Puxadinho apertado

Testamos o Volkswagen Tiguan AllSpace 1.4 TSI Comfortline. Confira!

Com visual modificado e configuração de sete lugares, VW Tiguan AllSpace reúne atributos interessantes, mas terceira fileira de bancos tem espaço limitado

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postado em 07/01/2019 14:11 / atualizado em 08/01/2019 14:53 Enio Greco /Estado de Minas

 

O segmento de SUVs ganhou uma nova modalidade que cresce a cada dia: os modelos de sete lugares. Já são várias as ofertas, com diferentes motorizações e preços. A Volkswagen não deu bobeira e ao fazer modificações na linha 2019 do Tiguan trouxe junto a versão com dois assentos adicionais. Com a nova denominação AllSpace, o modelo passou a ser equipado com o motor 1.4 250 TSI, que pode parecer pouco para o veículo, mas dá conta do recado. O problema é que a terceira fileira de bancos está mais para um “puxadinho”, que tem espaço bem limitado e desconfortável, até mesmo para crianças. Mas, mesmo assim, o Tiguan tem seus atributos. Confira!


Produzido no México, o Tiguan AllSpace chegou à linha 2019 com alterações no visual e nas dimensões. O modelo cresceu 27,4cm no comprimento, 3cm na largura e 18,5cm na distância entre-eixos. No visual, mantém o padrão VW, com a grade de barras paralelas cromadas, formando conjunto horizontalizado, com os faróis full LED. A luz diurna, os faróis de neblina e as lanternas traseiras também são em LED. As rodas são de liga leve de 18 polegadas, calçadas com pneus 235/55.

A linha 2019 chegou com alterações no visual e dimensões maiores, além de novo conjunto mecânico - Jair Amaral/EM/D.A Press A linha 2019 chegou com alterações no visual e dimensões maiores, além de novo conjunto mecânico

A distância entre-eixos cresceu 18,5cm, deixando o utilitário-esportivo ainda maior - Jair Amaral/EM/D.A Press A distância entre-eixos cresceu 18,5cm, deixando o utilitário-esportivo ainda maior

ESPAÇO Mas se o assunto é espaço interno, o Tiguan AllSpace tem seus prós e contras. O motorista vai bem acomodado em banco de formato anatômico, com comandos elétricos, inclusive lombar, e três posições de memória. Já o banco do passageiro conta com comandos manuais, inclusive de altura e lombar. O encosto rebate totalmente para a frente, possibilitando o transporte de cargas compridas quando as outras fileiras de bancos estão recolhidas.

Na segunda fileira de bancos o conforto é só para dois passageiros, já que no meio fica apertado - Jair Amaral/EM/D.A Press Na segunda fileira de bancos o conforto é só para dois passageiros, já que no meio fica apertado

Já na terceira fileira de bancos o espaço é ruim até para crianças - Jair Amaral/EM/D.A Press Já na terceira fileira de bancos o espaço é ruim até para crianças

Na segunda fileira de bancos, o conforto é só para dois passageiros. No meio é desconfortável e fica apertado. O console central, o túnel alto no assoalho e a saliência no encosto do banco roubam espaço e incomodam. Mas os passageiros ali contam com saídas de ar-condicionado, uma entrada USB e tomada 12v. Os bancos se movimentam longitudinalmente e são bipartidos. O encosto rebate para facilitar o acesso à terceira fileira de bancos e para formar uma grande plataforma para transporte de carga. A operação é muito fácil.
Com a terceira fileira de bancos rebatida, o volume do porta-malas chega a 686 litros - Jair Amaral/EM/D.A Press Com a terceira fileira de bancos rebatida, o volume do porta-malas chega a 686 litros

PORTA-MALAS Porém, o acesso à terceira fileira de bancos não é dos mais fáceis e exige certo esforço. O espaço lá atrás é muito limitado. Ruim até para crianças. O assento é extremamente baixo e não apoia bem as pernas. Em uma viagem longa fica sofrível. No quesito segurança, tem cintos de três pontos retráteis, apoios de cabeça e Isofix para fixação de cadeiras infantis. O SUV conta com seis airbags, mas os passageiros da terceira fileira não são protegidos por nenhum. O porta-malas na configuração de sete lugares é bem limitado, comportando apenas pequenos volumes. Já com cinco lugares tem bom volume (686 litros), acomodando facilmente a bagagem da família. Um detalhe: a tampa traseira é muito pesada para abrir e fechar.

O interior tem acabamento de boa qualidade e multimídia Discover Media com tela de oito polegadas - Jair Amaral/EM/D.A Press O interior tem acabamento de boa qualidade e multimídia Discover Media com tela de oito polegadas

O acabamento interno é de boa qualidade, com couro revestindo os bancos e volante, além de detalhes em preto brilhante e imitação de madeira no painel, que tem cobertura com material emborrachado, agradável ao toque. Todos os comandos estão bem localizados, sendo que muitos podem ser acessados no volante, como os do áudio, celular, multimídia, controlador de velocidade. O volante conta ainda com ajuste de altura e distância e aletas para trocas de marchas. O painel de instrumentos traz elementos analógicos e visor central digital com computador de bordo, bússola, dados do veículo e da viagem.
A traseira segue o padrão, com linhas retilíneas, e as lanternas agora são em LED - Jair Amaral/EM/D.A Press A traseira segue o padrão, com linhas retilíneas, e as lanternas agora são em LED

DESEMPENHO O motor 1.4 total flex turbo dá conta do recado, proporcionando bom desempenho. Com o carro vazio, só com motorista e um passageiro, o SUV é muito esperto, com arrancadas rápidas, graças ao bom torque em baixas rotações. Na estrada, anda bem, desenvolve rápido e garante retomadas de velocidade bem seguras. Com capacidade máxima, ou seja, sete pessoas e carga no porta-malas, o desempenho cai um pouco, mas não chega a comprometer.

Outra novidade do Tiguan AllSpace é o motor 1.4 turbo de 150cv com gasolina ou etanol - Jair Amaral/EM/D.A Press Outra novidade do Tiguan AllSpace é o motor 1.4 turbo de 150cv com gasolina ou etanol

O câmbio DSG de seis marchas é automatizado de dupla embreagem, que tem funcionamento suave, sem trancos nas mudanças de marchas. As relações de marchas foram bem definidas, favorecendo o bom desempenho do SUV. Para deixá-lo mais esperto, existe a opção de trocas manuais nas aletas ou na alavanca do câmbio. Basta colocar na posição S e fazer as mudanças movimentando a alavanca pra frente ou para trás. O consumo médio com etanol registrado pelo computador de bordo foi razoável para um modelo pesado: 7,5kml em percurso misto.

Testamos a versão Comfortline do Tiguan, que conta ainda com sistema auto hold, que segura o carro em arrancadas em subidas, ativando o freio de estacionamento elétrico. O start-stop também pode ser desativado, assim como o sensor de estacionamento. A câmera de ré tem boa definição e ajuda bem nas manobras de estacionamento. As suspensões foram bem calibradas e garantem um rodar macio, com boa estabilidade e segurança em curvas.

A frente é marcada por conjunto horizontalizado, que inclui faróis full LED - Jair Amaral/EM/D.A Press A frente é marcada por conjunto horizontalizado, que inclui faróis full LED

A direção também foi bem calibrada, com cargas corretas em baixas e altas velocidades. O diâmetro de giro pequeno dificulta um pouco em manobras em espaços apertados. Os freios com discos nas quatro rodas, eletrônica e controle de tração seguram o SUV com total segurança. No quesito auxílio à condução tem apenas detector de fadiga do motorista.


O Tiguan AllSpace de sete lugares tem preço mais baixo do que a maioria dos concorrentes, mas é preciso comparar os pacotes de equipamentos de série para ter a certeza de que vale realmente á pena. Alguns modelos, como o Dodge Journey e o Kia Sorento, têm motores bem mais potentes e dimensões maiores. O Toyota SW4 tem motor um pouco mais potente, mas o preço bem mais salgado. Já o chinês Lifan X80 é mais barato e um pouco maior que o Tiguan, que continua sendo vendido também na configuração de cinco lugares.

CONECTIVIDADE Um carro com proposta familiar como o Tiguan AllSpace não poderia deixar de ter uma central multimídia eficiente. E a Discover Media não decepciona, com sua tela tátil de oito polegadas sensível ao toque, que é facilmente conectada ao celular por meio de Bluetooth e conta com Apple CarPlay, MirrorLink e Android Auto. Traz sistema de navegação nativo, mas pelo App-Connect, com conexão via USB, é possível acessar aplicativos e mapas, além de listas de músicas. O problema é que a tela da multimídia é extremamente sensível, e se o motorista optar por aumentar o volume no botão giratório, corre o risco de encostar e mudar a função. Mas existe a opção de acessar todas as funções por meio dos comandos no volante. Algumas, como ligações, podem ser feitas por comando de voz. O sistema ainda informa dados do veículo, como pressão dos pneus, aviso de manutenção e problemas no trânsito.

As rodas de liga leve são de 18 polegadas, calçadas com pneus na medida 235/55 - Jair Amaral/EM/D.A Press As rodas de liga leve são de 18 polegadas, calçadas com pneus na medida 235/55


FICHA TÉCNICA

MOTOR (*)
Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.395cm³ de cilindrada, flex, turbo, que desenvolve potência máxima de 150cv (gasolina/etanol) a 5.000rpm e torque máximo de 25,5kgfm (g/e) a 1.400rpm a 3.500rpm

TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira e câmbio automatizado (DSG) de dupla embreagem e seis velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, McPherson; e traseira do tipo multilink/ 7,0 x 18 polegadas (alumínio) / 235/55 R18

DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS (*)
A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS, distribuição da força de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de emergência (BAS)

CAPACIDADES (*)
Porta-malas, de 216 a 686 litros; tanque de combustível, 58 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 672kg

PESO (*)
1.598 quilos

DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,70m; largura, 1,83m; altura, 1,65m; e distância entre-eixos, 2,79m

PERFORMANCE (*)
Velocidade máxima de 198km/h e aceleração até 100km/h em 9,5 segundos

CONSUMO (**)
Na cidade, 10,1km/l com gasolina e 6,8km/l com etanol
Na estrada, 11,7km/l com gasolina e 8km/l com etanol

(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro


CONCORRENTES

O VW Tiguan AllSpace 1.4 TSI Comfortline, na configuração de sete lugares, tem concorrentes como:

TOYOTA SW4 SRV 2.7 - O modelo tem dimensões semelhantes, mas é mais pesado (1.880kg) e tem motor flex mais potente (159cv com gasolina e 163cv com etanol). O porta-malas também é menor (de 180 a 500m litros). O consumo na cidade é de 7,1km/l com gasolina e 4,9km/l com etanol. Já na estrada o consumo é de 8,5km/l (g) e 5,9km/l (e). Preço: R$ 182.370.

LIFAN X80 VIP 2.0 - o SUV chinês tem a mesma distância entre-eixos do Tiguan, mas é maior, mais alto e mais largo. O porta-malas tem volume que vai de 200 a 500 litros. O motor 2.0 a gasolina desenvolve 184cv e 28,6kgfm de torque, com consumo na cidade de 8,4km/l e na estrada de 12,2km/l. Preço: R$ 132.777

DODGE JOURNEY RT V6 - O modelo da marca americana tem o mesmo preço do Tiguan, mas é equipado com motor V6 a gasolina de 280cv e 34,8kgfm de torque. O consumo na cidade é de 6,4km/l e na estrada, 8,6km/l. É bem maior em distância entre-eixos (2,89m) e comprimento (4,88m), com porta-malas de 167 a 768 litros. Preço: R$ 149.900.  

KIA SORENTO 2.4 - As dimensões do coreano são semelhantes às do Tiguan, porém com o porta-malas menor (de 150 a 440 litros). É equipado com motor a gasolina de 172cv e 22,5kgfm de torque, com consumo na cidade de 7,5km/l e na estrada de 9,8km/l. O preço é de R$ 170.990.


EQUIPAMENTOS:

DE SÉRIE Controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), seis airbags, sete lugares com encosto do branco traseiro dividido, com descanso de braço central na segunda fileira, oito alto-falantes, aquecimento dos bancos dianteiros, ar-condicionado Climatronic de três zonas, bagageiro no teto, banco do motorista com ajustes elétricos e memória, banco dianteiro do passageiro com ajuste manual de altura, computador de bordo com display multifuncional colorido, controle automático de velocidade, câmera traseira, detector de fadiga do motorista, direção elétrica, entrada para dois SD-Cards, três conexões USB + Aux-In, espelhos retrovisores externos elétricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis, função Tilt down e memória, faróis com LED com luz de condução diurna de LED, faróis de neblina, sistema Isofix, freio de estacionamento eletrônico com função Auto-Hold, iluminação no porta-malas, iluminação na região dos pés, lavador de faróis, mesa dobrável no encosto dos bancos dianteiros, parafusos das rodas com dispositivo antifurto, regulagem de altura do farol alto (Light Assist), revestimento dos bancos em couro preto, rodas de liga leve de 18 polegadas, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de alarme com comando remoto, sistema de controle da perda de pressão dos pneus, sistema infotainment Discover Media com GPS, rádio, tela touchscreen de oito polegadas, App-Connect, comando de voz e Bluetooth, tomadas de 12V no console central traseiro e no compartimento de bagagem, travamento elétrico das portas, volante multifuncional revestido em couro com comandos do rádio, computador de bordo, piloto automático e shift paddles para trocas de marchas.

OPCIONAL
Pintura metálica ou perolizada, e teto solar


QUANTO CUSTA?
O Volkswagen Tiguan AllSpace é vendido na versão de entrada 250 TSI, com cinco lugares, por R$ 124.990. A versão testada, Comfortline 250 TSI, de sete lugares, tem preço de R$ 149.990, mas com os opcionais chega a R$ 156.540. Já a versão R-Line 350 TSI custa R$ 179.990.

NOTAS (0 A 10)

Desempenho 8
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 8
Consumo 8
Tecnologia 9
Acabamento 9
Custo/benefício 8

Tags: volkswagen tiguan allspace 1.4 tsi comfortline sete lugares teste

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