Publicidade

Estado de Minas SEGURANÇA

Jaguar desenvolve sistema de som para o I-PACE ser identificado por pedestres

Capaz de ser ouvido mesmo a uma velocidade de 20km/h, esta tecnologia pode salvar vidas e respeitará a futura legislação global


postado em 18/10/2018 09:48

O sistema de som avisa os pedestres mais vulneráveis de que um veículo elétrico (EV) se aproxima(foto: Divulgação )
O sistema de som avisa os pedestres mais vulneráveis de que um veículo elétrico (EV) se aproxima (foto: Divulgação )


O Jaguar I-PACE é o novo SUV, pioneiro no quesito carro elétrico da marca. Devido a ausência de som do motor, a Jaguar projetou o sistema exclusivo Audible Vehicle Alert System (AVAS), que atua como uma nova forma de chamar a atenção de pessoas cegas, com dificuldades de visão e pedestres mais vulneráveis sempre que um veículo elétrico se aproxima em baixa velocidade.

Esse projeto cumpre a legislação que em breve entrará em vigor em todo o mundo. Os engenheiros da Jaguar desenvolveram um som que pode ser ouvido a uma velocidade de 20km/h ultrapassando os 56dB(A), mínimos exigidos pela legislação europeia - a mais rígida do mundo -, para todos os veículos elétricos lançados a partir de julho de 2019.

O som emitido pelo I-PACE foi testado por membros da associação de Cães Guia para Cegos, a organização beneficente mais importante do Reino Unido para pessoas que sofrem de perda de visão, no âmbito dos testes realizados pela Jaguar. Além disso, esse foi o início de uma relação entre as duas organizações que deverá evoluir.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade