Publicidade

Estado de Minas MEIO AMBIENTE

Conheça Pneus-conceitos em sustentabilidade

Na semana em que se é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Goodyear destacou as ações efetivas de preservação, além de projetos de pneus sustentáveis


postado em 07/06/2019 11:06 / atualizado em 07/06/2019 11:48

Foto: Divulgação/ Goodyear
Foto: Divulgação/ Goodyear
A Goodyear, marca responsável pela fabricação de pneus há 100 anos no Brasil, destacou sua atuação na preservação do meio ambiente, através da destinação ambientalmente correta dos pneus, além de ações na cadeia produtiva e desenvolvimento de novas tecnologias para pneus que, ainda como conceito, integram arroz ou soja como componentes que compõem o pneu. 

PNEUS-CONCEITO
Foto: Divulgação/ Goodyear
Foto: Divulgação/ Goodyear
 
Pneu de Arroz: em 2015, a marca firmou um acordo de fornecimento de sílica derivada da cinza de casca de arroz com a empresa chinesa de agronegócios e alimentos Yihai Food and Oil Industry pelo qual realizou testes que demonstraram que o produto tem o mesmo impacto que as fontes tradicionais em termos de desempenho dos pneus. A sílica é utilizada como agente de reforço em compostos da banda de rodagem de pneus.

Pneu de soja: comercializado nos EUA desde 2017, estes pneus utilizam óleo de soja misturados em compostos de borracha, com benefícios em termos de redução do consumo de energia e melhora na eficiência da fabricação de pneus. Sobre esta inovação, pesquisas da empresa mostraram que o óleo de soja se mistura mais facilmente com os compostos de borracha e, desta forma, ajuda a reduzir o consumo de energia e melhora a eficiência na fabricação de pneus.

Pneus conectados: a partir de 2017, a empresa aplicou a sua experiência de desenvolvimento em carros autônomos em um grupo de carros elétricos semiautônomos no Tesloop, serviço de mobilidade em cidades que usam veículos elétricos da Tesla, que foram equipados com pneus com sensores sem fios, que aprimoram a gestão dos pneus e maximizam o tempo de atividade da frota ao medirem e registrarem continuamente a temperatura e a calibragem dos pneus, cujas informações são compartilhadas e cruzadas com dados de outros veículos, conectando-se a algoritmos exclusivos da Goodyear e que ajudam a melhorar o desempenho geral dos veículos, chegando a prever quando os pneus devem ser substituídos ou quando necessitam de manutenção.

Eletric Drive: inovação apresentada pela empresa no Salão Internacional do Automóvel de Genebra (Suíça) em 2018, o EfficientGrip Performance com tecnologia Electric Drive é um protótipo para veículos elétricos que, segundo testes da Goodyear, geram um desgaste até 30% maior que os pneus tradicionais devido ao torque instantâneo dos motores elétricos e ao maior peso deste tipo de veículo, em função dos packs de baterias.


TECNOLOGIA
No quesito tecnologia, a marca investe no desenvolvimento de tecnologias ecoeficentes para empregar em seus pneus, como a tecnologia FuelMax, que permite redução de até 5,7% no consumo de combustível dos veículos, gerando menor emissão de CO2 pela baixa resistência ao rolamento.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade