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Audi/Divulgação |
FICHA TÉCNICA | |
MOTOR | |
Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em V, cinco válvulas por cilindro, coletor de admissão de fluxo variável, 2.976 cm3 de cilindrada, que gera 218 cv de potência máxima a 6.300 rpm e torque máximo de 30,6 kgfm a 3.200 rpm | |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio automático de 7 marchas, com sistema tiptronic (trocas manuais no volante) e opção de troca esportiva | |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, do tipo four-link (multibraços), com barra estabilizadora |
Traseira | Independente, do tipo trapezoidal-link, com barra estabilzadora |
RODAS / PNEUS | |
Rodas em liga leve de 7 x 17 polegadas / 235/45 R 17 | |
DIREÇÃO | |
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica | |
FREIOS | |
A disco nas quatro rodas, com sistema ABS (antibloqueio), EBV (controle eletrônico de pressão) e ESP (controle de estabildade) | |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL | |
70 litros | |
PESO | |
1.490 kg | |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE | |
Air bag duplo frontal, laterais dianteiros e de cortina (para cabeça); regulagem elétrica lombar para os bancos dianteiros; | |
ar-condicionado automático digital; regulagens elétricas com memória para o banco do motorista; bancos revestidos em couro; computador de bordo e check control; detalhes de acabamento em madeira e alumínio; controle de estabilidade (ESP); retrovisores externos com aquecimento, memória e função anti-ofuscante; imobilizador eletrônico do motor; controle automático de velocidade; CD com rádio AM/FM e toca-fitas; sensor de luz e chuva; e teto solar com acionamento elétrico. | |
OPCIONAL | |
Pacote externo S Line. | |
AUDI A4 3.0 MULTITRONIC X CONCORRENTES | |
AUDI A4 3.0 MULTITRONIC BMW 330i MERCEDES-BENZ C320 ELEGANCE | |
Potência (cv) 218 258 218 | |
Dimensões (A x B) (m) (*) 4,54 x 1,77 4,52 x 2,01 4,52 x 1,73 | |
C x D x E) (m) (*) 1,43 x 2,65 x 1,96 1,42 x 2,76 x 1,96 1,43 x 2,71 x 1,96 | |
Porta-malas (litros) 445 460 455 | |
Velocidade máxima (km/h) (**) 245 250 248 | |
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) (**) 6,9 6,3 7,7 | |
Consumo (cidade/estrada) (km/l) (**) 7,19/14,4 7,87/15,6 9,17/12,8 | |
(*) A | comprimento, B |
(**) Dados fornecidos pelos fabricantes | |
POSITIVO | |
* Desempenho | |
* Segurança | |
* Câmbio | |
NEGATIVO | |
* Pneus de perfil baixo | |
* Nível de ruídos | |
* Espaço interno | |
* AVALIAÇÃO TÉCNICA | |
+ BOM | |
++ REGULAR | |
+++ RUIM | |
ACABAMENTO DA CARROCERIA | |
A pintura tem bom acabamento final. O capô está com pequena descentralização e desnivelado. A tampa do porta-malas tem montagem aceitável e as portas estão desniveladas entre si. (++) | |
VÃO DO MOTOR | |
O motor preenche todo o vão, limitando o acesso à manutenção de vários componentes. Toda a parte superior do motor é encoberta por acabamento plástico, deixando um aspecto limpo. O resultado do isolamento acústico em relação ao habitáculo | |
é muito bom. (++) | |
ALTURA DO SOLO | |
Com carga simulada de 400kg, ocorreram leves raspadas na parte da frente e central do chassi, quando o carro passa sobre piso de terra com algumas imperfeições e paralelepípedo irregular. (++) | |
CLIMATIZAÇÃO | |
O sistema é o digital climatronic, com a opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiros. Apresentou um bom funcionamento, com baixo tempo para climatizar todo o habitáculo, apesar de não ter difusores de ar reguláveis e específicos | |
para os passageiros de trás. Está bem vedado contra fumaça/gases vindos de fora e o nível de ruídos de funcionamento é coerente com a velocidade selecionada. (+) | |
FREIOS | |
O conjunto está bem dimensionado e calibrado. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o freio de estacionamento atuou normalmente. É excelente a desaceleração em alta velocidade, mesmo em situação de emergência, onde o automóvel não altera a trajetória. Após uso em longa descida, não apresentou superaquecimento. O conjunto dianteiro (pinças, pastilhas e discos) apresentou-se bem barulhento quando se freia sobre piso de paralelepípedo, terra e asfalto ruim, deixando a desejar. (++) | |
CÂMBIO | |
O câmbio é multitronic mas oferece também a opção manual com acionamento pela alavanca do câmbio ou aletas, incorporadas atrás dos raios superiores do volante. O funcionamento é ótimo, preciso e sem trancos, e, numa condução bem esportiva, na reta, o giro do motor é fixado na rotação máxima e a velocidade vai aumentando gradualmente e bem rápida. (+) | |
MOTOR | |
O rendimento e funcionamento são brilhantes. A potência e o torque são ótimos para a sua cilindrada, proporcionando uma condução muito prazerosa na cidade e na estrada. É extremamente silencioso, elástico e sem vibrações. As retomadas de velocidade e aceleração são notáveis e, mesmo com o veículo carregado (com carga simulada de cinco adultos e bagagem), | |
a sua performance agrada muito. (+) | |
VEDAÇÃO | |
Boa conta água e poeira. (+) | |
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS | |
Os ruídos no habitáculo são poucos e o efeito aerodinâmico satisfatório. (++) | |
SUSPENSÃO | |
O conforto de marcha é aceitável e incomoda um pouco quando o carro passa sobre piso irregular, levando-se em conta a proposta desse veículo. A estabilidade é boa e, no limite de aderência, tem auxílio do controle eletrônico de estabilidade, que atua com precisão. Em curvas feitas em velocidade sobre asfalto com algumas ondulações, perde um pouco a trajetória | |
imposta, mas tem fácil correção. (++) | |
DIREÇÃO | |
O volante tem uma boa pega e a assistência hidráulica tem cargas bem definidas para uso misto. O diâmetro de giro é bom em manobras de garagem e o efeito retorno tem velocidade razoável. É precisa, tem reações muito bem equilibradas, com boa sensibilidade. (+) | |
ILUMINAÇÃO | |
O sistema tem sensor crepuscular. Existem luzes de cortesia no porta-luvas, porta-malas, párasóis, base inferior das quatro portas e na região dos pés de todos os ocupantes. No teto, a iluminação é boa tanto na frente como na parte de trás. O grupo óptico dianteiro (bi-xénon) é muito eficiente, com regulagem automática de altura, e conta com auxílio de faróis de neblina, incorporados no pára-choque. (+) | |
ESTEPE/MACACO | |
O estepe fica dentro do porta-malas e tem roda e pneu iguais aos de uso. O macaco está dentro de caixa plástica, ao lado do estepe, assim como a chave de rodas e a porca-guia com funções auto-adaptadora e antifurto. A operação de troca é normal. | |
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA | |
O sistema tem sensor de chuva. Ao esguichar água (quatro jatos), as palhetas de boa qualidade entram automaticamente em funcionamento, varrendo uma boa área. É fácil a reposição de água no reservatório dentro do vão motor. (+) | |
FERRAMENTAS | |
Possui uma chave de fenda combinada. (+) | |
ALARME | |
O sistema tem chave de ignição codificada e sensores periféricos contra abertura involuntária das partes móveis, mas não tem proteção volumétrica no habitáculo. (++) | |
* Avaliações realizadas para o Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas pelo engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan. |
Fonte: Fabricante