A Caoa Chery mandou certo com o Tiggo 5X. O carro trouxe expressão e bom posicionamento para a marca no mercado dos SUVs brasileiros. Com 4,33m de comprimento, 1,83m de largura, 1,64m de altura e 2,63m de distância entre-eixos, o modelo é uma opção compacta esperta e praticamente completa, equipada com motor 1.5 turbo e câmbio automático de dupla embreagem. Na versão T, o preço é de R$ 86.990 e a TXS custa R$ 96.990. O automóvel já pode ser considerado uma das melhores oportunidades do segmento no Brasil.
Mesmo identificado como um SUV compacto, o Tiggo 5X traz características de carros maiores. Seu design marcante é outro ponto forte com linhas laterais acentuadas, frente com grade dividida por linhas cromadas, que se estendem até os faróis. Vale lembrar que os faróis de neblina, na parte inferior (disponível em versão topo de linha), assessoram a dianteira do Tiggo 5X.
Para quem tem grandes e pequenas famílias ele é feito sob medida? Sim senhor. Pode apostar. Com capacidade de 340 litros, a mala do Tiggo 5X com os bancos rebatidos ainda consegue comportar até 1.100 litros. Além disso, seu teto arqueado já vem equipado com Rack de alumínio, possibilitando o transporte dos mais diversos tipos de objetos, como por exemplo, uma prancha de surf ou um caiaque. Esses aspectos fazem com que o modelo seja uma boa opção para quem pratica esportes que necessitem de acessórios ou precisa de um espaço que possibilite uma boa redistribuição dos itens.
Motor
O SUV compacto está no mercado com um propulsor 1.5 turbo flex capaz de desenvolver até 150 cavalos de potência, abastecido com etanol e, 147 cv utilizando gasolina. O modelo carrega o mesmo propulsor utilizado no Arrizo 5, porém, com algumas modificações, como o ajuste para render mais torque, 21,4 kgfm a 1.750 rpm. A tração disponível é a dianteira.
Tecnologia
O Tiggo 5X dispõe, entre os itens de segurança e tecnologia, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, luzes diurnas em LED, partida por botão, freios a disco nas quatro rodas, central multimídia de nove polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital, sensores traseiros de estacionamento. Além disso, direção elétrica, piloto automático e sensor de pressão dos pneus também estão inclusos desde a versão de entrada, que chega ao mercado por R$ 86.990.
Na versão topo de linha, a TXS, o veículo vem equipado com faróis de neblina, rodas de 18 polegadas, além de acabamento interno Premium proporcionado pelo revestimento em couro e regulagem elétrica do banco do motorista - um item interessante para veículo que possui mais de um motorista, com diferentes estaturas - e teto solar panorâmico, equipado com cortinas. A versão mais completa está com preço sugerido de R$ 96.990. Na nossa opinião, a melhor. E vale o esforço porque por “muito pouco” você vai ficar melhor na fita.
Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery, declarou que as vendas refletem a confiança do consumidor nos novos produtos da empresa. “O mercado de SUVs é extremamente estratégico no cenário nacional, por isso, entramos nesse segmento de forma agressiva com três produtos bastante competitivos (ele se refere ao Tiggo 2 e ao Tiggo 7). As vendas demonstram a boa aceitação desse portfólio por parte do consumidor, que já enxerga o alto valor agregado dos produtos da Caoa Chery em relação aos concorrentes”.
Para o fim do ano, a Caoa Chery vai lançar o Tiggo 8, SUV topo da gama e da família que vai fazer a estreia do motor 1.6 turbo de injeção direta e da tecnologia Lion, que entre os poderes dessa função dispõe do reconhecimento facial a bordo.
Ficha técnica
Tiggo 5x
Motor: 1.5 turbo flex
Torque: 21,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, trazendo dupla embreagem (Dual-Clutch)
Cavalos de potência (Cv): 150 cv, abastecido com etanol, e 147 cv, utilizando gasolina
Tração: Dianteira
Dimenções
Comprimento: 4,33m
Largura: 1,83m
Altura: 1,64m
Entre-eixos: 2,63m