Publicidade

Estado de Minas

Aprenda a utilizar o aplicativo da Zona Azul Recife

Zona Azul Digital promete facilitar a vida do usuário e extinguir as folhas de pagamento impressas


postado em 11/07/2019 08:28 / atualizado em 11/07/2019 10:51

A Zona Azul é um sistema de estacionamento rotativo público nas ruas e avenidas do Brasil, as vagas de estacionamento são sinalizadas e demarcadas pelo órgão de regulamentação de trânsito da cidade e possuem placas de sinalização para indicar as regras específicas que dependem da região, dia e horário. Para facilitar o pagamento e o monitoramento do tempo de permanência do veículo do usuário, e ainda tentar extinguir as folhas impressas, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) anunciou o aplicativo da Zona Azul Digital, que está disponível para aparelhos Android e iOS, veja como funciona:

 

Aplicativo da Zona Azul está disponível na App Store e Google Play (foto: Peu Ricardo/DP FOTO)
Aplicativo da Zona Azul está disponível na App Store e Google Play (foto: Peu Ricardo/DP FOTO)

Após a instalação do aplicativo, é preciso criar o seu login, para isso você deve informar seu nome, CPF, email, número de celular e sua idade. Em seguida, você deve fazer o cadastro de sua moto ou carro, informando o ano de fabricação, a placa e o modelo, o aplicativo permite registrar mais de um veículo. Após realizar todos os cadastros, aparecerá um mapa de sua cidade com algumas ruas marcadas com a cor vermelha, essas são as ruas que possuem Zona Azul, antes de estacionar certifique-se de checar a placa de sinalização para saber o tempo máximo de permanência do local e qual tipo de veículo pode ser estacionado. Depois de achar sua vaga e estacionar, entre no aplicativo para ativar o estacionamento, em Recife a taxa cobrada é de R$3,00 , para realizar o pagamento existem duas opções; registrar um cartão de crédito ou comprar um pacote de créditos do aplicativo, os preços dos pacotes vão de R$15,00 a 180,00. O seu veículo ficará marcado no mapa do aplicativo assim como a sua localização atual, quando o tempo do estacionamento estiver se esgotando, você receberá uma notificação no celular assim como o trajeto do seu local até o lugar da vaga.

 

Idosos precisam comparecer na CTTU e fim das folhas impressas

Os idosos terão direito a 20 vagas de Zona Azul gratuitas por mês, mas eles vão precisar procurar a sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), que funciona das 9h às 14h, para fazer o cadastro digital e usar o estacionamento. Vale ressaltar que o mês de julho estará sendo realizada a transição do pagamento físico para o digital, as folhas impressas ainda poderão ser utilizadas até o dia 31 de julho. Mas a partir de agosto a fiscalização será apenas por meios digitais, por isso os condutores que ainda possuírem as folhas impressas e desejarem realizar a troca por cartões digitais deverão comparecer a CTTU no período entre 1º de julho até 1º de agosto.

Mês de julho marca a transição da Zona Azul do impresso para o digital(foto: Gabriel Melo / Esp. DP- LOCAL )
Mês de julho marca a transição da Zona Azul do impresso para o digital (foto: Gabriel Melo / Esp. DP- LOCAL )

Dicas importantes para os usuários do aplicativo

É importante manter o GPS do aparelho sempre ligado, para marcar com precisão a localização e facilitar o seu caminho até o veículo. Tenha sempre noção do tempo restante na vaga, vale ressaltar também que não é necessário retirar o veículo caso o período acabar, já que no aplicativo é possível renovar o estacionamento pagando a mesma taxa novamente. Atualmente, o Recife possui mais de 3.200 vagas de estacionamento rotativo nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte e Boa Viagem.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade