Publicidade

Estado de Minas

Bomba de combustível requer cuidados especiais

Para assegurar o bom funcionamento da peça, atentar-se ao desempenho é imprescindível


postado em 29/03/2019 10:59 / atualizado em 29/03/2019 11:49

Fazer com que um veículo apresente bom desempenho pode até parecer uma tarefa fácil de se realizar, mas na prática nem sempre é assim que funciona. É que, além de lavar, encerar e deixar o tanque de combustível cheio, outros procedimentos precisam ser realizados periodicamente não só para proporcionar maior desempenho, mas também para garantir a segurança de todos os passageiros. 

 

 

 

Parte fundamental do sistema de injeção do veículo e responsável por bombear o combustível do tanque para o sistema de alimentação do motor, proporcionando todas as suas condições de trabalho, como carga, rotação e temperatura, a bomba de combustível necessita de alguns cuidados especiais a fim de garantir o correto funcionamento e durabilidade.

De acordo com o gerente de assistência técnica da Fiat Italiana no Recife, Carlos Monteiro, as bombas de combustíveis podem ser encontradas em dois tipos: mecânica e elétrica. “O primeiro é mais comum em carros carburados e seu funcionamento é feito através de um eixo. O segundo tipo é mais moderno, sendo acionado por um motor elétrico”, completa.

O sistema funciona de maneira prática. A bomba fica submersa ao combustível, e leva o fluido diretamente do fundo do tanque para as mangueiras de abastecimento que ficam interligadas aos bicos injetores. A parte externa da peça trabalha fixada ao chassi do veículo, próxima ao tanque ou ao motor, sugando o combustível do tubo coletor localizado no tanque.

Carlos comenta que um problema bastante comum no que diz respeito à bombas de combustíveis é o modo com que o proprietário atua com o veículo, onde as ações podem interferir diretamente no funcionamento da peça. “São vários os fatores que podem levar a perda do item. Dentre eles, os mais frequentes cometidos pelos proprietários dos automóveis são usar o tanque em reserva, além de abastecer com gasolina adulterada”, relata.

Perda de potência é um dos principais indícios de que a bomba de combustível apresenta problemas. O especialista adverte. “Jamais deve-se trafegar com o carro na reserva; evite abastecer em postos sem saber a origem. Além de prejudicar o desempenho, fluidos adulterados afetam diretamente as peças, reduzindo o tempo de vida útil da mesma”, conta.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade