Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Dislub apresenta combustível mais eficiente

O Dura Mais promete até 10% a mais de eficiência com ganho de autonomia. Custo é de cerca de 2,5% a mais


postado em 22/05/2019 15:30 / atualizado em 23/05/2019 11:52

Dislub é detentora exclusiva da novidade no Norte/Nordeste. Foto: Grupo Dislub/Divulgação
Dislub é detentora exclusiva da novidade no Norte/Nordeste. Foto: Grupo Dislub/Divulgação
Por conta da grande competitividade do mercado de distribuição de combustíveis no estado, que é um dos que mais possui concorrência no Brasil, é preciso sempre pensar em alternativas de passar um produto diferenciado para o consumidor final. 

Foi pensando nisso que o grupo Dislub Equador, com sede no Nordeste, criou a gasolina Dura Mais. Enquanto as gasolinas aditivadas comuns possuem como característica principal a adição de um detergente e um dispersante para aumentar o desempenho mas são aditivos de baixa performance, o que pode não funcionar de forma ideal.

O novo combustível apresentado recebe um catalisador que aumenta esse desempenho, utilizado mais gasolina, sem desperdiçar, gerando uma economia de emissão de gases poluentes de até 50% e uma autonomia do veículo de até 10% a mais.

De acordo com Humberto Carrilho, sócio diretor do grupo Dislub Equador, cerca de 30% a 40% da gasolina deixa de queimar e acaba sendo enviada para o meio ambiente. “Então, recebemos a proposta de incluirmos um catalisador em nossos produtos responsável por acelerar o processo de combustão. É uma reação química capaz de viabilizar um processo mais rápido. Ele pega uma parte do combustível que não foi queimado e faz queimar. Melhorando o rendimento do veículo”, destaca.

Essa nova solução não ajuda apenas no bolso do consumidor, o meio ambiente é um dos principais favorecidos. “Com esse sistema menos emissão de poluentes é enviada para a atmosfera e precisa utilizar menos combustível. Na Califórnia, onde surgiu a ideia, a utilização do catalisador é obrigatória e é feita direto na refinaria, e na Alemanha 100% dos postos de combustíveis possuem a inovação”, revela Humberto. 

Alguns experimentos foram realizados com pessoas que utilizam os automóveis para o trabalho, como é o caso de Uber e Táxis. E o resultado foi satisfatório tanto para os proprietários dos veículos quanto para a Dislub. “A ideia chegou primeiro em Manaus e já é um grande sucesso. Lá e aqui no Recife, taxistas e motoristas de Uber, percorreram um trajeto de aproximadamente 540 km. E o resultado foi muito bom. Alguns declararam que, enquanto normalmente utilizavam um tanque de 50 litros, com a Dura Mais, a utilização foi de apenas 38 litros no mesmo trajeto”, aponta o representante da Dislub.

O catalisador possui a mesma eficiência em diesel e gasolina. Mas, em relação ao etanol, ainda está em estudo e seus resultados devem ser apresentados em breve. A novidade é uma exclusividade da Dislub nos estados no Norte e Nordeste e funciona em gasolina comum, simplesmente com a adição do catalisador.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade