Publicidade

Estado de Minas TESTE

Volkswagen Passat 2018 agrada pelo desempenho e bom pacote de equipamentos

Sedã médio-grande VW Passat tem estilo discreto e na linha 2018 passou a ser vendido somente em uma versão, ganhando equipamentos e preço reduzido


postado em 14/11/2018 17:41

 

O segmento de sedãs médio-grandes geralmente é cobiçado por pessoas mais exigentes, que não dispensam conforto, segurança, tecnologia e desempenho. Sabendo disso e ciente de que a concorrência pega pesado na proposta, a Volkswagen resolveu mexer na linha 2018 do Passat, que agora é comercializado no Brasil somente na versão Highline 2.0 TSI. O visual continua o mesmo, mas o modelo ganhou de série o painel totalmente digital e uma moderna central multimídia. O conjunto mecânico conta com motor 2.0 turbo e câmbio automatizado de seis marchas, que garantem desempenho impecável. Mas o principal atrativo é o preço reduzido em mais de R$ 13 mil, caindo para R$ 164.620.


Não é um automóvel barato, mas diante de concorrentes como Audi A4, Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3 apresenta boa relação custo/benefício. O modelo que mais se aproxima em preço é o Ford Fusion, que também tem bom pacote de itens de série. Produzido em Emden, na Alemanha, o Passat 2018 não traz mudanças no visual. Continua com o mesmo estilo discreto, porém, elegante, com grade de barras paralelas cromadas e faróis de duplo facho full LED, com luz diurna. Os faróis de neblina são direcionais, favorecendo a iluminação quando o carro faz curvas.

O sedã médio-grande tem estilo discreto, com grade estreita formando belo conjunto com os faróis(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
O sedã médio-grande tem estilo discreto, com grade estreita formando belo conjunto com os faróis (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

Vincos no capô e nas lateriais conferem discreta esportividade ao sedã, destacando a linha de cintura elevada. A traseira tem desenho simples, com lanternas horizontais com LEDs e duas aberturas nas extremidades do para-choque, na parte inferior, imitando saídas do escapamento. Mas são falsas, já que o escape fica sob o para-choque. A logo da VW na traseira serve de maçaneta para abrir o porta-malas, operação que também pode ser feita passando o pé debaixo do para-choque, na chave ou em tecla na porta do motorista. Para fechar eletricamente, basta apertar um botão na tampa do porta-malas. O único opcional do Passat Highline é o teto solar panorâmico, que custa R$ 5.370.
Com 2,79m de distância entre-eixos, o Passat tem balanço dianteiro bem curto(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Com 2,79m de distância entre-eixos, o Passat tem balanço dianteiro bem curto (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

ESPAÇO Para os interessados no quesito espaço, o VW Passat não decepciona. A começar pelo porta-malas, que é grande, profundo, todo revestido e com iluminação. São quase 600 litros de capacidade e ainda traz ganchos para pendurar sacolas e puxadores para rebater o encosto do banco traseiro, ampliando a possibilidade de transporte de objetos compridos. Internamente, o espaço é generoso e confortável, principalmente para quem vai nos bancos dianteiros, que têm desenho esportivo, com abas laterais, extensor de assento, ajustes elétricos (inclusive lombar) e aquecimento. O banco do motorista conta com massageador, porém mais simples, com apenas um tipo de movimento. Mas a posição de dirigir é boa.

As lanternas traseiras usam LEDs e o porta-malas pode ser aberto no logo da marca ou passando o pé sobre o para-choque(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
As lanternas traseiras usam LEDs e o porta-malas pode ser aberto no logo da marca ou passando o pé sobre o para-choque (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

Apesar das dimensões do sedã, o espaço no banco traseiro proporciona conforto para duas pessoas, já que no meio um imenso túnel ocupa uma área significativa. Sentar no meio é complicado. O assento apoia bem as pernas e conta com sistemas de fixação e ancoragem de cadeiras infantis. Quem vai lá atrás tem o conforto das saídas de ar-condicionado com controle de temperatura e luzes no teto.
O interior tem acabamento sofisticado e o painel traz multimídia com tela tátil(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
O interior tem acabamento sofisticado e o painel traz multimídia com tela tátil (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

SOFISTICADO O acabamento interno é um dos destaque do Passat. O revestimento em couro está presente nos bancos, painéis das portas e no volante. O painel principal é coberto com material emborrachado, com um detalhe em aço escovado, e tem desenho horizontalizado, com filetes cromados, como a grade frontal. O toque retrô fica por conta o relógio analógico no centro. Uma das novidades do Passat 2018 é o painel digital programável Active Info Display, que pode ter a configuração alterada, aumentando ou diminuindo os instrumentos, ou alternando o meio da tela com os dados do computador de bordo e o mapa do GPS. Tudo pode ser controlado pelos comandos no volante, que tem regulagem de altura e distância.

O enorme túnel no assoalho compromete o espaço para quem senta no meio do banco traseiro(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
O enorme túnel no assoalho compromete o espaço para quem senta no meio do banco traseiro (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

O sedã traz ainda luzes ambiente na região dos pés, câmera de ré para auxílio em manobras, além dos sensores, botão para acionar a ignição e sistema start/stop, para economizar combustível em paradas. Conta também com o seletor de modos de condução que disponibiliza as opções Eco, Comfort, Normal, Sport e Individual. O pacote traz ainda controle de tração e estabilidade, com bloqueio eletrônico do diferencial. São seis airbags e vários sistemas que contribuem para aumentar a segurança de quem está no carro.

Com quase 600 litros de capacidade, o porta-malas do Passat atende às necessidades da família(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Com quase 600 litros de capacidade, o porta-malas do Passat atende às necessidades da família (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

Entre os itens de série, destaque para o Adaptive Cruise Control (ACC), controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência, e sistema de monitoramento frontal Front Assist. Com eles, o motorista define a distância que quer manter em relação ao veículo da frente e programa a velocidade. Se for necessário, o sistema freia o carro até parar, evitando uma possível colisão. Já o sistema Pro Active detecta uma situação de acidente, como forte frenagem, e pré-tensiona os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente, para garantir a melhor proteção. O sistema de frenagem automática pós-colisão aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual.

DIRIGINDO O conjunto mecânico continua o mesmo no Passat 2018. O motor 2.0 turbo é muito eficiente, com muito torque já em baixas rotações. Proporciona desempenho quase esportivo, com arrancadas e retomadas de velocidade muito rápidas. O câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas tem bom escalonamento, garantindo o melhor aproveitamento da força do motor. E as trocas de marchas, que podem ser feitas no próprio câmbio ou nas aletas atrás do volante, ocorrem de forma suave, sem trancos. No nosso percurso de teste o computador de bordo acusou consumo médio de 7,5km/l entre cidade e estrada. As suspensões são mais firmes, mesmo no modo Comfort, transferindo as irregularidades do solo para dentro, mas garantem ótima estabilidade ao sedã.

O motor 2.0 turbo proporciona ótimo desempenho ao sedã na cidade e na estrada(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
O motor 2.0 turbo proporciona ótimo desempenho ao sedã na cidade e na estrada (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

A direção tem calibragem equilibrada em manobras e velocidades mais elevadas. O sistema de freios conta com discos nas quatro rodas e muita eletrônica para garantir a segurança. Em resumo, o Passat 2018 esbanja em tecnologia, tem acabamento de carro de luxo, conjunto mecânico eficiente e preço altamente competitivo. Pode não ter um estilo dos mais ousados, mas convence pelo conjunto da obra.

CONECTIVIDADE A Volkswagen comercializa o Passat no Brasil somente na versão Highline, que traz como destaque o sistema infotainment Discover Pro. Para aqueles que valorizam o sistema multimídia, este traz tela tátil de oito polegadas, semelhante a um tablet, com App-Connect e informações do trânsito. Tem comando de voz, Bluetooth, e dentro do porta-luvas duas entradas para SD-Cards, além de DVD Player. No console, entradas USB e auxiliar, e sistema de navegação nativo pode ser visualizado na tela da multimídia ou no painel em frente o motorista. Outro atrativo do sistema é o sensor de aproximação, que permite mudar o display com o movimento de arrasto da mão em frente a tela. Destaque também para o sistema de som premium Dynaudio Confidence, com 11 alto-falantes, amplificador digital e subwoofer. Som de alta qualidade.
Modelo tem rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus de perfil 45(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Modelo tem rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus de perfil 45 (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)



FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.984cm³ de cilindrada, gasolina, que desenvolve potência máxima de 220cv entre 4.500rpm e 6.200rpm torque máximo de 35,7kgfm (g) entre 1.500rpm e 4.400rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio automático sequencial de seis marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson; traseira, independente, multilink, com amortecedores ajustáveis eletronicamente / 8 x 18 polegadas de liga leve/ 235/45 R18

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS
Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD

CAPACIDADES
Do tanque, 66 litros; porta-malas, 586 litros; de carga (ocupantes e bagagem), 581 quilos; peso, 1.499 quilos

DIMENSÕES

Comprimento, 4,76m; largura, 1,83m; altura, 1,47m; e distância entre-eixos, 2,79m

VELOCIDADE MÁXIMA 246km/h

ACELERAÇÃO ATÉ 100km/h em 6,7 segundos

CONSUMO CIDADE 10,4km/l

CONSUMO ESTRADA 12,9km/l


EQUIPAMENTOS:

De série – Freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de tração (ASR), controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de alarme com comando remoto (Keyless), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (Park Pilot), controle automático de velocidade, seis airbags (dois frontais com desativação do lado do passageiro, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), ar-condicionado Climatronic de três zonas, assistente de partida em subidas, bancos dianteiros com ajuste elétrico e aquecimento, banco do motorista com memória, função easy entry e massagem, bloqueio eletrônico do diferencial EDS/XDS, câmera de ré, computador de bordo, detector de fadiga, retrovisores externos elétricos, rebatíveis, aquecíveis e com anti-ofuscamento automático e memória no lado do motorista, faróis de neblina, faróis em LED com sistema DLA (assistente dinâmico de farol alto) e luz de condução diurna em LED, fixação de assento de criança com sistema Isofix, freio de estacionamento eletrônico e função Auto-Hold, iluminação ambiente em LED na região dos pés (frente), iluminação ambiente monocromática nas decorações das portas, indicador de perda da pressão dos pneus, regulagem dinâmica do facho do farol, revestimento dos bancos em couro Nappa, rodas de liga leve 18 polegadas com pneus auto-selantes, seleção do modo de condução (Normal/Esporte/Eco/Comfort) com DCC (regulagem adaptável do chassi), sensor de chuva, sistema infotainment Discover Pro, com rádio DVD-Player, tela touchscreen de oito polegadas, App-Connect, comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para dois SD-Cards, conexão USB + Aux-In, com interface HD interno de 60GB (compartilhado) e sistema de navegação, sistema Pro-active (proteção proativa dos passageiros), Park assist, Adaptive cruise control (controle adaptativo de distância e velocidade ACC, com função de frenagem de emergência City emergency brake e sistema de monitoramento frontal Front Assist), sistema de som premium Dynaudio Confidence, 11 alto-falantes, amplificador digital e subwoofer, painel de instrumentos digital programável Display active, assistente de mudança de faixa side assist, start-stop, tampa porta-malas com abertura por sensor sob o para-choque traseiro, volante multifuncional revestido em couro com comandos do rádio, controle automático de velocidade e shift paddles.

Opcionais – Teto solar elétrico panorâmico.

QUANTO CUSTA
O Volkswagen Passat é vendido somente na versão Highline por R$ 164.620. O único opcional é o teto solar panorâmico, que custa R$ 5.370.


NOTAS (0 A 10)

Desempenho 10
Espaço interno 9
Porta-malas 10
Suspensão/direção 9
Conforto/Ergonomia 9
Itens de série/opcionais 10
Segurança 10
Estilo 10
Consumo 9
Tecnologia 10
Acabamento 9
Custo/benefício 9

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade