Publicidade

Estado de Minas NOVIDADE

Fiat Toro chega ao mercado com capota rígida

Modelos partem de R$ 92.990. Picape batizada de Ultra lembra as Brasincas e Souza Ramos


postado em 15/07/2019 09:34 / atualizado em 15/07/2019 10:07

Foto: FCA/ Divulgação
Foto: FCA/ Divulgação
Reserva do Paiva (PE) - Lá por volta dos anos 1980 o brasileiro admirava nas ruas os carros grandes literalmente derivados das picapes. Quem, em tempos de lembranças ou mesmo pesquisa, não recorda dos veículos oferecidos pela Souza Ramos, Engerauto, Envemo, Brasinca e outras mais?  Os utilitários ganhavam estilo novo, luxo e a função extra de ser algo maior comparado às picapes. Esta semana, no Paiva, bairro da região metropolitana do Recife, a Fiat trouxe de volta a moda da caçamba de fibra na já cabinada Toro. Lógico que o modelo não resgata a proposta dos veteranos e inesquecíveis veículos mas que lembra um pouco isso posso afirmar.

Batizada de Ultra, a picape feita em Goiana, na estrutura da Toro Volcano 2.0 a diesel de 170 cavalos, chega no último trimestre com entrega diferenciada das demais versões. A peça, ainda em formato protótipo, conta com duas molas a gás, trava de segurança, bom acabamento e opção de retirada para um melhor uso do compartimento reforça o contexto de design da picape mais bonita do Brasil.

Detalhe: você vai poder remover e guardar a capota. Ao time de engenharia Fiat dei a sugestão de fabricar um case para proteção contra o dano da peça que é leve e será de fácil desmontagem. Lembro aqui como eles fazem na Jeep com o Renegade de teto removível.

Antigamente as empresas transformavam as picapes grandes em cabines duplas. O mercado consumidor das famílias maiores que as tradicionais com dois filhos e dona de um capital generoso era cliente certo dos modelos. Na Toro Ultra, o acabamento em fibra da tampa relembra o desenho das capotas marítimas rígidas e os santantônios estilizados do passado. Meio vintage essa história? Sim, pode crer.

Mas o acabamento vai além do design, a segurança também foi um ponto pensado, portanto nada de forçar a barra para levantar a tampa sem abrir as portas da caçamba porque não vai conseguir levantar o acabamento que pode entregar uma outra capacidade de volume para o compartimento.

A montadora não decidiu quanto vai cobrar pelo modelo. Hugo Domingues, do brand Fiat, aposta na versatilidade, anota as ideias complementares ao projeto mas não precifica ainda quanto vai custar a pernambucana chamada de SUP - sport utility pick up - e onde estará posicionada dentro do line up. A Toro Ultra poderá ficar um degrau acima da Ranch ou no mesmo nível de opção no topo da gama.

Preços
 
Toro Endurance 1.8 Flex MT5
R$ 92.990

Toro Endurance 1.8 Flex AT6
R$ 98.990

Toro Endurance 2.0 Diesel AT9 4x4
R$ 129.990

Toro Freedom 1.8 Flex AT6
R$ 109.990

Toro Freedom 1.8 Flex AT6 S-Design
R$ 114.990

Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4x4
R$ 140.990

Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4x4 S-Design
R$ 145.990

Toro Volcano 2.4 Flex AT9
R$ 122.990

Toro Volcano 2.0 Diesel AT9 4x4
R$ 152.990

Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4x4
R$ 159.990

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade