Publicidade

Estado de Minas MERCADO

Land Rover: 70 anos de esportividade

Montadora celebra sete décadas de existência no setor automotivo e mostra que ainda está no seu auge


postado em 14/12/2018 17:47

Se os irmãos Wilks imaginavam lá em 1948, quando desenharam o primeiro projeto de um carro da Land Rover, que o modelo iria se perpetuar e levar para frente o nome de uma marca que é sinônimo de automóveis de qualidade, nunca saberemos. No entanto, eis o ano em que a montadora, típica de carros rústicos com tração 4x4, celebra sete décadas de existência.

 

(foto: Fernanda Freixosa/Divulgacao)
(foto: Fernanda Freixosa/Divulgacao)
 

 

Para comemorar a data, que vem sendo lembrada pela marca desde o início do ano, a montadora montou no último dia 4 um comboio com veículos que marcaram a história da Land Rover em São Paulo. Os clientes e convidados puderam testar a capacidade dos seus próprios veículos, além dos modelos atuais da marca britânica em pista offroad. Dentre os modelos da marca, estiveram Série I, Série II, Série IIA, Defender, Fire & Ice Defender, 90, 100 e 130, Range Rover Classic, Range Rover Sport, Discovery 1, Discovery 2, Discovery 3 e Discovery 4, Discovery Sport, Range Rover Evoque e Range Rover Velar.

 

 

(foto: Arquivo Pessoal)
(foto: Arquivo Pessoal)

 

 

Linha do Tempo

O primeiro modelo da marca foi o Defender, lançado em 1948. Ele “existe” até hoje. Quem não conhece o Defender? A nomenclatura é atual, o pioneiro da Land Rover foi batizado com o nome que o rege até os dias atuais só em 1990 - até então era conhecido apenas como “Land Rover”. Mas é o modelo que carrega o sinônimo de disposição para trajetos offroad até hoje, mesmo depois de ter deixado a linha de produção em 2016. O carro chegou até a ser estrela hollywoodiana, tendo participação no filme Spectre, da saga 007 de James Bond, que estreou em 2015. Entre os diferenciais, o carro contava com pneus enormes de 37 polegadas ao melhor estilo Bigfoot, suspensão com soluções da Bowler e amortecedores Bilstein, motor turbodiesel com 187 cavalos de potência (67 cv a mais que o original) e interior com bancos Recaro, cintos de quatro pontos e freio de estacionamento hidráulico.

 

(foto: Paulo Paiva / DP)
(foto: Paulo Paiva / DP)
 

 

Em 1958, dez anos depois do lançamento do primeiro modelo, a marca estreou o Serie 2. O carro foi vendido até 1961  e contava com uma versão 88 com entre-eixos de 2,2 metros e outra 109 com entre-eixos de 2,8 m. Ele passou a contar com janelas laterais com formato mais curvo e também um teto ligeiramente mais arredondado.

Em 1970 a marca apresentou o Range Rover, que era um carro ainda maior e que tinha uma melhor capacidade tanto para transportar as pessoas de forma mais cômoda, como disposição no trajeto offroad.

Depois da estreia da novidade de um modelo completamente novo, a montadora tomou gosto pela investida no seu portfólio e só aprimorou a gama. Exemplo disso é a estreia do Série 3 em 1971, o Discovery em 1989, o Freelander em 1997 e os que são, pelo menos hoje em dia, os mais vendidos pela marca, o Range Rover Sport e Evoque. O primeiro se caracteriza pelo teto mais baixo e o seu motor V8 turbodiesel. O Evoque tem um visual agressivo, com linhas esportivas e é um dos mais emplacados no Brasil no seu segmento. No ano passado, a Land Rover estreou o Velar no mercado. O carro chegou dispensando predicados no auge dos seus 2.0 Ingenium a gasolina de 250 cv. No entanto, a montadora já mostrou que não parou por aí. É que no próximo ano deve chegar a nova geração do Defender. Ou seja, setenta anos são só o começo.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade