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Estado de Minas TECNOLOGIA

O futuro é privado para a Hyundai

A montadora pretende abrir mão de parcerias consagradas, como Google e Apple, para ter um próprio caminho


postado em 17/06/2019 12:14

Digital key. Foto: Divulgação
Digital key. Foto: Divulgação
 

Seul - Compartilhar dados e trajetos, usar plataformas associadas ao Google ou IOS não estão nos planos futuros da Hyundai. Em Seul, durante a pré-apresentação da nova família HB20, o vice-presidente do Al Research Lab, Jeong Hee Kim, foi claro em afirmar que a montadora terá o seu próprio caminho.

 

O futuro é privado, declarou no começo do mês o executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, e em meio à aplicação da mesma corrente deverá caminhar o fabricante de carros que produz 1.410 milhão de veículos por ano somente no complexo industrial de Ulsan. A Inteligência Artificial é capaz de produzir e multiplicar a nova geração de aplicativos em áreas de tecnologia, mobilidade e engenharia.

 

A ferramenta (I.A) é o cérebro de tudo na criação do futuro nos carros da Hyundai, que desenvolverão estrutura de linguagem própria conectando o cliente e sua maneira de falar e agir. Como, por exemplo, o sound hound, criado no Vale do Silício para atuar no reconhecimento de voz. O Stradvision identifica a visão, importante aliado para a condução autônoma. Em Shanghai, no auto show Chinês, a Chery apresentou a inteligência artificial na prática com o Lion, que será lançado no Brasil, no fim do ano, no Tiggo 8. O Lion atua no reconhecimento facial.

 

Viver sem Google e Facebook (só na China) quando o turista é obrigado a baixar o VPN - Virtual Private Network (Rede Privada Virtual) para acessar outras redes sociais como WhatsApp e Instagram, por lá eles usam o We Chat. Mas, o lado chinês à parte, a indústria automotiva de hoje é um representante e tanto para titãs como Google, Apple assim como o Amazon, com o Alexa. O dispositivo de I.A já promove conexões entre o homem, a casa e o automóvel.

 

O Echo Auto, lançado, em janeiro, na CES, em Las Vegas está integrado em carros da BMW, Ford, Audi e Toyota e permite conexão com o veículo e aplicativos de fora da plataforma do Amazon. Bom destacar que ele não atua de forma direta no infotainment do carro e suas opções como CarPlay ou Android Auto. A ferramenta é um importante avanço para a indústria, considera Jeong Hee Kim.

 

A Inteligência Artificial estará presente em todo o processo automotivo e a Hyundai desenvolve um programa em tempo real de multilinguagem sem depender dos “parceiros” como Alexa, Google ou Siri. “ Vamos focar nas necessidades dos clientes, faremos da prestação do serviço, a nossa plataforma. Essa é a visão da marca para o futuro produzindo carros mais mobilidade e solução de serviços.

 

Quanto ao 5G

Testamos em celulares e tablets em lojas especializadas em Seul. A velocidade é de um carro 3.0 turbo contra um 1.0 aspirado comparada a atual 4G aplicada no Brasil. Imagine um arquivo de vídeo que leva 4h ou mais para ser enviado, você tem a chance de fazer isso em menos de 20 segundos.

 

O 5G é de grande importância para a condução autônoma. Porque a nuvem será a base real de dados para o back up das informações do sistema. Nada será armazenado a bordo e a cloud (nuvem) estará conectada ao usuário e ao veículo (sistema) pelo comando de voz. Nesse ponto, a Hyundai poderá usar o que está no mercado, disse Jeong Hee Kim, ou mais tarde desenvolver o próprio hardware de ligação homem/máquina.

 

O vice-presidente adiantou que o banco de dados dos clientes será privado e somente servirá aos clientes e suas necessidades. Quanto à direção autônoma funcionar para valer, ele acredita que será entre 2025 e 2030.

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