Publicidade

Estado de Minas CAMPANHA

Confira dicas para boas práticas no trânsito

O Maio Amarelo nos leva a refletir sobre pequenas atitudes que podem salvar vidas no trânsito


postado em 07/05/2019 09:21

Foto: Leandro de Santana/ Esp. DP
Foto: Leandro de Santana/ Esp. DP
Neste mês, a sociedade é levada a vivenciar o Maio Amarelo, campanha com o objetivo de dar visibilidade à violência no trânsito.  Promovido desde 2013 pelo Observatório nacional de Segurança Viária (ONSV), a campanha traz reflexões e ações ao longo de todo o mês. A seguir, confira uma série de atitudes simples para conservar boas práticas como condutor ou passageiro.

1 – Tenha atenção com pedestres e ciclistas

O trânsito das cidades não é composto apenas pelos automóveis e seus motoristas. Ciclistas, skatistas, pedestres que caminham a pé ou que aderiram à moda dos patinetes elétricos também fazem parte desse ecossistema. Por isso, é de extrema importância que os motoristas de carros, ônibus, caminhões e outros veículos de passeio e transporte de cargas tenham atenção com as pessoas que são mais vulneráveis por não ter a mesma proteção que esses veículos oferecem. É responsabilidade do motorista protegê-los sempre.

2 – Não ultrapasse a velocidade permitida

Boa parte dos acidentes é causado pelo excesso do limite de velocidade. As velocidades que são definidas em cada via devem ser respeitadas a fim de manter a integridade de todos os envolvidos no trânsito. O motorista não deve, em circunstância alguma, ultrapassar os limites estabelecidos.

3 – Não realize ultrapassagens proibidas

As sinalizações das vias têm como objetivo principal garantir a segurança de quem está dirigindo e alguns trechos não permitem determinadas manobras. As ultrapassagens, quando feitas em lugares não indicados, tendem a gerar acidentes. Portanto, ultrapasse apenas na faixa pontilhada.

4 – Respeite os semáforos

O semáforo é uma ferramenta utilizada para controlar o tráfego de veículos e de pedestres que utiliza uma linguagem simples, com três luzes nas cores vermelha, amarela e verde. Respeitar as luzes do semáforo é de extrema importância. Não passe quando ele estiver vermelho, mesmo com o trânsito livre. E lembre-se: amarelo é sinal de atenção, não aceleração.

5 – Garanta a segurança dos bebês e crianças

Bebês e crianças são, sem dúvida, mais vulneráveis do que adultos dentro do veículo. Por isso, é crucial que eles estejam bem acomodados no banco de trás sempre utilizando o cinto de segurança e cadeirinhas adequadas de acordo com a idade.

6 – Não dirija sob efeito de nenhuma substância

Dirigir e utilizar substâncias que alteram a percepção, reflexos e noção espacial, definitivamente não combinam. Se estiver sob o efeito de qualquer substância, passe a chave do carro para alguém que esteja em condições de dirigir.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade