podem utilizar essa identificação.

Azul - Representantes diplomáticos também circulam com veículos que possuem placas especiais. Nesse caso, são azuis com letras brancas. Assim como acontece com os militares que quando estão em missões de paz internacionais pela ONU utilizam capacetes azuis. A diferenciação se faz necessária em função das diferenças de legislação em relação ao tratamento dado a corpos diplomáticos em serviço.

Preta oficial - E, por último, existem as placas pretas com letras douradas dos veículos oficiais de autoridades brasileiras. São elas que indicam que um representante oficial está dentro. Até mesmo seu formato é diferenciado, as placas são mais altas e menos compridas em relação às outras. Veículos com essa identificação são de propriedade dos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade