Publicidade

Estado de Minas COLUNA

Confira os destaques de Jorge Moraes de 11/11/2018

Editor comenta sobre a possibilidade do Brasil se tornar o novo emergente dos carros elétricos


postado em 12/11/2018 08:14

E a construção civil?

O Brasil pode se tornar o novo emergente dos carros elétricos. Vejo convergências de ideias para todos os lados do negócio. Aqui em São Paulo, no Salão do Automóvel, a Renault, única francesa na mostra, e a construtora MRV anunciaram, no fórum de mobilidade New Mobility, um estudo de parceria para construção, em condomínios residenciais, de estações de carregamento para elétricos. A princípio, o piloto começa em BH. E a alimentação das fontes de recarga seria fotovoltaica. A construção civil tem um papel importante nesse processo de renovação da indústria automotiva. Quem diria, hein? Tecnologia e cimento juntos em nome da economia e proteção do meio ambiente, por quê não? A Renault hoje oferece o Zoe, como o mais barato do segmento no Brasil. O compacto tem baterias com cinco anos de garantia e preço de R$ 149,9 mil. Outro detalhe: o planejamento de estações de recarga da baixíssimo preço motivará o consumo dos automóveis que serão abastecidos por uns trocados. Lembre-se que a autonomia dos veículos vai de 250 a 400 quilômetros. Boa iniciativa que poderia ser conectada às construtoras de Pernambuco, como a Moura Dubeux, por exemplo, que lança no Recife um projeto não semelhante mas de possibilidades que recebem o carro elétrico, ou logo em breve, a moto elétrica como parceiros de convivência no mundo residencial.
 
(foto: Cesar Itibere / AFP)
(foto: Cesar Itibere / AFP)
 
Rota 2030

O Senado aprovou nesta semana a medida provisória (MP) que cria o Rota 2030: programa de incentivo às montadoras para investimentos em pesquisa e desenvolvimento. O decreto regulamentando a medida foi assinado pelo presidente Michel Temer, durante o  Salão do Automóvel de São Paulo.

Auto motor

Especial do Salão do Automóvel de São Paulo 2018 com matérias divertidas da bienal que está em alta no mercado automotivo brasileiro. É domingo em Pernambuco, na tela da Band Tribuna. 

A Ford

Recado da rede autorizada no Salão. A montadora não pode demorar mais e tem que acelerar processos porque precisa enfrentar com mais oferta o segmento dos SUVs.

Encontros

O trade automotivo de Pernambuco está presente no Salão do Automóvel. Foram dezenas de representantes de concessionárias que cumprimentei na abertura do evento. 

Diario no Salão

Quem veio ver de perto a bienal foi o presidente do Diario de Pernambuco, Alexandre Rands, recebido pelo vice-presidente da Reed Alcântara Machado, Paulo Octávio.

 
Simpatia

O presidente da Bosch Automotive, Besaliel Botelho, esteve comigo e destacou a presença da empresa no desenvolvimento da indústria e sua contribuição para o mundo da mobilidade.

Parou de chorar

A rede Fiat no estande da montadora parou de resmungar e ganhou injeção de otimismo para enxergar o futuro nos próximos dois anos. O presidente da FCA fala comigo sobre o tema no CBN Motor. 

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
488 Pista no Brasil

A Ferrari anuncia o lançamento de seu mais novo modelo no Brasil, o 488 Pista. O esportivo possui motor V8 3.9 que alcança 720 cavalos de força, e faz de 0 a 100 km/h em 2,85 segundos e de 0 a 200 km/h em 7,6 s, com velocidade máxima de 340 km/h. 

Cidade

São Paulo sem vagas na rede hoteleira no fim de semana. Além do Salão, acontece o GP do Brasil de Fórmula Um neste domingo. E a cidade inteira “respira” gasolina, etanol, diesel e eletricidade. 

Mercado em alta

A produção de veículos sobe 5,2% em outubro. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram 263,3 mil unidades fabricadas.

Elétricos populares

Montadoras como a Nissan, Renault e Chevrolet anunciam, durante o Salão de São Paulo, que o Brasil receberá três modelos de carros elétricos. 

Panigale V4R

A Ducati lança a esportiva Panigale V4R. Modelo vem equipado com motor 4 cilindros e 998 cc de cilindrada, oferecendo 221 cv de força a 11,5 kgfm de torque. Custando 39.990 euros, modelo é a esportiva mais radical da montadora italiana.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade