Publicidade

Estado de Minas DICA DE OFICINA

Bateria veicular necessita de cuidados especiais


postado em 11/02/2019 17:30 / atualizado em 11/02/2019 17:35

FOTO: Gustavo Carvalho / Esp. DP (foto: FOTO: Gustavo Carvalho / Esp. DP )
FOTO: Gustavo Carvalho / Esp. DP (foto: FOTO: Gustavo Carvalho / Esp. DP )
Bateria automotiva tem um tempo de vida variável, algumas chegam a durar quatro anos, enquanto outras não chegam a dois, dependendo da qualidade da peça, manutenção e como foi feita a instalação elétrica do veículo. Além do clima da cidade e a forma de condução do motorista. É importante ter em mente que a duração da bateria em um carro novo pode ser diferente em relação a um mais antigo. Se o veículo contar com muitos equipamentos elétricos o consumo será maior, antecipando a necessidade de recarregar e até troca do item. A partir de um ano e meio de uso é importante verificar periodicamente o funcionamento e o desgaste da peça.

Normalmente, quando existe algo errado no equipamento, uma luz de alerta acende no painel, o que indica que é hora de visitar um mecânico. Mas, outros fatores que podem estar ligados ao mau funcionamento da bateria e que os proprietários devem ficar atentos. Entre eles estão partida pesada pela manhã - que também pode ter relação com o clima frio, luzes de faróis mais fracas, líquido vazando pela bateria, alta exigência do alternador após as partidas e dificuldade de acioná-la depois de utilizar algum acessório eletrônico como cd player, vidros elétricos, ar-condicionado etc. Dar a partida no veículo enquanto algum equipamento elétrico estiver ligado pode dar uma sobrecarga na bateria. Caso algum desses ou outros problemas sejam identificados, o veículo deve ser levado para a assistência.

A bateria é desenvolvida para suportar os itens de fábrica do veículo, acessórios como som e alarme feitos em empresas não autorizadas podem aumentar o consumo do item diminuindo assim a sua vida útil. Um alerta é sobre a troca da bateria enquanto o carro estiver ligado, isso faz com que o veículo perca a informação de recarga do equipamento, podendo jogar uma corrente mais alta que a necessária, danificando a parte elétrica.

Um fato pouco conhecido e que influencia na vida útil do item é o clima. Enquanto lugares muito quentes diminuem a vida útil da bateria, lugares muito frios mantêm a sua longevidade, no entanto podem fazer com que ela demore a funcionar. Nesses lugares os carros são vendidos com uma capa térmica para ajudar a manter a temperatura.

A troca do item pode ser considerada um procedimento fácil de realizar, mas apenas um mecânico especializado dispõe de treinamento e ferramentas necessárias para saber se é preciso realizar a mudança do produto e se certificar de que o item foi instalado corretamente, além de realizar testes para garantir a boa atividade da bateria. A queima de fusíveis ou lâmpadas de faróis com frequência é sinal que a bateria não foi instalada corretamente.

Na hora da substituição é importante verificar outros sistemas do carro que podem estar ligados ao funcionamento do item. O alternador deve estar gerando energia suficiente para o equipamento e o motor de partida deve estar em bom estado de funcionamento. É importante checar se não há nenhuma fuga de corrente descarregando a bateria, a fuga máxima tolerada é de 70mA, acima disto pode interferir no desempenho.

Possíveis quedas de tensão devem ser verificadas nos cabos positivos e negativos, isso pode causar uma deficiência no carregamento da bateria e prejudicar o funcionamento do motor de partida. É importante ficar alerta para não colocar os cabos nos pólos opostos, isso pode danificar o módulo de injeção do veículo.

A compra da bateria nova tem que ser feita levando em consideração o modelo e seguindo as especificações físicas e técnicas recomendadas pelo fabricante do veículo. É preciso observar o tamanho do equipamento e do compartimento em que ela encaixa. Uma dica valiosa, principalmente para o meio ambiente, é que a peça antiga deve ser descartada em locais especializados, através de empresas capacitadas para fazer esse procedimento. Por conter chumbo, o material pode contaminar a natureza.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade