Publicidade

Estado de Minas

XC90 R Design é excelência de SUV mas custa R$ 429,9 mil


postado em 15/04/2019 15:23 / atualizado em 15/04/2019 16:19

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)

 

São Paulo - O Volvo XC90 T8 R Design era a versão que faltava para completar a família do luxuoso e, não menos inteligente, SUV. E diria que é a cereja do bolo para avançar no segmento. No combate direto, entre os concorrentes, está o elegante Range Rover Velar. Com o mesmo perfil de cliente, que busca no visual mais esportivo, um SUV personalizado. O lifestyle nele é gerado pela proposta mais arrojada e, veja na rodagem 22 polegadas o quanto o jogo interfere na arquitetura do veículo, a assinatura da grife R Design e o motor híbrido de 407 cv completam a pegada. O grandão pode parar na sua garagem por R$ 429.950. A oferece duas novas cores: Passion Red e Bursting Blue.


No Interior, na cor preta e fibra de carbono onde era madeira na base frontal do painel e console central. O couro está em toda parte, além dos sete lugares e panos de portas, o painel e o volante com acabamento pontilhado é sinal de riqueza. Vamos pensar que é uma proposta mais esportiva no andar de cima. A tela central de 9 polegadas, posso afirmar, a melhor do mercado, sensível ao toque tem como companheiro o cluster digital de 12,3 e nele as informações dos relógios, computadores de bordo e estilo de condução.

 

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)

 

O sistema de som Bower & Wilkins, uma sala de concerto, de 1400 watts pode ser otimizado em três estilos. Sou louco por som e vi mais uma vez o alto padrão de qualidade assim como Bang Olufsen e Meridian. Feche os olhos, escolha uma boa música na garagem. Curta isso antes de sair com o carro. O ar-condicionado de quatro zonas é de ajuste digital, assim como tudo a bordo. Ah! Não esqueça da chave de partida feita através de um botão giratório.

Motorização

O powertrain é o T8 híbrido 2.0 turbo com supercharger de 320 cv mais o elétrico de 87 cv (São 407 vc no total ) onde juntos geram 64 quilos de torque e fazem 0 a 100 Km/h em 5,6 segundos. A bateria, de 10,4 Kw/h, permite nesse modo uma autonomia de 40 Km/h. A caixa de marchas automática de oito velocidades é guiada pela alavanca cristalina, exclusiva do T8. Dirigi-lo é puro prazer.


A suspensão com controle eletrônico pneumático (sem as tradicionais molas) é um escândalo de excelência, sem exagero. Basta pilotar e forçar a barra na estrada ou na pista irregular. O volante elétrico progressivo, dono de alguns botões e aletas para troca das marchas, faz a diferença. E siga meu conselho: seja mais ousado, opte pelo modo dinâmico, por exemplo. O XC90 de 4.950 mm e entre eixos de 2.984 mm ainda oferece a direção no indicador puro, híbrido, AWD, individual e o power.

 

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)


Quanto a economia de combustível, na estrada, na mistura dos dois motores os dados informavam perto dos 19 Km/l. Mas como pensar nisso para um carro de pouco mais de 400 mil? Se você roda menos de 40 Km por dia e, em até 120 Km/h aliviando no pedal do acelerador, dificilmente voltará ao posto de combustível no mesmo mês. No modo power é outra coisa porque o motorista explora os 407 cavalos de potência do AWD.

Tecnologia

O sensor de ponto cego faz bem para o motorista sempre alertado pelo retrovisor e o volante para te levar ao alinhamento certo, mais afastado do obstáculo. Se depender da Volvo, nada de colisão por bobeira. Os alertas continuam para um possível choque na traseira, o veículo parado, com o motorista no comando, avisa a quem está se aproximando com um sinal de luz gerado das lanternas. Os faróis de fachos inteligentes são full LED e a inspiração do desenho foi do martelo de Thor. Em todo R Design a grade frontal é preta portanto também é outra assinatura.


Mas não dá para esquecer o pilot assist ativado até 130 Km/h que está conectado ao ACC - controle de cruzeiro adaptativo e ainda a tecnologia que previne a saída de estrada no off road. 90 R Design também oferece park assist, head up display no para-brisas informações de direção e câmara 360 graus. A Volvo tem de série em todos os carros o serviço do On Call que funciona 24 horas e funciona como concierge e guardião do veículo. A Empresa no Brasil começou a fazer o trabalho de instalação de pontos de recarga em lugares estratégicos como shoppings e mercados.
O XC90 T8 R-Design vem equipado com cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, no entanto, com maior tempo para a recarga.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade