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Estado de Minas CONFIGURAÇÃO IMPROVÁVEL

Sedã Fiat Cronos Precision 1.8 com câmbio manual tem preço de automático

Testamos o Fiat Cronos Precision na versão que combina motor 1.8 e câmbio manual, mas com preço de concorrentes equipados com transmissão automática


postado em 18/03/2019 15:17

O modelo fabricado na Argentina é vice-líder entre os sedãs premium, atrás apenas do Volkswagen Virtus(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
O modelo fabricado na Argentina é vice-líder entre os sedãs premium, atrás apenas do Volkswagen Virtus (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
 

O Fiat Cronos acaba de completar um ano no mercado brasileiro, e com motivo para festejar. O modelo fabricado na Argentina é vice-líder entre os sedãs premium, atrás apenas do Volkswagen Virtus. Para comemorar, testamos o três-volumes em uma versão inusitada, a Precision, que combina motor 1.8 com câmbio manual e custa R$ 68.590, faixa de preço em que os principais concorrentes oferecem câmbio automático.


Sendo assim, pelo menos em tese, seu pacote de equipamentos justifica essa diferença. Mas será que é o suficiente para o cliente deixar de comprar um automóvel com a sonhada comodidade oferecida pelo câmbio automático? É claro que não podemos tomar essa decisão por você, mas vamos facilitar com um resumo desse cenário.

Com 4,36m de comprimento e 2,52m de distância entre-eixos, o sedã tem dimensões menores do que as dos concorrentes(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Com 4,36m de comprimento e 2,52m de distância entre-eixos, o sedã tem dimensões menores do que as dos concorrentes (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

COMO ANDA? O motor 1.8 E.torQ proporciona bom desempenho, mas sem muito brilho, com bom torque em baixas rotações, o que ajuda muito no trânsito urbano, evitando o sobe e desce de marchas. Para tirar uma performance mais emocionante do veículo é preciso manter o giro alto, comprometendo ainda mais o consumo de combustível, que normalmente já não é dos melhores. A suspensão proporciona conforto aos passageiros, além de cumprir bem o papel de garantir estabilidade ao sedã. A direção conta com assistência elétrica, é leve nas manobras e mais pesada em velocidade elevada.
Modelo tem a traseira mais alta, com lanternas horizontalizadas invadindo a tampa do porta-malas(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Modelo tem a traseira mais alta, com lanternas horizontalizadas invadindo a tampa do porta-malas (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

A BORDO A combinação entre a tela flutuante do sistema multimídia e o display de sete polegadas do painel de instrumentos (este opcional) dá aspecto sofisticado ao interior. O acabamento é feito com materiais simples – bancos revestidos em tecido, muito plástico (com bom aspecto) e tapetes combinando borracha e carpete –, mas é benfeito. O espaço interno é bom para um compacto, mas os assentos são curtos, causando desconforto aos ocupantes em deslocamentos mais longos. O porta-malas tem ótimo espaço para bagagem, abrigando ainda o estepe de uso temporário.

Tela flutuante do sistema multimídia e o display do painel de instrumentos dão toque de sofisticação(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Tela flutuante do sistema multimídia e o display do painel de instrumentos dão toque de sofisticação (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

A unidade testada estava equipada com um pacote de opcionais no valor de R$ 4 mil, que dificilmente seria acrescentada a um modelo com câmbio manual. Porém, o Pack Tech tem itens que trazem muito conforto, a começar pela chave presencial, que basta estar no bolso para travar e destravar automaticamente as portas e dar a partida no motor por meio de um toque no botão start/stop, além de ar-condicionado digital (o convencional é de série), sensores de chuva e crepuscular, rebatimento dos retrovisores e retrovisor interno antiofuscante.

ACERTE A VERSÃO Antes de comparar o Cronos Precision 1.8 MT com os principais concorrentes, vale a pena situá-lo quanto as próprias versões disponíveis. É que existe uma opção equipada com câmbio automático, a 1.8 AT Drive, que custa apenas R$ 200 a mais e pode valer a pena para quem já cansou de trocar marchas. Basta colocar de um lado da balança os principais itens que essa versão mais simples não oferece em relação à unidade testada – faróis de neblina, banco traseiro bipartido, vidros elétricos na traseira e rodas de liga leve de 16 polegadas (substituídas por rodas de aço de 15 polegadas e calotas) – e do outro lado a comodidade do câmbio automático.

O espaço interno é bom, mas bancos com assentos curtos não apoiam bem as pernas(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
O espaço interno é bom, mas bancos com assentos curtos não apoiam bem as pernas (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

Agora, se você quer mesmo o câmbio manual, pode economizar até R$ 10 mil optando por uma versão com motorização 1.3, com melhor relação entre desempenho e consumo de combustível. Mas o erro que o comprador não pode mesmo cometer é “casar” o motor 1.3 com o câmbio automatizado GSR, que, além de ter o manuseio pouco prazeroso e alto custo de reparo, já está com os dias contados e enorme potencial de virar mico.

CONCORRENTES Se a versão Precision 1.8 MT é a mais cara entre os sedãs premium com câmbio manual, ao menos é a mais equipada. Além dos itens já citados, ela traz de série central multimídia com tela de sete polegadas, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, volante com regulagem de altura e distância, ar-condicionado, retrovisores com ajustes elétricos e função tilt down e motor mais potente (não necessariamente o de melhor performance!).

Porta-malas, com 525 litros de capacidade, é um dos maiores da categoria(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Porta-malas, com 525 litros de capacidade, é um dos maiores da categoria (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

O adversário mais “mão de vaca” é o Volkswagen Virtus 1.6 MSI, que sai na frente por ser o único a trazer airbags laterais (além dos obrigatórios frontais), mas fica devendo controles de tração e estabilidade, faróis de neblina e rodas de liga leve (é o único a ter de série rodas de aço com calotas). O Honda City 1.5 DX também não é dos mais generosos, pois fica devendo controles eletrônicos, mas ao menos traz rodas de liga leve de 15 polegadas. Já o Toyota Yaris 1.5 XL tem um pacote um pouco melhor que esses dois, mas inferior ao da versão testada do Cronos. Mas, lembre-se: pelo preço da Precision 1.8 MT é possível comprar os concorrentes equipados com câmbio automático.
O motor 1.8 E.torQ proporciona bom desempenho, mas sem muito brilho, com bom torque em baixas rotações(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
O motor 1.8 E.torQ proporciona bom desempenho, mas sem muito brilho, com bom torque em baixas rotações (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

CONECTIVIDADE A versão testada traz de série o sistema multimídia Uconnect com tela tátil de sete polegadas, que permite espelhamento com o smartphone pelos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. A falta de navegação nativa é parcialmente compensada pela possibilidade de usar aplicativos como o Waze, porém, restrito a regiões com cobertura da operadora de telefonia. As mídias disponíveis são rádio, Bluetooth (com streaming), entradas USB e auxiliar. A função de telefonia disponibiliza comando por voz e leitura de mensagens SMS. A câmera de ré é opcional.

Rodas de liga leve de 16 polegadas estão entre os itens de série do Cronos Precision(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Rodas de liga leve de 16 polegadas estão entre os itens de série do Cronos Precision (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

FICHA TÉCNICA

MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.747cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 135cv (gasolina) e 139cv (etanol) a 5.750rpm e torques máximos de 18,8kgfm (g) e 19,3kgfm (e) a 3.750rpm

TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora; e traseira tipo eixo de torção, com rodas semi-independentes/ de liga leve de 6 x 16 polegadas / 195/55 R16

DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável

FREIOS (*)
Com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com assistência ABS

CAPACIDADES (*)
Do tanque, 48 litros; porta-malas, 525 litros; peso, 1.248 quilos; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 400 quilos

DIMENSÕES (*)
comprimento, 4,36m; largura, 1,72m; altura, 1,51m; distância entre-eixos, 2,52m

DESEMPENHO (**)
Velocidade máxima (km/h) (**) 196(g)/198(e)
Aceleração até 100km/h (s) (**) 9,6(g)/9,2(e)

CONSUMO (***)
cidade 11,6km/l(g)/8km/l(e)
Consumo estrada 13,8km/l(g)/9,6km/l(e)

(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; e D: entre-eixos
(**) Dados dos fabricantes
(***) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol


EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE – Entrada USB para passageiros traseiro; alarme antifurto; apoia-pé para o motorista; ar-condicionado; banco do motorista com regulagem em altura; banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível; central multimídia Uconnect de sete polegadas; chave canivete; computador de bordo; desembaçador do vidro traseiro; controles de tração e estabilidade; sinalização de frenagem de emergência; espelho no para-sol para motorista e passageiro; faróis de neblina; Isofix; airbags frontais; freios ABS com EBD; assistente de partida em rampas; iluminação do porta-malas; quadro de instrumentos 3,5 polegadas multifuncional; retrovisores com ajustes elétricos, função Tilt Down e setas integradas; rodas de liga leve de 16 polegadas; sensor de estacionamento traseiro; monitoramento da pressão dos pneus; vidros elétricos dianteiros e traseiros; volante com comandos de rádio e telefone; volante com regulagem de altura e distância.

OPCIONAL – Câmera de ré (R$ 670); Kit Tech (R$ 4.118); Keyless entry'n'go, retrovisores com rebatimento elétrico e luz de conforto, ar-condicionado digital, quadro de instrumentos de alta resolução TFT de sete polegadas personalizável, sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico.


QUANTO CUSTA?

O Fiat Cronos 1.8 Precision MT tem preço sugerido de R$ 68.590. Com os opcionais descritos, a unidade testada custa R$ 73.378.


Notas (0 a 10)

Desempenho 7
Espaço interno 8
Porta-malas 9
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 8
Consumo 7
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 6



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