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Estado de Minas

Vai comprar um Fiat Cronos automatizado? Fique atento, pois versão 1.8 automática pode valer mais a pena

Testamos o sedã compacto na versão Drive 1.3 GSR, onde a falta de entendimento entre o motor e o câmbio automatizado compromete seu desempenho


postado em 22/04/2019 13:10 / atualizado em 22/04/2019 16:06

Sedã tem a mesma distância entre-eixos do hatch Argo(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Sedã tem a mesma distância entre-eixos do hatch Argo (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Na hora de escolher um carro é preciso analisar com cuidado alguns detalhes para que não haja arrependimento depois. O Fiat Cronos, por exemplo, é um sedã compacto com diferentes versões, algumas delas bem-resolvidas, com bom equilíbrio entre desempenho e conteúdo. Para quem foca na relação custo/benefício, a versão com motor 1.3 e câmbio manual pode ser a melhor opção. Mas se for a Drive com o mesmo motor e câmbio automatizado GSR, a coisa muda de figura, pois o desempenho fica comprometido. E o pior é constatar que gastando cerca de R$ 2 mil a mais é possível levar a versão Drive 1.8 com transmissão automática de verdade.


O problema do Fiat Cronos Drive 1.3 GSR é que o câmbio automatizado de uma embreagem e cinco marchas compromete o bom aproveitamento da força do motor. Acionado por meio de teclas redondas no console, o sistema, uma evolução do Dualogic, disponibiliza as posições drive, normal, ré, manual e sport, além de aletas para trocas de marchas atrás do volante, já que não tem alavanca. O funcionamento é simples, mas exige um tempo para o motorista acostumar. Em uma manobra de estacionamento, por exemplo, quando se troca várias vezes da posição D para R, o sistema demora um pouco para “pensar” e é preciso ter cuidado para não acelerar no sentido errado.

Para não correr o risco de ficar careta, o sedã ganhou detalhes mais agressivos que o hatch(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Para não correr o risco de ficar careta, o sedã ganhou detalhes mais agressivos que o hatch (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

TRANCOS Além disso, quando o câmbio está na posição D, as trocas de marchas são lentas, permitindo que o giro do motor recue muito, proporcionando certo desconforto com trancos que jogam o corpo do motorista pra frente e pra trás. O sistema GSR – que atua em conjunto com uma central que determina “o melhor momento para as trocas de marchas” – tem vontade própria e não demonstra muito interesse em se adaptar ao modo de dirigir do motorista. Dependendo da situação, ele permanece em uma marcha mais reduzida, deixando que o giro suba demais, demorando a fazer a troca. Em outra situação, o câmbio demora muito a reduzir, comprometendo as retomadas de velocidade.

Desenho da traseira harmoniza com o conjunto(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Desenho da traseira harmoniza com o conjunto (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

A solução para evitar esses aborrecimentos é colocar o câmbio no modo manual e fazer as trocas por meio das aletas no volante. Dessa forma a performance melhora um pouco e se o motorista apertar a tecla S o sedã fica mais esperto e na mão. E se o motorista insistir em pisar fundo no acelerador para obter melhor performance, o consumo de combustível fica comprometido, bem distante dos números otimistas divulgados pela montadora. É uma pena, pois o motor 1.3 FireFly tem boa potência e torque para a sua cilindrada, tanto é que apresenta outro rendimento com o câmbio manual.

Câmbio automatizado usa teclas no lugar da tradicional alavanca, motivo pelo qual a troca manual de marcha é por aletas(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Câmbio automatizado usa teclas no lugar da tradicional alavanca, motivo pelo qual a troca manual de marcha é por aletas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

O casamento entre esse propulsor e o câmbio GSR tem sido tão criticado que a Fiat já pensa em adotar o câmbio automático de seis marchas que já é usado na versão 1.8. Fora isso, o Cronos 1.3 GSR tem direção com assistência elétrica bem calibrada, com cargas bem definidas para baixas e altas velocidades. As suspensões também foram bem ajustadas, proporcionando equilíbrio entre conforto e estabilidade.

Assento do banco traseiro foi encurtado e não apoia bem as pernas(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Assento do banco traseiro foi encurtado e não apoia bem as pernas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

ESPAÇO Fabricado na Argentina, o Fiat Cronos tem a mesma distância entre-eixos do hatch Argo, mas com bom espaço interno para um compacto. O problema é que a Fiat usou assentos mais curtos, o que acaba causando desconforto aos ocupantes por não apoiar bem as pernas. No banco traseiro, o espaço é ideal para dois passageiros, mas existem apoios de cabeça e cintos de segurança retráteis de três pontos para três, além de sistema Isofix para ancorar cadeiras infantis. O porta-malas tem espaço generoso e para ampliar a área de carga, o banco traseiro rebate fracionado (60/40). O motorista conta com ajuste de altura do banco e da coluna de direção. O acabamento interno do Cronos é feito com materiais simples, como plásticos de diferentes texturas no painel e tecido nos bancos, mas a montagem é benfeita.

