Publicidade

Estado de Minas INOVAçãO

Volkswagen traz manual cognitivo em App dos veículos

A implementação dessa nova tecnologia complementa a forma com que os proprietários podem obter informações sobre os principais lançamentos da marca


postado em 14/05/2019 10:19

Com o App, o usuário pode ter as novidades dos principais lançamentos da marca. Foto: Jorge Moraes/ DP
Com o App, o usuário pode ter as novidades dos principais lançamentos da marca. Foto: Jorge Moraes/ DP
Desde os tempos do filme Se meu Fusca falasse (1968), muita gente sonha em ter um carro que interage com o motorista. Cinquenta anos se passaram e o Herbie (nome do simpático Fusquinha branco do filme), de certa forma, está entre nós. A tecnologia dos carros autônomos está cada vez mais avançada e ninguém duvida que em pouco tempo será uma realidade. Outros recursos de interatividade entre carro e motorista já estão presentes em modelos acessíveis, como o Volkswagen Virtus, Tiguan, Jetta e T-Cross. Vale lembrar que o sedã compacto da marca alemã foi o primeiro automóvel do Brasil a trazer recursos inéditos de conectividade e digitalização.

Nas entrelinhas,trata-se do manual cognitivo – que usa IBM Watson - presente nesses modelos. É a aposentadoria do livrinho do manual que ocupava o porta-luvas do veículo. Agora, todas as dúvidas podem ser tiradas, nesses modelos, a partir da interação com o robô do aplicativo Meu Volkswagen,que pode ser baixado por qualquer smartphone dos proprietários dos automóveis. No app, basta o motorista digitar a sua dúvida que a informação vai surgir no chat como robô. Se não quiser digitar, basta falar.
 
É que o sistema além de ter campos para digitação, tem o microfone para que o usuário faça sua pergunta oralmente – a linguagem poderá ser natural, como em uma conversa informal. O sistema reconhece sotaques e é capaz de aprender quanto mais se interage com ele.
 
Também entende linguagem abreviada, como “vc” (você) e “qd” (quando). O questionamento também pode ser feito por meio de imagem. Os usuários podem enviar fotos, junto às perguntas escritas ou de voz, e o aplicativo – por meio das tecnologias do Watson – avalia o conteúdo da imagem para elaborar uma resposta. Por exemplo, um motorista pode enviar uma foto do painel de controle e receber uma resposta sobre o que significa uma luz acesa no quadro de instrumentos e receber quais ações devem ser tomadas.
 
Questões que vão desde “como instalar corretamente a cadeirinha para transporte de crianças” a “calibragem ideal dos pneus do meu carro” podem ser respondidas tranquilamente e sem medo de fraudes. É que ao baixar o app, o motorista tem que colocar o número do chassi do veículo, o que gera as informações específicas sobre aquele exato modelo. Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.
 
O aplicativo Meu Volkswagen conta com tecnologia do Watson para responder as questões em português e espanhol. A implementação dessa nova tecnologia complementa a forma com que os proprietários podem obter informações sobre seus carros.
 
Todavia, o conteúdo impresso continua a ser oferecido. Vale lembrar que se o assistente não encontra informações para responder a questão do usuário, ele irá encaminhar para a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) da Volkswagen do Brasil. Dessa forma, o usuário nunca fica sem resposta.
 
O assistente cognitivo também poderá responder algumas dúvidas além daquelas que estão no manual do veículo. Esse conteúdo extra foi elaborado de acordo com as perguntas mais frequentes feitas pelos clientes Volkswagen à CRC. A interação como cliente também é levada para outro nível, mais próximo e pessoal. É possível, por meio do app, fazer agendamento de revisão do veículo com a concessionária de preferência e programar números de telefone para chamadas automáticas em situações de emergência.
 
Inclusive, falando em revisões, o aplicativo registra a data e o que foi feito durante todas as revisões do automóvel. O que gera uma garantia para uma futura negociação terceira do carro. Ou seja, se você quiser vender o veículo, poderá comprovar o que fez em todas as revisões nas lojas autorizadas da Volkswagen, o que deve agregar valor ao automóvel.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade