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Estado de Minas AVALIAÇÃO

Ford Ranger Black 2.2 turbodiesel: belo visual, mas merecia mais conteúdo

Versão intermediária da picape média é ofertada com conjunto mecânico pouco comum na concorrência, tração 4x2, além de pacote de equipamentos apenas razoável


postado em 25/06/2021 16:01 / atualizado em 28/06/2021 10:03



Uma das novidades da linha 2022 da Ford Ranger, produzida na Argentina, é a nova versão Black, equipada com motor 2.2 turbodiesel, câmbio automático de seis marchas e tração 4x2. Testamos a picape média, que se mostra mais apropriada para as funções urbanas, mas que também pode ser considerada no uso fora de estrada mais leve. Tem bom espaço interno, conjunto mecânico que cumpre bem o seu papel e lista de equipamento que merecia um algo mais. Com essa configuração e preço, a Ranger Black enfrenta concorrentes no segmento com motor flex ou a intermediária Fiat Toro com motor a diesel, tração 4x4 e câmbio automático de nove marchas.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Para fazer jus ao nome, a versão Black da Ranger traz visual diferenciado, tendo a cor preta como referência. Ela é a única versão da picape média da Ford com tração 4x2. A montadora justifica a escolha do conjunto mecânico alegando que se trata de uma versão “voltada para um público que quer uma picape para ser usada nos centros urbanos”. Faz sentido se considerarmos a tração 4x2, os pneus apropriados para o asfalto e um motor turbodiesel que não é o mais potente. Mas é a mesma Ranger cabine dupla, construída sobre chassi, com mais de cinco metros de comprimento, pouco prática no trânsito urbano, que pesa mais de duas toneladas. Mas é questão de escolha.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
O visual Black é composto pela cor preta predominante na carroceria, sendo a grade dianteira com duas barras paralelas pintadas em preto brilhante e o nome Ranger em baixo-relevo na parte superior. Os faróis com máscara negra usam lâmpadas halógenas, assim como os de neblina. A picape não tem luz diurna em LED. A frente é alta, em cunha, com o capô vincado. As caixas de rodas são robustas, e retrovisores e maçanetas também são pintados em preto.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
A versão traz rodas de liga leve de 18 polegadas pintadas em preto brilhante, calçadas com pneus 165/60 R18. Os estribos laterais têm material emborrachado antiderrapante e facilitam o acesso ao interior da picape, que tem altura em relação ao solo de 23,2cm. A picape traz ainda rack no teto e um santantônio estilizado, ambos pintados em preto. A traseira tem lanternas verticais, também com lâmpadas halógenas. O para-choque traseiro tem estribo em dois níveis para facilitar o acesso à caçamba, que tem tampa não muito pesada, de fácil abertura.

(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
A caçamba tem bom volume e é toda revestida com plástico, além de trazer quatro alças para amarração da carga, uma rede para prender pequenos objetos e iluminação. Detalhe interessante é a capota rígida em plástico retrátil que cobre a caçamba, que tem abertura e fechamento elétricos, acionados por um pequeno controle remoto. Pode também ser desativada e operada manualmente. Mas vale lembrar que o vidro traseiro não tem janela e nem grade de proteção. Somente desembaçador.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
POR DENTRO Os bancos dianteiros são confortáveis, com abas laterais, apoiam bem as pernas e contam com ajustes manuais, sendo o do motorista com regulagem lombar e de altura. O banco traseiro tem bom espaço e oferece relativo conforto, já que apoia bem as pernas, mas o encosto é quase em 90 graus, bem reto, o que deixa viagens longas cansativas. No meio não é muito confortável, apesar do túnel no assoalho ser baixo. Mas o apoio de braço embutido no encosto do banco cria uma saliência que compromete o conforto. Não tem saídas de ar-condicionado e nem entradas USB na parte de trás do console. Somente uma tomada 12V, além de uma lanterna de teto central.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
ACABAMENTO Os bancos são revestidos em couro de boa qualidade, que aparece também em detalhe nos painéis das portas. Fora isso, só plástico duro no painel, portas e console central, que tem um apoio de braço com pequeno nicho, além de porta-copos/garrafa e duas entradas USB e duas tomadas de 12V, além da tecla do controle de estabilidade. O painel tem velocímetro analógico entre duas telas digitais. Uma com dados do computador de bordo, conta-giros e velocímetro digital, e outra com informações do rádio AM/FM e celular. Os comandos para ajustes elétricos dos retrovisores são mal posicionados, escondidos atrás do volante. Os demais comandos estão bem localizados. O volante tem ajuste só em altura, mas traz controles de acesso ao sistema de áudio, computador de bordo, celular, piloto automático e multimídia.

MULTIMÍDIA A central multimídia Sync 3 tem tela tátil de oito polegadas, comandos de voz e acesso por Apple CarPlay e Android Auto. Não tem GPS nativo, que é acessado por meio de aplicativo. A picape traz ainda sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré com linhas de guia, itens úteis em um veículo de dimensões avantajadas. Mas faltou o sensor de estacionamento dianteiro. Destaque para o sistema de conectividade FordPass Connect, com modem embarcado, que permite controlar pelo celular funções como travamento e destravamento das portas, partida remota com climatização da cabine, agendamento de partida, autonomia e localização do veículo. Pelo FordPassTM Connect é possível agendar serviços pelo celular, com acesso direto à agenda das concessionárias.

DIRIGINDO A Ford Ranger Black é equipada com o motor Duratorq 2.2 a diesel, associado ao câmbio automático de seis velocidades. Com bom torque em baixas rotações, o propulsor garante agilidade nas arrancadas e nas retomadas de velocidade, trazendo respostas rápidas ao comando no acelerador. Com marchas bem escalonadas, o câmbio proporciona trocas de maneira suave, sem trancos, garantindo o melhor aproveitamento da força do motor. Tem a opção de trocas manuais na alavanca, mas não traz aletas atrás do volante. Em nosso circuito misto de teste (cidade/estrada), o computador de bordo registrou consumo de 10,5km/l.

As suspensões ainda transferem as irregularidades do solo e fazem a picape pular muito sobre pisos irregulares, mas garantem boa estabilidade em curvas, com inclinação aceitável da carroceria. A direção tem assistência elétrica progressiva, mas o diâmetro de giro não é muito bom e exige paciência nas manobras em espaços apertados. O sistema de freios conta com discos na dianteira e tambores na traseira, com o auxílio da eletrônica.

CONCORRENTES A Ranger Black tem preço de R$187.990 e fica entre as versões XL 2.2 4x4 MT6 CD (R$ 182.990) e XLS 2.2 4x4 AT6 CD (R$ 214.290). O kit de acessórios com protetor de caçamba, capota rígida elétrica e rede porta-objetos foi oferecido para os 100 primeiros compradores da picape como brinde, e na época ele custava R$10 mil. Entre as picapes cabine dupla com tração 4x2, as principais concorrentes da Ranger Black são a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux, porém, ambas com motor flex nessa configuração.

A Chevrolet S10 tem a versão Advantage 4x2 2.5 Ecotec, motor flex com potência máxima de 206cv e torque máximo de 27,3kgfm, por R$ 161.550. Já a Toyota Hilux SRV 4x2 automática tem motor flex 2.7 litros de 163cv e 25kgfm de torque, e é vendida por R$ 189.390. Mas, por R$ 187.490, você também pode optar pela Fiat Toro Ultra, que é menor, mais leve e tem motor 2.0 turbodiesel de 170cv e 35,7kgfm de torque, com câmbio automático de nove velocidades, além de um generoso pacote de itens de série.



FICHA TÉCNICA
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

MOTOR (*)
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 2.198cm³ de cilindrada, turbodiesel, que desenvolve potência máxima de 160cv a 3.200rpm e torque máximo de 39,3kgfm a 1.600rpm

TRANSMISSÃO (*)
Tração traseira, 4x2, e câmbio automático de seis marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira, eixo rígido, com feixe de molas semielípticas/18 polegadas (liga leve)/265/60 R18

DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS (*)

A disco ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD

CAPACIDADES (*)
Tanque, 80 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 1.168kg

DIMENSÕES (*)

Comprimento, 5,35m; largura, 1,86m; altura, 1,81m; distância entre-eixos, 3,22m; altura em relação ao solo, 23,2cm; e capacidade de imersão, 80cm

VOLUME DA CAÇAMBA (*)
1.180 litros

ÂNGULOS (*)
De ataque, 28 graus; de saída, 26 graus; central, 25 graus

PESO (*)
2.032 quilos

PERFORMANCE (*)
Velocidade máxima de 164km/h
Aceleração até 100km/h em 15 segundos

CONSUMO (**)
Cidade, 9,6km/l
Estrada, 11,3km/l

(*) Dados do fabricante
(**) Dados do Imnetro



EQUIPAMENTOS

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

DE SÉRIE
Visual Black, sete airbags, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e tração, AdvanceTrac. assistência de frenagem de emergência, controle anti-capotamento, controle adaptativo de carga, sistema de controle de reboque, freios ABS/EBD, multimídia Sync 3 com tela tátil de oito polegadas, rádio AM/FM, duas entradas USB, três tomadas de 12V, conexão Bluetooth, espelhamento da tela do celular por Apple CarPlay e Android Auto, chamada de assistência de emergência, ar-condicionado digital dual zone, piloto automático, rodas em liga leve de 18 polegadas, bancos revestidos em couro, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro, direção elétrica, estribos laterais, santantônio personalizado, Isofix, conectividade via aplicativo FordPass, faróis de neblina, desembaçador do vidro traseiro, volante multifuncional com ajuste de altura, vidros e travas elétricos, banco do motorista com ajuste em altura, luz na caçamba, acionamento remoto do motor, destravamento do veículo por meio de aplicativo.

OPCIONAL
Pintura metálica.



Quanto custa?

A Ford Ranger Black com tração 4x2 e câmbio automático tem preço sugerido de R$ 187.990.




NOTAS (0 a 10)

Desempenho 8
Espaço interno 9
Caçamba 9
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 7
Segurança 7
Estilo 8
Consumo 8
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 7

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