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Estado de Minas CES 2019

Ford lança a C-V2X espécie de anjo da guarda do trânsito

Carros da Ford vão ouvir e conversar entre eles e com as pessoas


postado em 09/01/2019 18:26

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

Las Vegas - Tudo pelo celular. Como assim? O carro vai virar o tão esperado smartphone sobre rodas? Ainda é cedo para afirmar mas fica a dica: o que a Ford está aprontando na CES é engenharia de gigante. Traduzindo a chamada C-V2X como uma plataforma de comunicação do veículo conectada ao celular e integrado aos novos automóveis da marca nos EUA a partir de 2022.
E quanto ao Brasil? Os planos serão bem parecidos. Mas são outros quinhentos. Aqui nos Estados Unidos, a aproximadamente um ano, a montadora fechou um acordo com a Qualcomm, proprietária da marca Snapdragon, que produz processadores para smartphones, para desenvolver o projeto. No Brasil, a montadora deve uma melhor aplicação do FordPass com o já bem sucedido Sync3.

O que é o C-V2X?
Primeiro diria que é o anjo da guarda de motoristas e pedestres que permitirá algumas práticas como um carro fofocar com o outro. Pode sorrir. Os veículos vão “ouvir” e “conversar” entre eles, com as pessoas e a infraestrutura de trânsito. A proposta tem como bandeira a segurança do amanhã.

 

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

Mas tem um detalhe: a C-V2X foi planejada para operar com a rede de celular 5G, que está avançando pelo mundo e as operadoras no Brasil estão de olho. Já em 2019 ela começa com foco na banda fixa. A 5G é o que chamo de injeção direta no motor da telefonia. Ela permite a comunicação entre os dispositivos conectados sem que o sinal viaje primeiro. Simples e direto.
Don Butler, diretor executivo de veículos conectados da Ford, explica que o C-V2X será também gentileza que geralmente falta no trânsito, a tradução foi minha mas é isso aí. “Os veículos poderão se comunicar entre si para negociar qual tem a preferência na travessia de um cruzamento, assim como socorro em caso de acidente. Hoje, você consulta o Waze para te dar a melhor rota, nesse caso, o carro vai fazer isso por você. Para os autônomos nível 4, ainda longe do Brasil, é um prato cheio.

 

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

Outra aposta da Ford na CES são nos serviços GoRide. Um barato esse negócio que transporta gente com agilidade. Aqui eles chamam de scooters mas por aí pode batiza-los de patinetes elétricos. A Spin foi adquirida pela divisão Smart Mobility da marca do oval.

E ainda na arena da montadora, dentro do pavilhão norte, onde está a indústria de automóveis, deu tempo de conhecer um pouco mais da mobilidade conectada chamada de Autonomic. Ela trabalha o desenvolvimento com empresas do setor, como a RideOS, criadora de tecnologias de transporte e mapeamento, o fornecimento de estimativas de viagem precisas.

Com essa integração, as solicitações de carona podem ser facilmente combinadas tanto com veículos dirigidos por motoristas como com os futuros autônomos para sugerir a melhor forma de chegar a um destino.

Com esse “novo brinquedo”, por exemplo, você poderá ver mais através da parceira com a TribalScale o implemento daquilo que eles chamam de Dashero, outra plataforma de inteligência artificial que permite a compra de produtos e serviços por comandos de voz direto do veículo usando dados de uma nuvem carregada de produtos. Ah! Esse futuro. Vá se acostumando porque vamos falar muito dele.

 

 

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