Publicidade

Estado de Minas ÍCONE

60 anos do Fusca no Brasil

Volkswagen Sedan, como era conhecido, começou a ser produzido localmente em 1959


postado em 16/01/2019 17:29 / atualizado em 18/01/2019 08:21

Modelo chegou pela primeira vez importado, em 1950.(foto: Paulo Paiva / DP)
Modelo chegou pela primeira vez importado, em 1950. (foto: Paulo Paiva / DP)
No dia 3 de janeiro de 1959 o primeiro Volkswagen Sedan saía da linha de produção de Anchieta. Nascia assim, o primeiro icônico Fusca, nome que seria utilizado oficialmente pelo compacto anos depois, aqui no Brasil.

Antes, o modelo era importado da Alemanha, desde 1950. O compacto possuia um motor traseiro refrigerado a ar, com um design totalmente inovador para a época, quando as ruas eram dominadas por sedãs.

No dia 03 de janeiro de 1959 o primeiro Fusca saiu da linha de produção, totalmente feito no Brasil.(foto: Volkswagen / Divulgação)
No dia 03 de janeiro de 1959 o primeiro Fusca saiu da linha de produção, totalmente feito no Brasil. (foto: Volkswagen / Divulgação)
O sucesso começou pela união da praticidade de transportar até cinco ocupantes, com baixo consumo de combustível e resistência mecânica. A partir de 1953 o Fusca já era montado no Brasil, mas com peças importadas, em São Paulo.

Apesar de ter sido fabricado em 3 de janeiro de 1959, o primeiro compacto só foi vendido efetivamente quatro dias depois, no dia 7 de janeiro. O comprador foi o empresário paulistano Eduardo Andrea Matarazzo, filho do conde Francisco Matarazzo Júnior.

Planta da Volkswagen em Anchieta foi a responsável por começar a fabricar o modelo.(foto: Volkswagen / Divulgação)
Planta da Volkswagen em Anchieta foi a responsável por começar a fabricar o modelo. (foto: Volkswagen / Divulgação)
Na época, o Fusca foi vendido por Cr$ 471.200 em uma concessionária da zona sul de São Paulo. Debaixo do capô, o compacto possuía um motor traseiro boxer de 1.192 cm³, que entregava até 36 cavalos de potência, associado à um câmbio de quatro marchas que alcançava uma velocidade máxima de 110 km/h.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade