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Estado de Minas

Por que o Jeep Compass é (de novo) o SUV mais vendido do Brasil?

Testamos o utilitário-esportivo médio fabricado em Pernambuco, que pelo segundo ano consecutivo liderou o segmento. Confira os predicados e as escorregadas do modelo


postado em 02/01/2019 14:13 / atualizado em 02/01/2019 14:49

(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Lançado há dois anos, o Jeep Compass termina 2018 como o utilitário-esportivo mais vendido do país, repetindo o mesmo feito do ano passado. Não é pouca coisa para um SUV de porte médio, cujo preço parte de R$ 111.990, e que concorre em um segmento que ganha diversos concorrentes a cada ano. Para descobrir os atributos que colocaram o modelo em posição de destaque, testamos a versão intermediária Longitude, equipada com motor 2.0 flex e câmbio automático de seis marchas.


Quanto ao design, quem entra na concessionária Jeep e sai dirigindo o Compass é quem procura por um SUV urbanóide, já que os que preferem um jipinho acabam optando pelo compacto Renegade. Uma consequência disso é o para-choque dianteiro esbarrar em entradas e saídas de rampas acentuadas, ainda que a velocidade esteja baixa. A coluna C é larga, e mesmo com o vidro vigia, compromete a visibilidade traseira em manobras. O porte médio proporciona bom espaço interno – ideal para quatro ocupantes, já que o túnel do assoalho sacrifica o conforto do passageiro central –, além de um porta-malas razoável, com volume de 410 litros, que abriga o estepe (de uso temporário).

Coluna C é larga, comprometendo a visibilidade traseira(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Coluna C é larga, comprometendo a visibilidade traseira (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

O motorista pode contar com regulagem de altura no banco e ajustes de altura e distância no volante. No banco de trás falta iluminação, mas pelo menos existem saídas do ar-condicionado. A segurança básica é completa: apoios de cabeça, cintos de segurança de três pontos e Isofix para todos. Se for preciso mais espaço para levar carga, o banco traseiro rebate fracionado, formando um assoalho plano. O acabamento interno é de qualidade, combinando bancos revestidos em couro, painel com material emborrachado, tapetes acarpetados e teto revestido com tecido de bom aspecto. Também há couro nos painéis das portas, apoio de braço e volante.

Com ângulo de entrada mais 'fechado', para-choque dianteiro sempre esbarra em rampas(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Com ângulo de entrada mais 'fechado', para-choque dianteiro sempre esbarra em rampas (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

RODANDO O motor 2.0 flex dita o ritmo, mesmo com os 1.500 quilos do utilitário-esportivo, trunfo do câmbio automático de seis marchas que não exita em reduzir quando necessário, mantendo as rotações altas e o veículo pronto para responder. Claro que o consumo está muito longe do ideal, registrando médias muito baixas em regiões de topografia acidentada. Se o veículo estiver carregando muito peso, é preciso paciência para obter melhor desempenho, que é gradual. Se o motorista quiser, é possível trocar marchas manualmente por aletas próximas ao volante. A suspensão proporciona conforto mesmo sobre piso irregular, mas não decepciona nas curvas. Com assistência elétrica progressiva, a direção é firme em alta velocidade e leve nas manobras.

Interior tem acabamento caprichado e tela tátil de 8,4 polegadas(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Interior tem acabamento caprichado e tela tátil de 8,4 polegadas (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

CONTEÚDO O Jeep Compass Longitude traz de série itens como a chave presencial – muito prática porque, guardada no bolso, destrava as portas e libera a partida do motor pelo toque de um botão –, ar-condicionado digital de dupla zona, rodas de 18 polegadas, regulagem elétrica do facho dos faróis e faróis de neblina com função cornering, que em baixa velocidade ilumina o lado para o qual o volante está virado. O modelo também traz de série sistema multimídia com tela tátil de 8,4 polegadas, com destaque para a conectividade com smartphones (pelo Apple Carplay e Android Auto), comandos por voz e telefonia. Não há navegação nativa, mas é possível usar aplicativos como o Waze. As mídias disponíveis são rádio, Bluetooth, duas entradas USB e uma auxiliar. O sistema de áudio conta com seis alto-falantes, mas a unidade testada trazia como opcional um conjunto da Beats com 506W de potência.