Com 525 litros, porta-malas tem espaço de sobra(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Com 525 litros, porta-malas tem espaço de sobra (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

COMPARANDO O Cronos tem melhorado cada vez mais sua participação no segmento de sedãs compactos e continua oferecendo uma versão abaixo dos R$ 60 mil, que é a média de preço das versões de entrada dos principais concorrentes. Para quem está em dúvida entre a versão Drive 1.3 com câmbio manual e a GSR, vale lembrar que a diferença de preço entre as duas é de R$ 4.700. Mas se a comparação for entre a Drive 1.3 GSR e a 1.8 com câmbio automático de seis marchas, a diferença é de apenas R$ 2.100. Vale a pena gastar um pouco mais para ter desempenho melhor, apesar do aumento de consumo. Ou então gastar menos e ficar com a opção do motor 1.3 com câmbio manual. Se comparado com concorrentes como VW Virtus, Chevrolet Prisma, Toyota Yaris e Hyundai HB20, o Cronos sai perdendo, pois todos têm câmbio automático e não automatizado.

Central multimídia tem tela de sete polegadas(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Central multimídia tem tela de sete polegadas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

CONECTIVIDADE
O Fiat Cronos 1.3 Drive GSR traz de série a central multimídia Uconnect, com tela tátil de sete polegadas. O sistema conta com comando de voz para mídias e telefonia. A central não traz navegação nativa, mas por meio do espelhamento com smartphones (pelo Android Auto ou Apple Car Play) é possível usar um aplicativo com essa finalidade. Tem ainda rádio, duas entradas USB, uma auxiliar e Bluetooth (com streaming).



FICHA TÉCNICA
Motor 1.3 tem bom torque e potência, mas câmbio não ajuda(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Motor 1.3 tem bom torque e potência, mas câmbio não ajuda (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.332cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 101cv a 6.000rpm (com gasolina) e 109cv a 6.250rpm (com etanol) e torques máximos de 13,7kgfm (g) e 14,2kgfm (e) a 3.500rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automatizado GSR de cinco marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, McPherson, com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora; traseira com eixo de torção e rodas semi-independentes/ de liga leve de 6 x 15 polegadas/185/60 R15

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS
Com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD

CAPACIDADES
Do tanque, 48 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 400 quilos



EQUIPAMENTOS
Rodas de liga leve com 15 polegadas são opcionais(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Rodas de liga leve com 15 polegadas são opcionais (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

DE SÉRIE
Duas portas USB para passageiros do banco traseiro, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, apoia-braço para o motorista, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, Brake light, multimídia Uconnect com tela tátil de sete polegadas, com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas, check quadro de instrumentos (Welcome Moving), três cintos de segurança traseiros retráteis, computador de bordo, aletas atrás do volante para trocas de marchas, direção elétrica progressiva, Drive by Wire (controle eletrônico da aceleração), controle de estabilidade (ESC), sinalização de frenagem de emergência (ESS), apoio de cabeça traseiro central, Follow me home, gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix), High Safety Drive (HSD) com airbag duplo e ABS com EBD, Hill Holder (auxílio nas arrancadas em subidas), iluminação do porta-malas, Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), limpador e lavador do vidro dianteiro com intermitência, controlador de velocidade, predisposição para rádio (dois alto-falantes dianteiros, dois alto-falantes traseiros, dois tweeters e antena), retrovisores externos elétricos com função Tilt Down e setas integradas, sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor), sistema de monitoramento de pressão dos pneus, controle de tração (TC), tomada 12V, travas elétricas (travamento automático a 20km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível), vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, volante com comandos de rádio e telefone e ajuste de altura.

OPCIONAIS
Pintura metálica (R$ 1.800), perolizada (R$ 2.100); kit Parking (R$ 1.764), com sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e câmera de ré; kit Stile (R$ 3.180), com faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas; alarme antifurto (R$ 700).


Fabricado na Argentina, o Cronos é o segundo sedã compacto premium mais vendido(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Fabricado na Argentina, o Cronos é o segundo sedã compacto premium mais vendido (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

QUANTO CUSTA
O Fiat Cronos 1.3 com câmbio manual tem preço sugerido de R$ 58.990. Já a versão Drive com o mesmo conjunto mecânico custa R$ 61.990. A versão testada, Drive 1.3, com câmbio automatizado GSR, vai de R$ 66.690 a R$ 74.434, com todos os opcionais.



NOTAS (0 a 10)
Desempenho 6
Espaço interno 8
Porta-malas 9
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 8
Segurança 7
Estilo 8
Consumo 9
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 6

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