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Estado de Minas DUAS RODAS

Testamos a nova BMW R 1250 GS

A Maxi Trail alemã chega ao Brasil com uma motorização totalmente repaginada , trazendo ganho para os amantes do segmento


postado em 05/08/2019 13:45 / atualizado em 06/08/2019 09:53

Mudança na motorização fez a max trail aumentar as cilindradas em 54cc, totalizando 1254cc. Foto: BMW / Divulgação
Mudança na motorização fez a max trail aumentar as cilindradas em 54cc, totalizando 1254cc. Foto: BMW / Divulgação
 
As novas BMW R 1250 GS Premium e a R 1250 GS Adventure são produzidos na fábrica da montadora em Manaus (AM) e chegam ao mercado brasileiro com preços sugeridos de R$ 69.950 a R$ 95.950. A marca alemã traz novidades para sua MaxiTrail, sendo a maior delas uma repaginada na motorização, transformando as 1200 cc em incríveis 1254 cilindradas, trazendo um ganho na potência e no torque. A novidade já está nas concessionárias do Brasil, com a versão de entrada, a Sport, chegando em meados de setembro deste ano.

Perfeita para encarar viagens extensas ou trilhas off-road, ambas versões trazem o novo propulsor boxer bicilíndrico, composto por oito válvulas, capaz de desenvolver 136 cavalos de potência e 143 Nm de torque. Em contrapartida, o modelo anterior respondia com 125 cavalos de potência a 7.750 rpm, 125 Nm de torque a 6.500 rpm e 1.170 cm. No test-ride, a R 1250 GS Premium quebrou a primeira impressão: de ser complicada. A princípio, a motocicleta aparenta ser pesada e pouco ágil. Mas, ao montar, já é perceptível o conforto que ela proporciona, com seus diversos ajustes, é possível ter três tipos de altura, através do Ajuste Eletrônico da Suspensão (ESA), além do comodidade e dirigibilidade que a Maxi trail traz. Ao longo do percurso da Vila Leopoldina para Vinhedo, interior de São Paulo, a BMW mostra porque é a primeira opção para os viajantes. A R 1200 já era consagrada no mundo do motociclismo e, agora com maior tecnologia e poder de torque, o que era bom conseguiu subir um patamar das melhores motos para quem curte grandes viagens. Na estrada, o modo Road trouxe conforto para pilotagem, e segurança, combinado com seu sistema de freios ABS. Ao trafegar pela rodovia, o modelo trouxe uma grande estabilidade, que mesmo motocicletas mais leves não entregaram essa confiança ao piloto. A princípio, por ser uma moto que pesa 247 quilos, pode até assustar, mas já de início, as impressões conseguem sobrepor o estereótipo e a máquina mostra para que veio e como domina as vendas do segmento.
 
Painel TFT tem uma tela de 6,5 polegadas, com alta definição. Foto: BMW / Divulgação
Painel TFT tem uma tela de 6,5 polegadas, com alta definição. Foto: BMW / Divulgação
 
A BMW não abriu mão de utilizar toques de modernidade no motor e trouxe controle variável de válvulas por meio da tecnologia ShiftCam, que oferece uma dinâmica de condução, otimiza o desempenho e entrega uma maior suavidade de funcionamento. Isso ocorre através da estrutura de comando com abertura diferenciada das válvulas de admissão do motor, que tem diferentes perfis. Dependendo da rotação e da solicitação de carga, o came de comando comuta entre o perfil de carga parcial e o perfil de carga total. Assim, há maior capacidade de aceleração, elasticidade do motor e muito torque mesmo em baixas rotações. O propulsor é acompanhado do câmbio de seis marchas com embreagem hidráulica anti-deslizante, lubrificada a óleo.

Detalhes e versões

Conectividade

O painel TFT tem uma tela de 6,5 polegadas, com alta definição. As informações dispostas no painel podem ser acessadas através do aplicativo BMW Motorrad Connected instalado no smartphone do condutor e conectado por meio do bluetooth da motocicleta e do aparelho celular do motociclista. Essa conexão pode ser realizada também pelo multicontrolador localizado na manopla esquerda da moto, facilitando os comandos para o condutor. A ideia da marca é integrar a tecnologia de uma forma que não tira a atenção do piloto, como o uso do smartphone faria.

Itens de série

A BMW disponibilizou acelerador eletrônico, assistente de partida em subida, freios ABS, controle automático de estabilidade, modos de pilotagem, para-brisa com ajuste de altura, sistema de conectividade com painel em TFT, suspensões paralever e telelever, suporte de top case e tomada de 12v. A versão Adventure traz barras de proteção no tanque e motor, dando uma cara mais robusta ao modelo.

Versão de entrada

A R 1250 GS chega em meados de setembro às lojas da marca, e estará disponível no pacote Sport equipada com dois modos de pilotagem, o Automatic Stability Control (controle automático de estabilidade), que funciona como um controle de tração mais focado em segurança, além do Hill Start Control (HSC) que funciona como um assistente de partida em subidas, ajudando a arrancar em superfícies íngremes, evitando que a moto desça em uma inclinação.
 
BMW R 1250 GS chega em meados de setembro às lojas da marca, e estará disponível no pacote Sport equipada com dois modos de pilotagem. Foto: BMW / Divulgação
BMW R 1250 GS chega em meados de setembro às lojas da marca, e estará disponível no pacote Sport equipada com dois modos de pilotagem. Foto: BMW / Divulgação
 

Versão premium

A opção Premium possui os equipamentos Standard da versão Sport, com acréscimo de itens como Ajuste Eletrônico de Suspensão (ESA) (item muito bom para deixar a motocicleta mais confortável para o piloto, pois funciona com apenas um botão); Controle de Tração (DTC); farol em LED, luz posição diurna e luzes de direção em LED; manoplas aquecidas; o sistema de partida sem chave (keyless) assim como também a opção de instalar o kit baixo, que possibilita o “rebaixamento” da moto.

Versão adventure

O modelo R 1250 GS Adventure traz ainda um controle de tração dinâmico (DTC); ajuste eletrônico da suspensão (ESA); farol em LED; sistema de partida sem chave (keyless); luz de posição diurna; assistente de troca de marchas pro; modos de pilotagem pro; preparação para GPS; protetor de escapamento cromado; manoplas aquecidas; controle de pressão dos pneus (RDC); controle eletrônico de velocidade; farol adicional em LED; luzes de direção em LED; ABS pro e suporte para malas laterais em alumínio.

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