Porta-malas é razoável, com volume de 410 litros, porém abriga o estepe(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Porta-malas é razoável, com volume de 410 litros, porém abriga o estepe (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Banco traseiro proporciona conforto para até dois passageiros(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Banco traseiro proporciona conforto para até dois passageiros (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

CONCORRENTES Os principais concorrentes do Compass são: Hyundai ix35 (a partir de R$ 110.990), equipado com motor 2.0 flex de até 167cv e câmbio automático de seis marchas; VW Tiguan Allspace 250 TSI (R$ 124.990), com motor 1.4 turbo de 150cv e câmbio automático de seis velocidades; Kia Sportage (R$ 105.990), com motor 2.0 flex de até 167cv e câmbio automático de seis marchas; Toyota RAV4 L (R$ 129.990), com motor 2.0 de 145cv e câmbio CVT de sete velocidades; Chevrolet Equinox LT (R$ 144.490), com motor 2.0 turbo de 262cv e câmbio automático de nove marchas; e Peugeot 3008 Griffe (R$ 160.990), com motor 1.6 turbo de 165cv e câmbio automático de seis marchas.


FICHA TÉCNICA
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)


MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.995cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 159cv (gasolina) e 166cv (etanol) a 6.200rpm e torques máximos de 19,9kgfm (gasolina) e 20,5kgfm (etanol) a 4.000rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora; e traseira McPherson com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora / 7 x18 polegadas (liga de alumínio) / 225/55 R18

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS
Discos ventilados na frente e discos sólidos na traseira, com ABS e EBD

CAPACIDADES
Peso, 1.546 kg; porta-malas, 410 litros; tanque de combustível, 60 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 400 quilos.

DIMENSÕES
4,41m de comprimento, 1,82m de largura, 1,64m de altura e 2,63m de entre-eixos


CONSUMO (Inmetro)
Na cidade, 8,1km/l (g) e 6,1km/l (e); na estrada, 10,8km/l (g) e 7,5km/l (e)

DESEMPENHO

Velocidade máxima (km/h): 188(g)/192(e); aceleração até 100 km/h (s): 10,9(g)/10,6(e)


EQUIPAMENTOS

(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)


DE SÉRIE
Freios ABS; airbags frontais; ajuste do volante em altura e distância; alarme; aletas para troca de marcha; apoia-braço com porta objetos; ar-condicionado digital de dupla zona; banco do motorista com regulagem de altura; banco do passageiro rebatível; banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível; bancos revestidos parcialmente em couro; chave de presença; comandos do sistema de áudio e Bluetooth no volante; computador de bordo; controle de tração e estabilidade; controle de estabilidade para trailer; controle anticapotamento; câmera de estacionamento traseira; retrovisores com rebatimento e ajustes elétricos; estepe de uso emergencial; faróis e lanterna de neblina; freio de estacionamento eletrônico; assistente de partida em rampa; Isofix; limpador e desembaçador dos vidros traseiros; luzes diurnas; assistente de frenagem de emergência; quadro de instrumentos sete poelgadas em TFT; rack de teto; sensor de estacionamento traseiro; monitoramento de pressão dos pneus; sistema multimídia; tapetes em carpete; vidros e travas elétricos.

OPCIONAIS
Pintura metálica (R$ 1.700); Pacote Premium (R$ 3.200), acendimento automático dos fárois, faróis de xenônio, sensor de chuva, retrovisor antiofuscante e sistema de som Beats de 506W.


Quanto custa?
O Jeep Compass 2.0 Flex Longitude tem preço inicial de R$ 124.990. Com os opcionais, a versão testada custa R$ 129.890.

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