Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Ford cria robô que simula suor para testar os bancos

A máquina possibilita repetir o movimento de suor e calor 7.500 vezes durante três dias, que equivalem a dez anos de uso para testar a durabilidade dos materiais


postado em 23/01/2019 12:20

O robô simula o calor e transpiração corporal de uma pessoa sentada e em movimento. Foto: Ford/ Divulgação
O robô simula o calor e transpiração corporal de uma pessoa sentada e em movimento. Foto: Ford/ Divulgação

A Ford criou um robô, um tanto inusitado, que realiza uma simulação de suor para testar a durabilidade dos materiais utilizados nos bancos de seus automóveis. Uma situação corriqueira é entrar no veículo após uma caminhada ou prática de exercício físico que provocou o suor. Contudo, a máquina criada pela marca repete esse movimento 7.500 vezes durante três dias, que equivalem a dez anos de uso para testar a durabilidade dos materiais.

O teste é um aprimoramento do “Robutt”, robô que começou a ser usado há pouco mais de um ano na Europa para testar a resistência dos bancos, de modo experimental, e hoje é aplicado em todos os modelos produzidos pela marca na região. Inicialmente, ele simulava apenas a pressão exercida pelo corpo humano no assento. Agora, reproduz o peso e as dimensões de um homem grande, aquecido a 36° C e com transpiração de 450 mililitros de água, sentando e se movimentando sobre o banco.

“Os carros fazem parte da nossa vida e a prática de exercícios físicos também está sendo incorporada à rotina de muitas pessoas. Nem sempre elas conseguem tomar um banho ou mesmo se enxugar antes de ir para casa. O ‘Robutt’ é uma maneira de garantir que os bancos dos nossos carros se mantenham intactos por muitos anos sob diferentes condições de uso”, diz Florian Rohwer, engenheiro do Laboratório de Desenvolvimento de Carroceria e Chassi da Ford Europa.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade