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Estado de Minas SEM FORÇA PARA O ATAQUE

Testamos a Nissan Frontier Attack 2.3 turbodiesel 4x4, a sexta no ranking

Versão intermediária da picape média Nissan Frontier tem bom conjunto mecânico e preço mais baixo, mas fica devendo alguns itens oferecidos pela concorrência


postado em 13/01/2020 18:24

Picape média da marca japonesa encerrou 2019 na sexta posição no segmento(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Picape média da marca japonesa encerrou 2019 na sexta posição no segmento (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
 

A competitividade no segmento de picapes médias sempre foi muito acirrada, mas as primeiras posições do ranking vêm sendo mantidas: Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger, nesta ordem. A Nissan Frontier está presente no segundo escalão, atrás ainda da VW Amarok e Mitsubishi L200, e apesar de ter bom conjunto mecânico, fica devendo em outros quesitos. Testamos a versão intermediária Attack, que tem pintura diferenciada e preço mais baixo do que o das concorrentes. Confira os prós e contras da picape da marca japonesa.


Produzida na Argentina, a Nissan Frontier não tem no estilo o seu ponto forte. O desenho é simplório, com linhas retas predominantes na parte frontal e faróis retangulares com lâmpadas halógenas. A versão Attack traz a grade preta, mesma cor da moldura dos faróis de neblina e dos apliques no capô. Abaixo do para-choque, uma barra tubular que funciona como um quebra-mato. O nome da versão aparece em destaque nas laterais, mas a picape traz ainda rack de teto e estribos laterais, ambos na cor preta.

Versão Attack vem equipada com estribos laterais, santantônio e barra de proteção no vidro traseiro(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Versão Attack vem equipada com estribos laterais, santantônio e barra de proteção no vidro traseiro (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

A traseira tem lanternas verticais e um estribo facilita o acesso à caçamba, que tem tampa bem pesada, com a câmera de ré instalada próximo à maçaneta. Para quem usa a picape para o trabalho, a caçamba conta com proteção de plástico no assoalho, além de quatro argolas para a amarração de objetos. A versão traz ainda de série santantônio e uma única barra de proteção para o vidro traseiro, que não tem janela. As rodas são de liga leve com aro de 16 polegadas, calçadas com pneus de uso misto (asfalto e terra).

POR DENTRO A Nissan Frontier é uma picape robusta, mas tem dimensões um pouco menores do que algumas das principais concorrentes. Por dentro, os bancos dianteiros não são dos mais confortáveis, sendo que o do motorista traz apenas ajustes de altura e longitudinal. O volante, que tem o aro muito fino, só conta com ajuste de altura e é revestido em couro, mas o motorista pode acessar o computador de bordo, o sistema de áudio e o celular por meio dos comandos ali instalados.

Painel não tem desenho dos mais modernos e plástico duro predomina no acabamento interno(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Painel não tem desenho dos mais modernos e plástico duro predomina no acabamento interno (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

O banco traseiro tem assento curto, não apoia bem as pernas e é baixo, proporcionando posição desconfortável e sofrível em viagens mais longas. O assoalho não tem o túnel alto na parte central, onde o espaço para as pernas é razoável. Ali, os passageiros contam com três apoios de cabeça e cintos de segurança retráteis para todos, além de saídas do ar-condicionado, mas não tem USB.


A picape não é tão alta, e com o auxílio do estribo e dos puxadores, o acesso ao interior fica bem facilitado. O acabamento interno é feito com tecido aveludado nos bancos e no apoio de braço do motorista. O restante traz plástico duro preto e alguns detalhes em cinza, imitando alumínio, nos puxadores de portas e na moldura da central multimídia. O painel traz conta-giros e velocímetro analógicos, mas entre eles tem uma tela digital com as informações do computador de bordo, da marcha engatada e do sistema de tração.

Assento traseiro é curto e baixo, causando desconforto em viagens mais longas(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Assento traseiro é curto e baixo, causando desconforto em viagens mais longas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

É na parte inferior do painel que fica instalado um botão giratório seletor do sistema de tração. Ali o motorista tem as opções 2WD (tração traseira), 4H (tração integral) e 4LO (tração 4x4 com reduzida). Em outra tecla no painel é possível acionar o auxílio de descida em rampa, que segura a picape em aclives acentuados com o piso escorregadio.

DIRIGINDO O motor que equipa a Nissan Frontier é um quatro-cilindros biturbo a diesel, que despeja consideráveis 190cv de potência e 45,9kgfm de torque. O problema é que em baixas rotações o propulsor tem reações mais lentas, demorando um pouco para acordar. Mas acima das 2.000rpm a picape fica mais esperta, emitindo um ronco bonito do motor. Nessa condição, o desempenho é bem satisfatório, com boas retomadas de velocidade. No teste misto (cidade/estrada), o computador de bordo registrou consumo médio de 9km/l.

Caçamba tem bom volume e traz revestimento de plástico, mas tem apenas quatro ganchos para amarração da carga(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Caçamba tem bom volume e traz revestimento de plástico, mas tem apenas quatro ganchos para amarração da carga (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

O câmbio automático tem sete marchas bem escalonadas e permite mudanças manuais apenas na alavanca. O modelo não conta com as aletas atrás do volante. A boa relação de marchas também favorece o bom desempenho, tornando a picape divertida de dirigir. No fora de estrada ela enfrenta estradas de terra e pisos irregulares com desenvoltura, graças ao bom torque do motor, boa altura em relação ao solo e sistema de tração eficiente, com reduzida e bloqueio do diferencial.

PULA MUITO As suspensões, com multlink e eixo rígido na traseira, não conseguem eliminar um problema recorrente na maioria das picapes: pula muito quando vazia sobre pisos irregulares. Transfere tudo para a cabine, trazendo desconforto. Mas garantem boa estabilidade, levando em consideração a altura da picape. A direção com assistência hidráulica é um pouco pesada e como o diâmetro de giro é grande, não é muito fácil fazer manobras com a Frontier em espaços pequenos. A câmera de ré ajuda um pouco, mas o sensor de estacionamento faz falta. Os freios atuaram de forma eficiente, sem sustos.

Motor biturbo a diesel desenvolve 190cv e garante bom desempenho, mas só acima das 2.000rpm(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Motor biturbo a diesel desenvolve 190cv e garante bom desempenho, mas só acima das 2.000rpm (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

O grande atrativo da Nissan frontier acaba sendo o preço, mais baixo do que o das principais concorrentes, algumas com motores mais potentes e com lista de equipamentos mais completa. Ela pode ser vista também como uma opção para quem pensa em comprar uma picape intermediária, como a Fiat Toro, que nas versões de topo têm preço acima de R$ 160 mil. O certo é que a Frontier não tem conseguido se destacar no segmento de picapes médias, e apesar de ter aumentado o volume de vendas de 2018 para 2019, continua ocupando a última posição no ranking.

CONECTIVIDADE A Nissan Frontier Attack vem equipada com a central multimidia A-IVI, que tem tela tátil de oito polegadas e fácil conectividade com smartphone por Android Auto e Apple Car Play. Traz também câmera de ré com linhas de referência para facilitar as manobras. A navegação é feita por meio de aplicativos com uso de cabo na entrada USB na frente. Dentro do pequeno compartimento no apoio de braço dianteiro tem outra entrada USB para carregamento de bateria. O sistema conta ainda com uma tomada de 12V, uma entrada auxiliar, dois alto-falantes e dois tweeters.
As rodas são de liga leve aro 16 polegadas, calçadas com pneus 255/70 All Terrain(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
As rodas são de liga leve aro 16 polegadas, calçadas com pneus 255/70 All Terrain (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

FICHA TÉCNICA

MOTOR (*)
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 2.298cm³ de cilindrada, biturbo, a diesel, que desenvolve potência máxima de 190cv a 3.750rpm e torque máximo de 45,9kgfm entre 1.500rpm e 2.500rpm

TRANSMISSÃO (*)
Tração traseira, com opção de 4x4 e reduzida, e câmbio automático de sete marchas, com função manual sequencial

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, Double Wishbone com braços duplos e barra estabilizadora; e traseira conjugando multlink e eixo rígido / 16 polegadas (liga leve) / 255/70 R16 All Terrain

DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS (*)
A discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem)

CAPACIDADES (*)
Tanque, 80 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 1.040kg

EQUIPAMENTOS:

DE SÉRIE – Trava no porta-luvas, adesivos Attack, faróis dianteiros com máscara negra, estribo lateral Dark Chrome, rack de teto na cor preta, multimidia A-IVI de oito polegadas com Android Auto e Apple Car Play, câmera de ré, abertura da tampa de combustível por acionamento interno, apoio de braço traseiro com suporte para dois copos, três apoios de cabeça traseiros, ar-condicionado com saídas para o banco traseiro, desembaçador traseiro com temporizador, direção hidráulica, limpador do para-brisa com controle intermitente variável, seleção de tração por botão rotativo, vidros elétricos com função um toque para o motorista, volante com ajuste de altura manual, dois airbags, alarme com sistema imobilizador, alças de auxílio para entrada no veículo, controle automático de descida (HDC), controles de tração e estabilidade (VDC – Vehicle Dynamic Control), sistema de auxílio de partida em rampa (HSA), painel de instrumentos multifuncional colorido de cinco polegadas, seis porta-copos, porta óculos, uma tomada de 12V, duas entradas USB, uma entrada auxiliar, volante multifuncional revestido em couro, dois alto-falantes e dois tweeters, maçaneta da caçamba cromada, para-choque traseiro preto, protetor de motor, retrovisores externos pretos, com ajuste elétrico e rebatimento manual, bloqueio de diferencial eletrônico (ABLS), freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), quatro ganchos de amarração interna da caçamba, ganchos para reboque dianteiro, brake light em LED, faróis de neblina com moldura preta, grade frontal preta e rodas de liga leve de 16 polegadas na cor grafite.

OPCIONAL
Não há.


Quanto custa?
A Nissan Frontier é vendida em quatro versões, todas equipadas com motor 2.3 litros turbodiesel e tração 4x4. A versão de entrada é a S, com câmbio manual, por R$ 140.900. A versão testada, Attack, com câmbio automático, tem preço de R$ 157.990. As demais versões são: XE AT (R$ 177.990) e LE AT (R$ 197.990).


NISSAN FRONTIER 2.3 ATTACK x CONCORRENTES

- VW AMAROK 2.0 COMFORTLINE – A picape média da Volkswagen é equipada com motor 2.0 biturbo a diesel, que desenvolve 180cv e 42,8kgfm de torque. A Amarok tem 5,25m de comprimento, 1,95m de largura, 1,83m de altura, 3,09m de distância entre-eixos e 24cm de altura em relação ao solo. O ângulo de entrada é de 30,6 graus, e o de saída, 22 graus. Com 2.036 quilos de peso, a picape tem capacidade de carga de 1.134 quilos. A velocidade máxima é de 179km/h e a aceleração até 100km/h é feita em 10,9 segundos. O consumo é de 8,2km/l na cidade e 8,4km/l na estrada. A versão tem preço sugerido de R$ 177.990.

- CHEVROLET S10 2.8 LT – O modelo da marca da gravatinha dourada tem motor 2.8 turbodiesel de 200cv e 44,9kgfm de torque. Com ele, a picapa tem velocidade máxima de 180km/h e acelera até 100km/h em 10,3 segundos. O consumo é de 9,1km/l na cidade e 11km/l na estrada. A picape tem 5,41m de comprimento, 1,87m de largura, 1,84m de altura, 3,09m de distância entre-eixos e 23cm de altura em relação ao solo. O ângulo de entrada é de 30,7 graus, e o de saída, 16,1 graus. São 2.018 quilos de peso e 1.132 quilos de capacidade de carga. O preço da versão LT é de R$ 171.690.

- FORD RANGER 3.2 XLT – Com motor 3.2 litros turbodiesel de 200cv e 47,9kgfm de torque, a picape acelera até 100km/h em 11,6 segundos e tem máxima de 180km/h. O consumo é de 8,3km/l na cidade e 9,5km/l na estrada. São 5,35m de comprimento, 1,86m de largura, 1,85m de altura, 3,22m de distância entre-eixos e 23cm de altura em relação ao solo. O ângulo de ataque é de 28 graus, e o de saída, 26 graus. A picape pesa 2.261 quilos e tem capacidade de carga de 1.009 quilos. A versão XLT da Ranger tem preço sugerido de R$ 178.790.

- TOYOTA HILUX 2.8 SR – A picape da marca japonesa tem motor 2.8 turbodiesel de 177cv e 45,9kgfm de toeque, que garante aceleração até 100km/h em 13,8 segundos, com máxima de 180km/h. O consumo é de 9km/l na cidade e 10,5km/l na estrada. As dimensões da Ford são: 5,31m de comprimento, 1,85m de largura, 1,81m de altura, 3,08m de distância entre-eixos e 28cm de altura em relação ao solo. O ângulo de ataque é de 31 graus, e o de saída, 26 graus. A picape pesa 2.090 quilos, e a capacidade de carga é de 1.025 quilos. O preço sugerido da versão é de R$ 171.990.

(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro



NOTAS (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 8
Caçamba 8
Suspensão/direção 7
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 8
Segurança 7
Estilo 7
Consumo 8
Tecnologia 7
Acabamento 7
Custo/benefício 8

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