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Audi/Divulgação
Audi/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em “V”, cinco válvulas por cilindro, coletor de admissão de fluxo variável, 2.976 cm3 de cilindrada, que gera 218 cv de potência máxima a 6.300 rpm e torque máximo de 30,6 kgfm a 3.200 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio automático de 7 marchas, com sistema tiptronic (trocas manuais no volante) e opção de troca esportiva
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, do tipo four-link (multibraços), com barra estabilizadora
Traseira Independente, do tipo trapezoidal-link, com barra estabilzadora
RODAS / PNEUS
Rodas em liga leve de 7 x 17 polegadas / 235/45 R 17
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
A disco nas quatro rodas, com sistema ABS (antibloqueio), EBV (controle eletrônico de pressão) e ESP (controle de estabildade)
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
70 litros
PESO
1.490 kg
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Air bag duplo frontal, laterais dianteiros e de cortina (para cabeça); regulagem elétrica lombar para os bancos dianteiros;
ar-condicionado automático digital; regulagens elétricas com memória para o banco do motorista; bancos revestidos em couro; computador de bordo e check control; detalhes de acabamento em madeira e alumínio; controle de estabilidade (ESP); retrovisores externos com aquecimento, memória e função anti-ofuscante; imobilizador eletrônico do motor; controle automático de velocidade; CD com rádio AM/FM e toca-fitas; sensor de luz e chuva; e teto solar com acionamento elétrico.
OPCIONAL
Pacote externo “S Line”.
AUDI A4 3.0 MULTITRONIC X CONCORRENTES
AUDI A4 3.0 MULTITRONIC BMW 330i MERCEDES-BENZ C320 ELEGANCE
Potência (cv) 218 258 218
Dimensões (A x B) (m) (*) 4,54 x 1,77 4,52 x 2,01 4,52 x 1,73
C x D x E) (m) (*) 1,43 x 2,65 x 1,96 1,42 x 2,76 x 1,96 1,43 x 2,71 x 1,96
Porta-malas (litros) 445 460 455
Velocidade máxima (km/h) (**) 245 250 248
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) (**) 6,9 6,3 7,7
Consumo (cidade/estrada) (km/l) (**) 7,19/14,4 7,87/15,6 9,17/12,8
(*) A comprimento, B
(**) Dados fornecidos pelos fabricantes
POSITIVO
* Desempenho
* Segurança
* Câmbio
NEGATIVO
* Pneus de perfil baixo
* Nível de ruídos
* Espaço interno
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
+ BOM
++ REGULAR
+++ RUIM
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A pintura tem bom acabamento final. O capô está com pequena descentralização e desnivelado. A tampa do porta-malas tem montagem aceitável e as portas estão desniveladas entre si. (++)
VÃO DO MOTOR
O motor preenche todo o vão, limitando o acesso à manutenção de vários componentes. Toda a parte superior do motor é encoberta por acabamento plástico, deixando um aspecto limpo. O resultado do isolamento acústico em relação ao habitáculo
é muito bom. (++)
ALTURA DO SOLO
Com carga simulada de 400kg, ocorreram leves raspadas na parte da frente e central do chassi, quando o carro passa sobre piso de terra com algumas imperfeições e paralelepípedo irregular. (++)
CLIMATIZAÇÃO
O sistema é o digital climatronic, com a opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiros. Apresentou um bom funcionamento, com baixo tempo para climatizar todo o habitáculo, apesar de não ter difusores de ar reguláveis e específicos
para os passageiros de trás. Está bem vedado contra fumaça/gases vindos de fora e o nível de ruídos de funcionamento é coerente com a velocidade selecionada. (+)
FREIOS
O conjunto está bem dimensionado e calibrado. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o freio de estacionamento atuou normalmente. É excelente a desaceleração em alta velocidade, mesmo em situação de emergência, onde o automóvel não altera a trajetória. Após uso em longa descida, não apresentou superaquecimento. O conjunto dianteiro (pinças, pastilhas e discos) apresentou-se bem barulhento quando se freia sobre piso de paralelepípedo, terra e asfalto ruim, deixando a desejar. (++)
CÂMBIO
O câmbio é multitronic mas oferece também a opção manual com acionamento pela alavanca do câmbio ou aletas, incorporadas atrás dos raios superiores do volante. O funcionamento é ótimo, preciso e sem trancos, e, numa condução bem esportiva, na reta, o giro do motor é fixado na rotação máxima e a velocidade vai aumentando gradualmente e bem rápida. (+)
MOTOR
O rendimento e funcionamento são brilhantes. A potência e o torque são ótimos para a sua cilindrada, proporcionando uma condução muito prazerosa na cidade e na estrada. É extremamente silencioso, elástico e sem vibrações. As retomadas de velocidade e aceleração são notáveis e, mesmo com o veículo carregado (com carga simulada de cinco adultos e bagagem),
a sua performance agrada muito. (+)
VEDAÇÃO
Boa conta água e poeira. (+)
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
Os ruídos no habitáculo são poucos e o efeito aerodinâmico satisfatório. (++)
SUSPENSÃO
O conforto de marcha é aceitável e incomoda um pouco quando o carro passa sobre piso irregular, levando-se em conta a proposta desse veículo. A estabilidade é boa e, no limite de aderência, tem auxílio do controle eletrônico de estabilidade, que atua com precisão. Em curvas feitas em velocidade sobre asfalto com algumas ondulações, perde um pouco a trajetória
imposta, mas tem fácil correção. (++)
DIREÇÃO
O volante tem uma boa pega e a assistência hidráulica tem cargas bem definidas para uso misto. O diâmetro de giro é bom em manobras de garagem e o efeito retorno tem velocidade razoável. É precisa, tem reações muito bem equilibradas, com boa sensibilidade. (+)
ILUMINAÇÃO
O sistema tem sensor crepuscular. Existem luzes de cortesia no porta-luvas, porta-malas, párasóis, base inferior das quatro portas e na região dos pés de todos os ocupantes. No teto, a iluminação é boa tanto na frente como na parte de trás. O grupo óptico dianteiro (bi-xénon) é muito eficiente, com regulagem automática de altura, e conta com auxílio de faróis de neblina, incorporados no pára-choque. (+)
ESTEPE/MACACO
O estepe fica dentro do porta-malas e tem roda e pneu iguais aos de uso. O macaco está dentro de caixa plástica, ao lado do estepe, assim como a chave de rodas e a porca-guia com funções auto-adaptadora e antifurto. A operação de troca é normal.
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
O sistema tem sensor de chuva. Ao esguichar água (quatro jatos), as palhetas de boa qualidade entram automaticamente em funcionamento, varrendo uma boa área. É fácil a reposição de água no reservatório dentro do vão motor. (+)
FERRAMENTAS
Possui uma chave de fenda combinada. (+)
ALARME
O sistema tem chave de ignição codificada e sensores periféricos contra abertura involuntária das partes móveis, mas não tem proteção volumétrica no habitáculo. (++)
* Avaliações realizadas para o Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas pelo engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

Fonte: Fabricante

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