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Estado de Minas PRA TIOZÃO ABONADO

Confira os prós e contras do Honda Accord Touring 2.0 turbo, que custa R$ 198.500

Testamos a 10ª geração do Honda Accord, que passou por mudanças no visual e nas dimensões, além de ganhar novo conjunto mecânico. O pacote é bom, mas o preço é salgado


postado em 02/04/2019 14:39 / atualizado em 02/04/2019 14:42

As dimensões foram alteradas e o modelo diminuiu quase 10mm no comprimento, mas cresceu 55mm na distância entre-eixos(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
As dimensões foram alteradas e o modelo diminuiu quase 10mm no comprimento, mas cresceu 55mm na distância entre-eixos (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
 

Os sedãs médio-grandes sempre foram vistos como carros mais comportados, destinados geralmente a um consumidor mais conservador. Acabaram sendo taxados por muitos como carro de tiozão. Mas a Honda quis mudar essa história e, para isso, promoveu mudanças na 10ª geração do Accord, que já está disponível no mercado brasileiro. O modelo é vendido por aqui em versão única, a Touring, equipada com os novos motor 2.0 turbo e câmbio automático de 10 velocidades. É um sedã quase completo, já que faltam alguns detalhes, como entradas USB para os passageiros do banco traseiro. Seu preço de quase R$ 200 mil limita bem o público consumidor e esbarra em modelos de marcas premium.


Se o objetivo da Honda era dar um aspecto menos careta ao Accord, ela chegou bem próximo. O sedã segue as linhas do Civic, com estilo que o faz parecer um cupê. As dimensões foram alteradas e o modelo diminuiu quase 10mm no comprimento, mas cresceu 55mm na distância entre-eixos. Ficou 9,9mm mais largo e 15mm mais baixo. Olhando o carro de lado, é fácil perceber que ele agora tem balanços curtos e o capô mais alongado, além de parecer rebaixado, o que lhe confere aspecto esportivo.

O conjunto óptico traz faróis full LED, auxiliares de neblina e luzes diurna, ambos também em LED(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O conjunto óptico traz faróis full LED, auxiliares de neblina e luzes diurna, ambos também em LED (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

RASPANDO A frente ficou ousada, com grade tipo bocão pintada de preto e grande entrada de ar. O friso superior largo e cromado lembra o do Civic e atravessa toda a frente, passando sobre os faróis full LED. O conjunto óptico traz ainda faróis de neblina e luzes diurna, ambos em LED. O para-choque dianteiro ganhou desenho mais esportivo, mas deixa a frente muito baixa, raspando facilmente em rampas e lombadas. Aliás, o sedã ficou todo mais baixo, tornando embarque e desembarque mais difíceis. A distância entre-eixos maior e a altura menor fazem com que o carro raspe o assoalho no ápice da rampa.

Saída dupla do escape e o defletor de ar na extremidade da tampa do porta-malas conferem aspecto esportivo(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Saída dupla do escape e o defletor de ar na extremidade da tampa do porta-malas conferem aspecto esportivo (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

O sedã ganhou novas rodas de liga leve de 18 polegadas com desenho esportivo, calçadas com pneus de perfil baixo. As laterais são mais limpas e trazem apenas um vinco marcante acima das maçanetas. O retrovisor da direita tem uma câmera, que é acionada sempre que o motorista dá seta para aquele lado, e a imagem aparece na tela do sistema multimídia. Um bom recurso para eliminar o famoso ponto cego. O novo Accord tem o teto arqueado, com longa descaída na traseira, reforçando a semelhança com um cupê. As lanternas traseiras têm formato de bumerangue, e a saída dupla do escape e o defletor de ar na extremidade da tampa do porta-malas completam o aspecto esportivo.
O acabamento interno é bem feito, com materiais de boa qualidade e montagem cuidadosa(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O acabamento interno é bem feito, com materiais de boa qualidade e montagem cuidadosa (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

ESPAÇO E falando em porta-malas, o do Accord tem espaço de sobra, com capacidade de 574 litros. É todo revestido com carpete, iluminado, com ganchos para pendurar sacolas e puxadores para rebater o encosto do banco traseiro, que é bipartido. O espaço interno do sedã é bom, com bancos dianteiros anatômicos, com abas laterais e comandos elétricos. O do motorista conta com todos os ajustes, inclusive o lombar.

O câmbio automático de 10 marchas é novo e pode ser operado por teclas no console ou pelas aletas atrás do volante(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O câmbio automático de 10 marchas é novo e pode ser operado por teclas no console ou pelas aletas atrás do volante (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

O banco traseiro também tem bom espaço e apoia bem as pernas, mas o teto baixo dificulta o acesso e prejudica pessoas de maior estatura, que esbarram a cabeça. O túnel no assoalho e o console não atrapalham, permitindo que três pessoas se acomodem com relativo conforto. Os passageiros contam com saídas do ar-condicionado, mas não tem entrada USB para quem senta atrás. O banco é equipado com Isofix para ancorar cadeiras infantis, cintos de segurança retráteis e três apoios de cabeça, sendo o do meio fixo.
Espaço no banco traseiro é bom e assento apoia bem as pernas(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Espaço no banco traseiro é bom e assento apoia bem as pernas (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

POR DENTRO O acabamento é de boa qualidade, com couro perfurado revestindo os bancos e liso nos painéis de portas. O painel é revestido com material emborrachado e com detalhe imitando madeira. O console é largo, com porta-garrafas e porta-copos, e abriga o novo câmbio automático de 10 marchas que é operado por teclas. O freio de estacionamento elétrico e o sistema brake hold, que segura o carro em arrancadas em subidas, também ficam no console.

O sedã tem um porta-malas respeitável, com 574 litros de capacidade(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O sedã tem um porta-malas respeitável, com 574 litros de capacidade (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

O modelo conta com os modos de condução Econ, para favorecer a economia de combustível, e o Sport, que confere uma performance mais esportiva e altera a configuração do painel, deixando o conta-giros digital mais compactado e abrindo espaço para o mostrador da pressão do turbo. O computador de bordo exibe a autonomia e o consumo médio de combustível, que ficou em torno de 6,2km/l.

DIRIGINDO Vendido no Brasil desde 1992, o novo Honda Accord traz um bom pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor, que inclui aviso de nível de atenção do motorista, alertas de colisão e de mudança de faixa, sistema de frenagem pós-colisão e controle de cruzeiro adaptativo. Outra novidade do sedã é o motor 2.0 turbo VTEC, com injeção direta, que substituiu o antigo V6. Embora com potência menor que o anterior, o novo propulsor garante bom desempenho, com bom torque em baixas rotações. O peso do carro não intimida o motor, que garante arrancadas rápidas e retomadas de velocidade seguras. No modo Sport o carro fica ainda mais esperto, com trocas de marchas em rotações mais elevadas. O novo câmbio automático de 10 marchas contribui para o bom desempenho, fazendo as trocas no momento certo, se adaptando à maneira de dirigir do motorista. As trocas de marchas são suaves, sem trancos.

As rodas de liga leve são de 18 polegadas, com desenho esportivo(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
As rodas de liga leve são de 18 polegadas, com desenho esportivo (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Apesar do tamanho avantajado, o novo Accord é um carro bom de dirigir, principalmente quando se coloca no modo manual, fazendo as trocas de marchas nas aletas. A visibilidade dianteira e traseira é ruim, mas é compensada pelos sensores de estacionamento e câmera de ré. Para não desviar a atenção da pista, o motorista conta com o head up display, que projeta no para-brisa algumas informações do painel de instrumentos.


As suspensões são firmes, mas não chegam a comprometer o conforto. Sobre pisos irregulares, as suspensões socam um pouco e são barulhentas, porém, garantem segurança em curvas. A direção com assistência elétrica tem cargas bem calibradas, mas o diâmetro de giro curto e as dimensões exageradas do sedã exigem paciência na hora de fazer manobras de estacionamento em lugares apertados. Os freios a disco nas quatro rodas e a eletrônica seguram o “sedanzão” sem maiores complicações.

