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Testamos o Fiat Cronos Drive 1.3 com câmbio manual, que atrai pelo preço competitivo

Disputando entre as versões de entrada dos compactos premium, o sedã Fiat Cronos combina desempenho mediano e baixo consumo de combustível. Conteúdo e acabamento agradam


postado em 15/07/2018 16:34 / atualizado em 16/07/2018 16:15

O sedã compacto tem linhas robustas na dianteira, com faróis mais afilados(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
O sedã compacto tem linhas robustas na dianteira, com faróis mais afilados (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
 

Fabricado na Argentina, o Fiat Cronos foi lançado há quatro meses no Brasil, reforçando um subsegmento que a cada dia vem ganhando novos adeptos, o dos compactos premium, que só em 2018 viu nascer outros modelos como Volkswagen Virtus e o Toyota Yaris. Nos últimos três meses, o modelo vem mantendo uma média aproximada de 3.015 unidades emplacadas, que pode ser considerado um bom desempenho. Desta vez, testamos o pacote 1.3 Drive, equipado com câmbio manual, que compete na parte de baixo, junto às versões de entrada dos concorrentes.

Lanternas traseiras horizontalizadas invadem a tampa do porta-malas(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Lanternas traseiras horizontalizadas invadem a tampa do porta-malas (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Nessa versão mais simples, itens que você vê nas fotos, como rodas de liga leve e faróis de neblina, são opcionais e enriquecem a dianteira agressiva do Cronos. Os detalhes em preto da carroceria, como grades e molduras, dão aspecto mais esportivo e combinam com a pintura vermelha, que, apesar de sólida, custa mais R$ 500, o que virou tendência de quase todos os fabricantes. Apesar de usar materiais simples, como plástico e tecido nos bancos, o acabamento interno é caprichado, com direito a um pequeno aplique em tecido nos painéis das portas. Os tapetes misturam borracha e carpete. Os difusores de ar centrais circulares, o aplique plástico prateado e a tela de sete polegadas enriquecem o interior.

 


Apesar de a distância entre-eixos ser a mesma do hatch Argo, o espaço interno é bom para um compacto. Entre os muitos truques usados para ganhar espaço está o encurtamento dos assentos, que acaba causando desconforto aos ocupantes devido à falta de apoio adequado às pernas. Para amenizar esse efeito, o motorista conta com ajuste de altura do assento e da coluna de direção. O porta-malas tem ótimo espaço e ainda abriga o estepe, que traz as mesmas medidas dos pneus de uso, mas com rodas de aço estampado. O banco traseiro acomoda bem até dois passageiros, mas existem apoios de cabeça e cintos de segurança de três pontos para três, além de sistema Isofix para ancorar assentos infantis. Para obter mais espaço de carga, o banco traseiro rebate fracionado (60/40).

Modelo tem linha de cintura suavemente elevada e repetidores de seta nos retrovisores(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Modelo tem linha de cintura suavemente elevada e repetidores de seta nos retrovisores (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

RODANDO O motor 1.3 Firefly desenvolve bem em baixas rotações, favorecendo o baixo consumo de combustível. O ganho gradual de desempenho combina com o ritmo lento do trânsito urbano, mas, se a situação exigir uma resposta mais rápida, é preciso reduzir marchas e cravar o pé no acelerador para ainda assim obter um desempenho mediano. As relações de marcha foram bem escalonadas, sendo a primeira mais forte (para partir em subidas íngremes) e a terceira bastante elástica (que evita o troca-troca de marchas na cidade, onde a velocidade oscila demais). As suspensões são gentis mesmo sobre superfícies irregulares, se mostrando eficientes também para “segurar” o veículo nas curvas. A direção tem assistência elétrica progressiva, com peso adequado para cada situação, leve nas manobras e firme em alta velocidade.
Apesar de usar materiais simples, o acabamento interno é caprichado e o sistema multimídia é funcional(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Apesar de usar materiais simples, o acabamento interno é caprichado e o sistema multimídia é funcional (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

CONCORRENTES A Fiat foi esperta ao posicionar seu sedã compacto premium frente a concorrência, oferecendo duas versões abaixo dos R$ 60 mil, que é a média de preço das versões de entrada dos principais adversários. Comparando os itens de série da versão testada, o Cronos fica devendo muito ao novo Toyota Yaris sedã – que traz itens como controles de tração e estabilidade, assistente de partida em aclive e rodas de liga leve de 15 polegadas –, que, por sua vez, custa cerca de R$ 6.500 a mais. Por outro lado, nem os opcionais que equipam a unidade testada e tornam seu preço semelhante ao do novo sedã da Toyota, deixam o Cronos mais atraente. Já o Volkswagen Virtus leva a melhor com os airbags laterais e o espaço interno superior a todos os demais (digno de um médio). Com nível de equipamentos semelhante ao Chevrolet Prisma e Hyundai HB20S, é sobre esses concorrentes que o custo/benefício do Cronos se sobressai.
Porta-malas tem boa capacidade para acomodar a bagagem da família, com seus 525 litros(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Porta-malas tem boa capacidade para acomodar a bagagem da família, com seus 525 litros (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

CONECTIVIDADE O Fiat Cronos traz de série na versão 1.3 Drive a central multimídia Uconnect, com tela tátil de sete polegadas. O ponto alto são os comandos por voz, que podem ser usados para mídias e telefonia. A central não traz navegação nativa, mas por meio do espelhamento com smartphones (pelo Android Auto ou Apple Car Play) é possível usar um aplicativo com essa finalidade. As mídias disponíveis são rádio, duas entradas USB, uma auxiliar e Bluetooth (com streaming).
O motor 1.3 desenvolve bem em baixas rotações, favorecendo o menor consumo de combustível(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
O motor 1.3 desenvolve bem em baixas rotações, favorecendo o menor consumo de combustível (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)


FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.332cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 101cv a 6.000rpm (com gasolina) e 109cv a 6.250 rpm (com etanol) e torques máximos de 13,7kgfm (g) e 14,2kgfm (e) a 3.500rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora; e traseira, com eixo de torção e rodas semi-independentes/ de liga leve de 6 x 15 polegadas (opcional) / 185/60 R15
As rodas de liga leve de 15 polegadas são opcionais na versão Drive(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
As rodas de liga leve de 15 polegadas são opcionais na versão Drive (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS
Com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD

CAPACIDADES
Do tanque, 48 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 400 quilos



EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE
Airbags frontais; freios ABS com EBD; sistema Isofix para fixação de cadeira infantil; sinalização de frenagem de emergência; cintos de segurança retráteis de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes; desembaçador do vidro traseiro; sistema de monitoramento de pressão dos pneus; ar-condicionado; travas elétricas; vidros elétricos dianteiros; banco do motorista com regulagem de altura; volante com regulagem de altura e comandos de rádio e telefone; apoia-pé para o motorista; direção elétrica progressiva; iluminação do porta-malas; chave canivete; espelho no para-sol para motorista e passageiro; alertas de limite de velocidade; computador de bordo; rodas de aço estampado de 15 polegadas com calotas; predisposição para rádio (quatro alto-falantes, dois tweeters e antena); central multimídia com tela de sete polegadas; segunda porta USB; quadro de instrumentos multifuncional; e sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina.

OPCIONAIS
Pintura sólida vermelho Alpine (R$ 500); Kit Parking (R$ 1.690), com sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e câmera de ré; Kit Stile (R$ 3.090), com faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas; Kit Convenience (R$ 2.090), com retrovisores elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função tilt down, vidros elétricos traseiros.

QUANTO CUSTA
O Fiat Cronos 1.3 Drive tem preço sugerido de R$ 57.490. Com os opcionais descritos, a unidade testada custa R$ 63.170.

Notas (0 a 10)

Desempenho 8
Espaço interno 8
Porta-malas 9
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 8
Segurança 7
Estilo 8
Consumo 9
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 8

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