Publicidade

Estado de Minas MUDANDO PARA MELHOR

Novo Volvo XC60 tem visual mais descolado, desempenho impecável e muita tecnologia

Segunda geração do SUV da marca sueca ganhou desenho mais moderno, cresceu e conta com motor mais potente, ficando ainda mais esperto. Mas espaço no banco traseiro é ideal para dois


postado em 04/11/2017 15:45

A frente do SUV ganhou aspecto mais esportivo, com faróis afilados e rádio tipo grelha(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A frente do SUV ganhou aspecto mais esportivo, com faróis afilados e rádio tipo grelha (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
 

O SUV da Volvo mais vendido no mundo e no Brasil chegou à sua segunda geração com uma proposta bem clara: ser mais moderno, confortável e seguro. E o resultado agradou muito, já que o novo XC60 ganhou visual mais descolado e um pacote de equipamentos de série que privilegia a segurança e o conforto. O modelo teve a distância entre-eixos ampliada, o que resulta em melhor espaço interno, mas, na prática, no banco traseiro acomodam-se bem apenas dois. O motor 2.0 com turbocompressor é mais potente e garante desempenho empolgante. E o pacote tecnológico faz do XC60 um carro diferenciado no segmento.

Lanternas traseiras continuam com mesmo desenho vertical, mas agora com apêndice na tampa do porta-malas(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Lanternas traseiras continuam com mesmo desenho vertical, mas agora com apêndice na tampa do porta-malas (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Há muito os modelos da Volvo perderam o aspecto quadrado e ganharam linhas bem mais modernas, compatíveis com a tecnologia que oferecem. Deixaram de ser apenas referência em segurança e passaram a chamar a atenção também pelo visual e nível de acabamento. Não ficam devendo nada aos modelos das marcas premium alemãs. É o caso do novo XC60, que já está disponível no mercado brasileiro, enfrentando concorrentes pesados como o Range Rover Evoque, o Audi Q3 e o BMW X1.

 

 

ESTÉTICA As mudanças no visual deixaram o SUV mais moderno, com estilo agressivo na dianteira, marcado pela grade de elementos verticais paralelos e pelos faróis full LED mais estreitos, direcionais e com um elemento em forma de T deitado que faz a função de luz diurna. O capô é vincado e o para-brisa bem inclinado, e nas laterais a linha de cintura elevada tem a intenção de valorizar o aspecto aerodinâmico do SUV. As belas rodas de liga leve são aro 20 polegadas e o teto solar panorâmico tem cortina com comando elétrico que se abre até o banco traseiro, deixando o céu exposto. A traseira não mudou tanto e preservou as lanternas verticais nas quinas, porém com um elemento novo que invade a tampa do porta-malas. Completam o visual duas grandes saídas do escapamento com bocal cromado.

As linhas laterais são as mesmas, com moldura cromada nas janelas e friso na base das portas(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
As linhas laterais são as mesmas, com moldura cromada nas janelas e friso na base das portas (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

E falando em tampa do porta-malas, a do novo Volvo XC60 tem abertura e fechamento elétrico, com o sistema mãos livres. Basta passar o pé sob o para-choque para abri-la. E o compartimento de bagagem tem volume razoável para um SUV, mas não muito mais do que tem um sedã compacto. O estepe de emergência fica do lado de dentro.
Interior tem acabamento sofisticado, com detalhe em madeira no painel e couro marrom nos bancos(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Interior tem acabamento sofisticado, com detalhe em madeira no painel e couro marrom nos bancos (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

ESPAÇO O XC60 é um carro confortável, com bancos dianteiros anatômicos que trazem apoios nas laterais e extensor de assento, além de todos os ajustes elétricos, inclusive o lombar. O do motorista tem duas posições de memória, mas os apoios de cabeça dianteiros não têm regulagem de altura. O espaço no banco traseiro é muito bom para quem vai nas extremidades, já que no meio o túnel do assoalho é alto, o console central invade o espaço e a saliência do apoio de braço embutido no encosto tornam a vida de quem viaja ali nada confortável. Mas o banco traseiro conta com sistemas de ancoragem de cadeiras infantis (Isofix e Top Tether) e saídas de ar-condicionado nas colunas centrais.

Central multimídia lembra um tablet e concentra vários comandos do veículo(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Central multimídia lembra um tablet e concentra vários comandos do veículo (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

O acabamento interno é sofisticado, com o uso de materiais de boa qualidade, como madeira no painel e couro nos bancos. O motorista conta com alguns recursos obrigatórios para um modelo dessa faixa de preço, como volante com regulagem de altura e distância, além de comandos para som, telefonia e limitador de velocidade. O painel é todo digital, com uma tela em frente entre o velocímetro e o conta-giros que reproduz o mapa do GPS. Por meio do Drive Mode é possível optar entre cinco modos de condução: Eco, que visa à economia de combustível; Comfort, para uso cotidiano; Off road, para trafegar sobre pisos irregulares; Dynamic, para alto desempenho; e Individual, que permite ao motorista fazer ajustes de acordo com suas preferências.
Teto solar panorâmico se estende até o banco traseiro, ampliando a visão dos passageiros(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Teto solar panorâmico se estende até o banco traseiro, ampliando a visão dos passageiros (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

TECNOLOGIA O pacote tecnológico da segunda geração do XC60 traz de série sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção semiautônoma (Pilot Assist) de até 130km/h. Traz ainda controle de tração e estabilidade, start/stop, câmera de ré, sistema que faz a leitura das placas nas vias e o sistema City Safety, que atua para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, funcionando tanto de dia quanto durante a noite.
Porta-malas tem capacidade de 505 litros e conta com sistema elétrico de abertura da tampa(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Porta-malas tem capacidade de 505 litros e conta com sistema elétrico de abertura da tampa (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

DIRIGINDO O conjunto de força é outro ponto forte do XC60. O SUV traz sob o capô um motor 2.0 com injeção direta e turbocompressor. É muito eficiente e demonstra que tem bom torque disponível já em baixas rotações, garantindo arrancadas vigorosas. As respostas às acelerações são imediatas, garantindo total segurança nas retomadas de velocidade. O câmbio automático de oito velocidades tem boa relação de marchas e faz mudanças suaves, sem trancos. Ele permite trocas manuais, mas somente na alavanca do câmbio. Estranhamente, o modelo não conta com as aletas de mudança de marcha atrás do volante.

Motor 2.0 litros turbo com injeção direta de gasolina desenvolve 254cv de potência (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Motor 2.0 litros turbo com injeção direta de gasolina desenvolve 254cv de potência (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

As suspensões foram muito bem calibradas e garantem o equilíbrio entre a boa estabilidade e o conforto ao rodar, filtrando as irregularidades do solo. A direção com assistência elétrica conta com bom diâmetro de giro, que proporciona facilidade em manobras, e com cargas bem definidas para velocidades elevadas. Os freios a discos ventilados e a eletrônica seguram o SUV com segurança.
Belas rodas de liga leve aro 20 polegadas calçadas com pneus 255/45(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Belas rodas de liga leve aro 20 polegadas calçadas com pneus 255/45 (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

CONECTIVIDADE O Volvo XC60 Inscription tem uma lista de equipamentos de fazer inveja. É repleto de itens de segurança, mas traz também um sistema de entretenimento e conectividade que merece destaque. Trata-se do Sensus Connect, que conta com tela tátil antirreflexo de nove polegadas de LCD. Semelhante a um tablet, a central permite que o motorista tenha praticamente todos os comandos do veículo em um só lugar, de maneira bem natural e intuitiva. Ali é possível acessar o GPS, o sistema de áudio, Bluettoth, fazer downloads e pesquisa no Google, usar o Spotify e outros recursos, tudo com poucos toques ou por comando de voz. Compatível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto, é facilmente conectável aos smartphones. O XC60 traz ainda o Volvo On Call, um sistema que possibilita o contato com assistência 24 horas, auxílio de emergência e localização em caso de roubo ou furto. Por meio de seu aplicativo no smartphone, o motorista pode controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine a distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação.

FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.969cm³ de cilindrada, gasolina, turbo, com injeção direta de combustível, que desenvolve potência máxima de 254cv a 5.500rpm e torque máximo de 35,7kgfm entre 1.500rpm e 3.000rpm

TRANSMISSÃO
Tração integral AWD e câmbio automático de oito velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, McPherson, com braços sobrepostos; e traseira do tipo multilink e barra estabilizadora / 7,5 x 20 polegadas (alumínio) / 255/45 R20

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS
A discos ventilados na dianteira e na traseira, com sistema ABS, distribuição da força de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de emergência (BAS)

CAPACIDADES
Tanque de combustível, 71 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 585kg



VOLVO XC60 2.0 T5 INSCRIPTION x CONCORRENTES

VOLVO XC60 2.0 T5 INSCRIPTION RANGE ROVER EVOQUE HSE 2.0 DYNAMIC AUDI Q3 2.0 AMBITION BMW X1 XDRIVE 25i

Potência (cv) 254 240 220 231
Torque (kgfm) 35,7 34,7 35,7 35,7
Dimensões (A x B x C x D) (m) (*) 4,68x1,90x1,65 4,37x1,90x1,63 4,39x1,83x1,59 4,47x1,80x1,54
(D x E) (m) (*) 2.86x0,23 2,66x0,21 2,60x021 2,76x0,18
Peso (kg) 1.926 1.655 1.565 1.575
Porta-malas (litros) 505 575 460 420
Capacidade de carga (kg) 785 692 600 550
Velocidade máxima (km/h) (**) 220 217 233 240
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) (**) 6,8 7,6 6,4 6,5
Consumo cidade (km/l) (***) 8,4 7,9 ND 7,2
Consumo estrada (km/l) (***) 10,2 11,1 ND 8,8
Preço (R$) 259.950 252.900 210.990 224.950

(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; D: entre-eixos; e E: distância mínima do solo
(**) Dados dos fabricantes
(***) Dados do Inmetro
ND Não disponível





EQUIPAMENTOS:

DE SÉRIE
Controles do áudio no volante, comando de voz, sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect (Apple CarPlay e Android Auto), com duas entradas USB, Bluetooth, Volvo on Call, sistema de áudio High Performance com 10 alto-falantes (330 watts), sistema de navegação Sensus Navigation Pro com RSI (Road Sign Information), assentos dianteiros com aquecimento, regulagem elétrica e memória para o motorista, bancos revestidos em couro, ar-condicionado digital dual zone, teto solar panorâmico elétrico, painel central de LCD de nove polegadas touch screen e antirreflexivo, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas personalizável, airbags frontais para motorista e passageiro, alerta de colisão frontal, assistente de frenagem de emergência (EBA), City Safety CFA II (frenagem automática com visão noturna e assistente de direção), controle eletrônico de estabilidade (ESC), airbags de cortinas laterais, alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e assistente de direção, sistema de alerta ao condutor (DAC), sistema de alerta de mudança de faixa (LKA), sistema de fixação de cadeirinha infantil (Isofix), sistema de freios ABS, sistema de proteção contra impactos laterais (SIPS), sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (WHIPS), sistema de proteção em saída de estrada, sistema digital de leitura de placas de sinalização de velocidade, sistema inteligente de informação (IDIS), chave com controle remoto integrado e função memória, sistema Keyless de travamento e destravamento por aproximação e partida sem chave, luzes de aproximação, sensor de monitoramento interior, assistente de partida em aclive e declive (HSA), assistente de descidas íngrimes (HDC), câmera traseira de estacionamento, configurador de modo de condução (Drive Modes), start/stop, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção até 130km/h, sensores de chuva e de estacionamento dianteiro e traseiro, volante com regulagem de altura e distância, faróis com acendimento automático, faróis com LEDs e nivelamento automático, faróis autodirecionais – Automatic Bending Lights (ABL), faróis de neblina com LEDs, luzes dianteiras de condução diurna de LED, apoio de braço traseiro com porta-copos e porta-objetos, barras no teto de alumínio, retrovisores elétricos com desembaçador, memória e escurecimento automático, spoiler traseiro, controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), freio de estacionamento elétrico, rodas de alumínio 20 polegadas Black Diamond, sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com função hands free, divisória para segurar bagagem, estepe temporário e tomada 12V.

OPCIONAL
Não tem


QUANTO CUSTA?
O Volvo XC60 2.0 T5 é vendido na versão Momentum por R$ 239.950. A versão testada, a Inscription, tem preço de R$ 259.950, e a R-Design, R$ 269.950.

NOTAS (0 A 10)

Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 10
Itens de série/opcionais 10
Segurança 10
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 9
Acabamento 9
Custo/benefício 8

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade