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Estado de Minas HÍBRIDO

Ford lança seu novo utilitário, o Escape

SUV nasce em Detroit como opção certa para o mercado brasileiro. Montadora não garante mas nós confirmamos


postado em 02/04/2019 12:53 / atualizado em 02/04/2019 16:41

Modelo é a principal aposta da Ford para competir com o Jeep Compass. Foto: Jorge Moraes / DP
Modelo é a principal aposta da Ford para competir com o Jeep Compass. Foto: Jorge Moraes / DP
Detroit (EUA) - Do outro lado, em outra América, a do Norte, a Ford apresentou com estilo o anti-Compass. Nasce para o mundo, da plataforma front-wheel drive unibody architecture, o SUV Escape, luxuoso, em versões híbridas padrão e plug in, 4X2 e 4X4 com câmbio de oito marchas e 99,9% de chances de ser vendido no Brasil, mesmo não confirmado pelo vice-presidente da empresa, Rogélio Goldfarb, que defendeu ações estratégicas para a “nova Ford” focada nos SUVs e picapes globais.

Na rota do mercado brasileiro, mas antes em Detroit, vi de perto o Escape com boas chances de ser feito no México ou na Argentina. Ah! A planta de Camaçari, na Bahia, local de produção do EcoSport e da família Ka, estaria praticamente fora do páreo no atual estágio do negócio.

Mas indo direto ao assunto o carro vai ou não desembarcar no Brasil? Eu diria que sim. Escrevi acima e reforço: faça a partir de hoje a contagem regressiva para ver o modelo 2021 rodando. O Escape 2020 é um utilitário elegante, charmoso e dono de tecnologia invejável. Carro exibiu, em parte, o que foi apresentado na CES, em janeiro, em Las Vegas (EUA), quando a Ford propôs que o "invisível viraria realidade". Com comunicação Ford Co-Pilot360, uso de radares, nenhum motorista ou passageiro a bordo será pego de surpresa.

O Escape tem anjo da guarda eletrônico, sensores vigilantes para a repentina troca de faixa ou daquele pedestre que surge do nada e até mesmo alerta para ninguém com as mãos ao volante multifuncional dormir na estrada porque inteligência artificial estará de olho. Mas nem só da parte tecnológica vive o consumidor que deseja ter um SUV de status e principalmente estiloso.

Novo Escape está cotado para vir ao mercado brasileiro. Foto: Jorge Moraes / DP
Novo Escape está cotado para vir ao mercado brasileiro. Foto: Jorge Moraes / DP
Por isso o design é um show à parte que entrega elegância por onde você observar. Faça um 360° graus e confira. A engenharia foi buscar elementos de esportividade na arquitetura do veículo com elementos como a inspiração para a grade trapezoidal tirada do Mustang. O teto inclinado, frente e traseira com faróis e lanternas em harmonia e a silhueta suave são pontos que destaco no “style” do carro. Na parada, os retrovisores são rebatidos.

Vamos para Autonomia?
Tem de sobra com 643 quilômetros por tanque e no modo híbrido de tração dianteira são mais de 885 Km, segundo o fabricante. Entre os propulsores Ecoboost destaque para o 1.5 das versões S, SE e SEL com 183 cv. O 2.0 entrega 253 vc com 38 Kgfm. O SE Sport e Titanium recebe o novo motor híbrido de ciclo Atkinson de 2.5 litros e câmbio CVT gerando 237 cv e máxima de 137 Km/h no modo elétrico. A chave é por botão de partida e a autonomia desse sistema é de 48 Km. O SUV mede no entre-eixos: 2,71 metros; no comprimento 4,58m; largura sem espelho: 1,88m e com 2,17m. A rodagem pode ser do aro 17 ao 19 no mais topado.

No modo Plug in são cerca de 10 a 11 horas para carregar em tomada de 110 V e 3,5 horas na 240 V. Vale pontuar que o Escape híbrido possui quatro modos de adequação e necessidade do condutor com gasolina ou eletricidade. A bateria de íons de lítio, refrigerada por líquido, foi alojada sob os bancos de trás, sem tirar espaço do porta-malas. A do híbrido padrão, do tamanho de uma pasta, mede cerca de um terço do tamanho da que equipava o primeiro Escape Hybrid.

Espaço de minivan
É generoso nesse ponto trazendo os bancos traseiros deslizantes. Detalhe que torna o Escape amigo dos caronas. No porta-malas espaço para 1060 litros com capacidade para acomodar quatro malas de 25 quilos. Mostro isso no vídeo.

Quanto ao painel e quadro de instrumentos, o cluster digital das versões mais completas é de 12,3 polegadas e, de quebra, se você acha que acabou nada disso. Pra fechar o tempo peço permissão para reverenciar o sistema de dez alto falantes da Bang & Olufsen, um dos maiores ícones mundiais em matéria de som. E disso eu gosto muito. 

Utilitário tem autonomia de 643 quilômetros por tanque e no modo híbrido de tração dianteira são mais de 885 km. Foto: Ford / Divulgação
Utilitário tem autonomia de 643 quilômetros por tanque e no modo híbrido de tração dianteira são mais de 885 km. Foto: Ford / Divulgação
A partir do Escape SE, a tela flutuante de oito polegadas sensível ao toque - item do Ecosport e do Ka é rápida e fácil de devorar com Sync 3 mais Android Auto ou Carplay para os applemaníacos. Mas a novidade é a sintonia com o Ford+Alexa, da Amazon, ofertando sensata entrega de tecnologia e o mundo de inteligência artificial na cabine. Para deixar a turma do celular 100% carregada não faltam conexões USB A e C, 12 volts e a base de carga por indução no console central.

A Montadora também vai oferecer no utilitário-esportivo o piloto automático adaptativo e o assistente de estacionamento (ele faz tudo sozinho). O FordPass Connect é outro recurso de série que entrega conexão Wi-Fi 4G LTE para até 10 dispositivos móveis, com serviço de assinatura compatível. Perguntei pelo 5G aos engenheiros que cuidaram da parte tech e a resposta foi direta: tá na mão. Pronto acho que contei tudo do carro.

Quanto ao teste drive perguntei ao time da Ford quando seria. Eles comentaram que nada podem afirmar porque precisam confirmar antes o que a rede de concessionárias já confirmou nos bastidores. No Brasil serão mais três novos SUVs somados ao atual Eco e Edge e duas novas picapes. Vamos atrás porque dirigimos a F-150 Raptor 2019 mas isso conto depois. 
 
Confira o vídeo:
 
 

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