CONECTIVIDADE Um dos destaques do Honda Accord 2019 é a nova central multimídia, com tela tátil de oito polegadas, mas com controles físicos rotativos de volume e sintonia. O sistema é intuitivo e permite fácil conexão com smartphones que têm compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. Entre os recursos disponíveis vale citar comando por voz, câmera de ré, navegação nativa assistida por voz, wi-fi, duas entradas USB no console, uma entrada P2 e duas tomadas de 12V. Não tem entrada USB para os passageiros do banco traseiro. O novo Accord conta ainda com recarga de celulares por indução no console central. O sistema de áudio é o Premium de 452 watts, com capacidade de reprodução AM/FM/MP3 e 10 alto-falantes, incluindo subwoofer, Bluetooth com comandos HFT (Hands-free telephone) e função Voice Tag. O acesso ao áudio, multimídia e telefonia pode ser feito também pelos comandos no volante.

O motor 2.0 turbo, de 256cv e 37,7kgfm de torque, garante bom desempenho ao sedã(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O motor 2.0 turbo, de 256cv e 37,7kgfm de torque, garante bom desempenho ao sedã (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

FICHA TÉCNICA

MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.998cm³ de cilindrada, turbo, injeção direta de gasolina, que desenvolve potência máxima de 256Cv a 6.500rpm e torque máximo de 37,7kgfm (g) entre 1.500rpm e 4.000rpm

TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira e câmbio automático sequencial de 10 marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, tipo McPherson; traseira, independente, Multilink / 8 x 18 polegadas de liga leve/ 235/45 R18

DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável

FREIOS (*)
Discos ventilados na dianteira e sólidos traseira, com ABS e EBD

CAPACIDADES (*)
Do tanque, 56 litros; porta-malas, 574 litros, peso, 1.632 quilos; e de carga (ocupantes e bagagem), 483 quilos

DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,88m; largura, 1,86m; altura, 1,46m;e distância entre-eixos2,83m

DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima 250km/h
Aceleração até 100km/h em 6,5 segundos

CONSUMO (**)
Cidade 8km/l
Estrada 12km/l

(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE – Adaptive Cruise Control (ACC) com Low Speed Follow (LSF), Collision Mitigation Braking System (CMBS), Lane Keeping Assist System (LKAS), Road Departure Mitigation System (RDMS), Head Up Display (HUD), painel de instrumentos digital TFT com computador de bordo, assistente de tração e estabilidade, assistente de partidas em aclive, assistente de dirigibilidade ágil, sistema de luzes de emergência, assistente para redução de ponto cego, airbags frontais, laterais, de cortina e para joelhos, Active Noise Control (cancelador ativo de ruído), sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis, acendimento automático dos faróis com função auto-ajuste e desligamento automático, freios com sistemas ABS, EBD e BA, freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold, chave inteligente com sensor de presença para destravamento e travamento automático das portas, faróis full LED, luzes de rodagem diurna e farol de neblina, lanternas traseiras em LED, sensores de estacionamento frontais e traseiros, sensor de pressão do pneu, sensor de chuva, partida do motor à distância, botão de partida do motor start/stop, carregador wireless para celular, volante revestido em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos, banco do motorista com ventilação e 12 opções de ajustes elétricos, incluindo lombar, e memorizador de duas posições, sistema de áudio Premium de 452 watts com capacidade de reprodução AM/FM/MP3 e 10 alto-falantes, incluindo subwoofer, Bluetooth com comandos HFT (Hands-free telephone) e função Voice Tag, multimídia com tela de oito polegadas multi-touchscreen com interface para smartphones Apple CarPlay e Android Auto, com Tag Voice, câmera de ré, navegador GPS, Wi-Fi, função Turn-by-turn (navegação assistida por voz) e USB e P2, teto solar com função um toque e anti-esmagamento, controle de áudio no volante, vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com um toque em todas as portas, comando elétrico de abertura interna do porta-malas, Cruise Control (piloto automático), tomada 12 volts dianteira, retrovisores com indicadores em LED e rebatimento elétrico, ar-condicionado digital dual zone com a função de ajuste automático de temperatura e saída para o banco traseiro, bancos e portas revestidos em couro, coluna de direção com ajuste de altura e distância, porta-luvas com amortecedor e iluminação.

OPCIONAIS – Não tem.


QUANTO CUSTA?
O Honda Accord é vendido no Brasil apenas na versão Touring 2.0 turbo, sem opcionais, com preço sugerido de R$ 198.500.


NOTAS (0 A 10)

Desempenho 10
Espaço interno 9
Porta-malas 10
Suspensão/direção 10
Conforto/Ergonomia 9
Itens de série/opcionais 10
Segurança 10
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 9
Acabamento 10
Custo/benefício 9


CONCORRENTES

FORD FUSION 2.0 TURBO TITANIUM - Sedã fabricado no México tem motor 2.0 turbo de 248cv e 37,9kgfm de torque, com câmbio automático de seis velocidades e tração integral, além de sistemas de condução semiautônoma.O modelo tem 4,87m de comprimento, 1,85m de largura, 1,49m de altura e 2,85m de distância entre-eixos. Ele pesa 1.691 quilos e tem porta-malas de 514 litros. A velocidade máxima é de 195km/h e a aceleração até 100km/h é feita em 7,4 segundos. O consumo medido pelo Inmetro é de 8,2km/l na cidade e 11,1km/l na estrada. O preço sugerido desta versão é de R$ 179.900.

TOYOTA CAMRY XLE 3.5 V6 - Sedã é equipado com motor V6 de 3.5 litros, que desenvolve 310cv e 37,7kgfm de torque, com câmbio automático de oito velocidades. Apesar de ter um pacote de equipamentos bom, não conta com sistemas de condução semiautônoma. O modelo tem 4,89m de comprimento, 1,84m de largura, 1,45m de altura e 2,82m de distância entre-eixos. Pesa 1.620 quilos e tem um "senhor" porta-malas de 593 litros. A velocidade máxima é de 225km/h e a aceleração até 100km/h é feita em 7 segundos. O consumo medido pelo Inmetro é de 8,3km/l na cidade e 11,5km/l na estrada. O preço sugerido desta versão é de R$ 206.200.

HYUNDAI AZERA 3.0 V6 - O motor que equipa o sedã da marca coreana é um V6 de 3.0 litros, que desenvolve 250cv e 28,8kgfm de torque, com câmbio automático de oito velocidades. Tem bom pacote de equipamentos, que inclui sistemas de assistência à condução. As dimensões são: 4,92m de comprimento, 1,86m de largura, 1,47m de altura e 2,84m de distância entre-eixos. Pesa 1.581 quilos e tem porta-malas de 461 litros. A velocidade máxima é de 235km/h e a aceleração até 100km/h é feita em 8,7 segundos. O consumo medido pelo Inmetro é de 7km/l na cidade e 10,3km/l na estrada. O preço sugerido desta versão é de R$ 189.900.

MERCEDES-BENZ C180 EXCLUSIVE 1.6 TURBO - Este sedã tem o motor menos potente entre os concorrentes do Accord. Trata-se de um 1.6 turbo, que desenvolve 156cv e 25,5kgfm de torque, com câmbio automático de nove velocidades. A lista de equipamentos não é das mais completas e destoa entre os concorrentes. As dimensões são: 4,69m de comprimento, 1,81m de largura, 1,44m de altura e 2,84m de distância entre-eixos. Pesa 1.425 quilos e tem porta-malas de 451 litros. A velocidade máxima é de 225km/h e a aceleração até 100km/h é feita em 8,3 segundos. O consumo medido pelo Inmetro é de 10,3km/l na cidade e 14,5km/l na estrada. O preço sugerido desta versão é de R$ 188.900.

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